Ao som de “Como Nossos Pais”, a ID.Buzz vem pela estrada quando uma Kombi antiga surge ao lado. A cantora Maria Rita ao volante da “Kombi elétrica”, de última geração, se vê ao lado da mãe, Elis Regina, ao volante da “outra” Kombi. A nova campanha da Volkswagen impressionou e está emocionando muita gente. A ação faz parte das celebrações de 70 anos de história no País e destaca a evolução da marca e de seu portfólio de produtos. Afinal, “o novo sempre vem”.
Com ajuda de inteligência artificial, a Volkswagen proporcionou um reencontro inédito, interrompido há mais de quatro décadas, entre Elis Regina, uma das maiores cantoras da história da música brasileira, e sua filha Maria Rita, herdeira desse talento, e ícone da MPB atual. Elas protagonizam, pela primeira vez, um dueto emocionante por meio da tecnologia.
Assista ao filme no canal da Volkswagen do Brasil no YouTube: https://youtu.be/aMl54-kqphE
A campanha de 70 anos da Volkswagen do Brasil também faz uma conexão com o anúncio realizado pela marca de que o ícone ressurgirá: a Kombi está de volta! Ela retorna em sua versão eletrificada, o ID.Buzz. E isso dez anos após o fim da produção do modelo que conquistou o coração dos brasileiros. Sua versão 100% elétrica chegará ao Brasil em lote limitado especial com 70 unidades em homenagem aos 70 anos da marca.
Numa analogia à própria música, trazendo em seus versos que “o novo sempre vem” e revelando a transição geracional, a campanha também evidencia – sem deixar de celebrar o passado – o fortalecimento da Volkswagen do Brasil na estratégia global de eletrificação da marca.
Para ilustrar esse momento, a gravação do reencontro combina a transmissão de uma série de memórias dos clássicos e também populares automóveis brasileiros da Volkswagen, como, além da Kombi, o Gol, o Fusca, a Brasília e o SP2, que agora dão lugar ao novo portfólio da marca, incluindo os modelos 100% elétricos ID.Buzz e ID.4, além dos SUVs com nota máxima em segurança: T-Cross, Nivus e Taos, as picapes, o Virtus, que é o mais novo sedã do mercado, e o Polo.

Para quem tem saudade da VW antiga, o comercial também remete às propagandas da marca na TV, com cenas dos carros sendo usados por pessoas e em momentos especiais. O vídeo de lançamento da linha VW 1990, por exemplo, seguia essa mesma linha. Mostrava Santana, Gol, Parati e Saveiro em situações cotidianas com manobristas, um casal no trânsito, um produtor rural e até manobras arriscadas. A campanha de Elis com Maria Rita traz de volta esse mesmo conceito das propagantas de TV dos anos 80 e 90, que inclusive era usado por outras marcas.
“A junção de ferramentas com a ajuda de uma tecnologia de redes neurais artificiais possibilitou criar uma mistura perfeita entre o rosto real da dublê e a imagem recriada de Elis; a ação usa a voz original da cantora. Esse é um presente que a Volkswagen oferece em sua celebração de 70 anos: um dos maiores encontros intergeracionais da música e dos automóveis”, afirma Livia Kinoshita, gerente executiva de Marketing Comunicação da Volkswagen do Brasil.
Intérprete de clássicos como Águas de Março e O Bêbado e a Equilibrista, Elis Regina faleceu há 41 anos, quando Maria Rita tinha apenas quatro anos. Dessa forma, essa é a primeira vez que elas protagonizam juntas uma canção.
Encontro criado por Inteligência Artificial
Criado pela AlmapBBDO e produzido pela Boiler Filmes, com direção de cena de Dulcidio Caldeira, o filme contou com tecnologia de inteligência artificial treinada especificamente para reconhecimento facial de Elis Regina, diferentemente do que são feitos em projetos de IA que utilizam tecnologia pré-treinadas a partir de dados genéricos. Agência e produtora se uniram a uma empresa de pós-produção americana especializada e com repertório de projetos realizados para a indústria cinematográfica de Hollywood. Durante dias, a IA recebeu extensivos treinamentos com diferentes tecnologias, combinando a atuação da dublê com os movimentos e imagens de Elis, chegando ao inédito e surpreendente resultado do rosto da cantora.
Além de estreia na TV aberta, a estratégia de comunicação conta com materiais Out of Home, mídias digitais e ativações no The Town, festival de música que conta com o patrocínio da Volkswagen do Brasil e será realizado em setembro de 2023, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), e que contará com Maria Rita entre as atrações.