A L200 Triton Savana chega à sua quinta geração com robustez e capacidade para transpor com tranquilidade qualquer tipo de terreno. A Mitsubishi no Brasil afirma que a picape é o veículo mais robusto já produzido por aqui.
Com visual completamente renovado com ainda mais robustez, aliado ao conforto e tecnologia focados no uso fora de estrada, a L200 Triton Savana 2024 chega às concessionárias da marca em todo o Brasil com preço de R$309.990.
Apelo visual
O visual arrojado e a aptidão para o uso em off-road severo são uma das principais características do modelo. Por fora, a picape é equipada com snorkel em tom grafite que garante ao modelo uma capacidade de transposição em trechos alagados de até 700 milímetros, 16,7% mais em relação à L200 tradicional.
Um bagageiro com acabamento anti-riscos e identificação Savana possui capacidade de carga de até 50kg. Ele carrega uma prancha de desencalhe, perfeita para situações de off-road extremo.
A parte dianteira foi redesenhada em relação à geração anterior. A começar pela grade frontal, que combina as cores preto brilhante e grafite. O para-choques de impulsão em forma de bumerangue que acompanham os faróis auxiliares levam o tom grafite, que contrasta com o preto brilhante presente no skid plate.
O novo conjunto óptico conta com faróis em LED mais afilados. A marca promete luzes mais eficientes para visibilidade e segurança ao motorista. A versão é equipada com faróis de neblina.
A lateral traz maçanetas pintadas em uma das quatro opções de cores de carroceria oferecidas nesta quinta geração: Amarelo Rally, Verde Forest, Bege Jizan e Branco Fuji. A parte inferior traz um adesivo exclusivo 4×4 que reforça o apelo off road da picape.
As rodas em aço de aro 17 auxiliam na pegada off road proposta pelo modelo. Elas são envoltas por pneus GoodYear Duratrack 265/70R17, projetado para enfrentar situações severas fora de estrada. Isso porque eles são compostos por dentes de serra nos sulcos, que oferecem maior tração na lama, na neve e, ao mesmo tempo, uma condução suave e sem ruídos no asfalto.
Por dentro
O interior da L200 Triton Savana 2024 tem revestimento dos bancos em couro e acabamento do painel na cor preta. O sistema multimídia JBL recebeu tela de abertura exclusiva para versão, além de moldura em preto brilhante. O emblema Savana está presente do lado direito do painel, bem à frente do banco do passageiro.
A cor preta predomina em quase todos os acabamentos, desde as saídas de ar até o console central. Já a moldura da alavanca de transmissão. Os apoios de braço receberam acabamento em black piano. O modelo foi equipado com uma série de sistemas que não só deixam a picape capaz de rodar em qualquer tipo de terreno com conforto e segurança aos seus ocupantes.
O sistema de entretenimento traz tela sensível ao toque de 7 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto. O painel de instrumentos conta com um visual mais moderno e traz agora display colorido que exibe informações do computador de bordo.
A picape foi equipada com um exclusivo inclinômetro digital colocado no painel, que traz informações importantes sobre os ângulos de inclinação laterais, em aclive e declive, essenciais em uma situação fora de estrada, além de altímetro, temperatura ambiente e ângulo de esterçamento das rodas dianteiras.
A versão também traz sensor crepuscular, um sistema de garante o acendimento automático dos faróis, além de sensor de chuva, sensores de estacionamento e câmera de ré.
O sistema de ar condicionado tem saídas de ar colocadas no teto, que permitem a refrigeração de toda a cabine de forma mais rápida. Os passageiros do banco traseiro podem ajustar a intensidade da ventilação em até quatro níveis, através de um comando localizado no teto.
Mecânica valente
A L200 Triton Savana 2024 traz como novidade um novo sistema de transmissão automática de seis velocidades com opções para trocas sequenciais no volante.
O motor que equipa a série é o 2.4 Turbodiesel de quatro cilindros com estrutura leve em alumínio, o que ajuda a otimizar o consumo de combustível. Ele traz a tecnologia de válvulas variáveis MIVEC e turbina de geometria variável, que o torna capaz de desenvolver 190cv de potência e torque de 43,9 kgfm.
O 4×4 tem off-road mode, recurso que deixa a picape ainda mais preparada para encarar os mais variados terrenos. São quatro opções que garantem um excelente desempenho em diversos tipos de piso: Cascalho, Lama/Neve, Areia e Pedra.
Cada modo tem uma configuração específica e todos são capazes de otimizar a tração para cada tipo de piso, alterando automaticamente a entrega de potência do motor e ajustando transmissão e os controles de estabilidade e de tração.
Outra novidade é o Controle de Descida em Rampas (HDC). Por meio dele, o veículo é capaz de descer as mais íngremes ladeiras, mesmo com baixa aderência, sem que o motorista precise pisar no freio ou no acelerador, apenas controlando a velocidade entre 2 e 20 km/h pelos botões no volante.
O sistema Super Select 4WD-II (SS4-II) oferece ao motorista quatro modos distintos de operação incluindo a reduzida, ideais para o tráfego em diferentes tipos de terreno. Por meio do seletor no console central, ele pode facilmente escolher o melhor ajuste, dependendo do local e das características do piso:
2H – Usado para estradas e vias públicas, privilegia a economia de combustível com desempenho suave.
4H – Ideal para estradas e pisos irregulares, inclusive asfalto, serras e em condição de chuva. O sistema distribui automaticamente a tração entre os eixos dianteiro e traseiro, por meio do diferencial central.
4HLc – Ideal para terreno acidentado com superfícies de baixa aderência.
4LLc – Ideal para subidas ou descidas íngremes, rochas, areia e lama.
Para situações em que uma ou mais rodas estão destracionadas, a picape conta com o Sistema Ativo de Controle de Tração (ATC), que monitora a rotação das rodas e atua desacelerando a roda que tem menos aderência, enviando a tração para a roda melhor apoiada ao solo. Adicionalmente controla o torque do motor para evitar escorregamentos.
O sistema de tração também conta com o bloqueio do diferencial traseiro, que permite que as duas rodas do eixo de trás recebam tração de forma idêntica, o que é muito útil em uma situação de atolamento ou mesmo quando uma das rodas não está em contato com o solo em condições off-road.
Os freios tem discos 9% maior em relação à geração anterior, que permite frenagens mais precisas e em menor distância, além de maior sensibilidade no pedal.
Informações e fotos: assessoria HPE Automotores