Agora a gama da nova Ranger está completa. A picape chegou ao mercado em junho, nas versões topo XLT e Limited. A Ford Pro, divisão de veículos comerciais da marca, completa o lançamento com as versões XL e XLS.
As novas versões da Ranger têm cabine dupla e o novo motor 2.0 Turbodiesel, com potência de 170 cv e torque de 41,30 kgfm. Na Ranger XL, voltada para o trabalho e frotistas, esse propulsor vem acompanhado de transmissão manual e tração 4×4. Nas versões intermediárias XLS, de uso misto, ele é acoplado a uma nova transmissão automática e conta com a opção de tração 4×2 ou 4×4. A versão XLS ainda pode receber a motorização mais potente da linha, o novo 3.0 V6.

Conteúdo e preço
Sabe aquela empada que você pensava ser de frango e, ao morder, era de camarão? É assim a versão XL, com para-choques pretos e rodas de aço. Parece “básica” mas a cara despojada esconde um pacotão de equipamentos. Há sete airbags, multimídia SYNC 4 com tela de 10” e conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, painel de instrumentos digital configurável de 8”, faróis com acendimento automático e ajuste elétrico de altura, piloto automático, limitador de velocidade, degrau de acesso à caçamba e ajuste de profundidade e altura do volante.
A versão parte de R$ 239.990 e traz também sistema de conectividade FordPass Connect, ar-condicionado, vidros elétricos, luz de direção diurna, retrovisores com ajuste elétrico e piscas integrados, tampa da caçamba com assistência de abertura e fechamento, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa, controle automático de descidas e preparação elétrica para reboque. Externamente, se diferencia pelos para-choques na cor preta e tem rodas de aço de 16”, calçadas com pneus 255/70 R16 All Terrain de baixa resistência à rolagem.
A opção seguinte é a XLS 4×2, pensada para uso urbano do cliente que não precisa da tração 4×4. Ela vem com para-choques na cor da carroceria, faróis full-LED, faróis de neblina halógenos, rodas de liga leve de 17” com pneus 255/70 R17 All Season, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro. Na cabine, traz também ar-condicionado para a segunda fileira de bancos, carregador por indução e partida remota com acionamento do ar-condicionado, por R$ 234.990.
A XLS 4×4 oferece os mesmos itens, mais a tração nas quatro rodas e pneus 255/70 R17 All Terrain, com preço de R$ 259.990. Já a Nova Ranger XLS 4WD vem equipada com o motor 3.0 V6 de 250 cv e torque de 61,18 kgfm, transmissão automática de 10 velocidades e tração 4WD, que inclui o exclusivo modo automático de tração nas quatro rodas sob demanda, custando R$ 279.990.
Motores
O 2.0 Turbodiesel da XL e XLS gera potência de 170 cv em 3.500 rpm e torque de 41,30 kgfm na faixa entre 1.750 e 2.500 rpm. Com força em baixa rotação, é possível arrancadas mortes e está desenvolvido para aplicações severas.
São quatro cilindros, pistões de alumínio, turbo de geometria variável e uma tecnologia de redução de atrito que proporciona mais economia e menor nível de ruído. Já é validado para Diesel B20, tem baixas emissões e faz 10 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada.

A Nova Ranger XL vem com uma transmissão manual de seis velocidades, a MT88. As versões XLS 4×2 e 4×4 vêm com uma nova transmissão automática de seis velocidades, modelo 6R80. Essa transmissão incorpora um módulo de controle que aumenta a precisão na troca de marchas. Todas as XLS trazem também quatro modos de condução (Normal, Eco, Rebocar/Transportar e Escorregadio).
A Ranger XLS 4WD é equipada com o motor 3.0 V6 da Ford, com 250 cv em 3.250 rpm e torque de 61,18 kgfm, que surge na faixa de 1.750 a 2.500 rpm. A engenharia desenvolvida no Brasil validou para o diesel B20 e tem consumo de 8,9 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada.
Esse motor vem acoplado à transmissão automática de dez velocidades, com conversor de torque e inovações que geraram mais de 20 patentes para a Ford. Ela usa um fluido de ultrabaixa viscosidade e algoritmos de troca adaptativa em tempo real para proporcionar um funcionamento suave e eficiente, incluindo o recurso de pular marchas (“skip-shift” e “direct downshift”).
A lista de itens da Nova Ranger XLS 4WD inclui, ainda, câmbio eletrônico E-Shifter, sistema start-stop, freio a disco nas quatro rodas e freio de estacionamento eletrônico.
Capacidade e robustez
A Ranger de nova geração tem a maior bitola e distância entre-eixos da categoria (3.270 mm) e é construída sobre um chassi 30% mais resistente a torções, com longarinas e travessas redesenhadas, feitas de aço especial. A caçamba, de 1.250 litros, é equipada com régua, seis pontos de amarração de carga, tomada 12V, trava com chave e tampa com assistência de abertura e fechamento.
O novo conjunto de suspensão dianteira e traseira da picape contribui para oferecer a melhor dinâmica com estabilidade tanto na estrada como no fora de estrada. Além de ter um curso 15mm maior que a geração anterior, ela é a única com amortecedores externos à longarina em todas as séries.

Os seus recursos off-road incluem capacidade de imersão de 800 mm, ângulo de ataque de 30°, ângulo de saída de 26°, ângulo de transposição de rampa de 22°, protetores inferiores de aço e ganchos de reboque dianteiros e traseiros. As versões com tração 4×4 possuem diferencial traseiro blocante.
Outro fator de economia é o sistema inteligente de monitoramento da vida útil do óleo, que permite estender o seu uso até 16.000 km. Em vez de seguir períodos de quilometragem fixa, a troca é determinada pelas condições reais de uso do veículo, calculada por algoritmos e parâmetros como regime de uso, temperatura e rotação do motor. O sistema avisa o cliente próximo do momento da troca, pelo painel e pelo aplicativo FordPass.
Toda a linha é equipada com a central multimídia SYNC 4, com tela touch HD de 10”, conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, Assistência de Emergência, sistema AppLink para aplicativos, Bluetooth e comandos de áudio no volante. A versão XL tem quatro alto-falantes e duas entradas USB, e as demais vêm com seis alto-falantes e quatro entradas USB.
A conectividade também é de série, incluindo as funções de alertas de funcionamento do veículo e de acionamento do alarme, localização do veículo, travamento, destravamento e acesso remoto a informações do nível de combustível, odômetro e vida útil do óleo.
Informações e imagens: assessoria Ford