Rampage roda mais de mil km em 24h

A Nova Rampage entrou na pista do Circuito Panamericano, em São Paulo, e rodou sem parar por 24 horas. O teste equivale a seis meses de uso em apenas um dia. O teste teve a chancela da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), e contou com dezenas de pessoas envolvidas na execução e centenas de convidados, entre jornalistas, pilotos e amantes da marca Ram.

A versão escolhida para o feito foi a R/T, a picape mais rápida produzida no Brasil, com 272 cv de potênciam aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos e velocidade máxima de 220 km/h. A principal pista do complexo da Pirelli contou com a presença de quatro unidades da Rampage R/T, sendo que uma das unidades percorreu mais de 1.850 km.

Pista vista do alto

Somadas as distâncias das quatro Rampage que rodaram no Circuito Panamericano neste intervalo de 24 horas – um total de mais de 5 mil km – já seria o suficiente para traçar um paralelo de uso normal de um cliente de aproximadamente seis meses. Nenhuma das unidades sofreu preparação, permanecendo original, idênticas às vendidas nas concessionárias. Até a calibragem dos pneus se manteve dentro dos padrões originais.

A Rampage R/T que mais rodou completou, em 24 horas, 546 voltas neste traçado extremamente técnico, mas que demandava uma velocidade de competição, exigindo muito da parte mecânica, sobretudo pneus e freios. Assim, a melhor volta de todas contou com uma média de velocidade de 95 km/h. Este valor nas demais unidades não necessariamente se repetiu, já que não existiu um procedimento ou limitação de velocidade. Cada motorista dirigiu no seu próprio ritmo, levando em consideração apenas a segurança. Uns eram mais rápidos, exigindo mais do veículo, e outros mais conservadores, poupando combustível, pneus e freios.

Em linhas gerais, os condutores se revezaram ao comando das quatro unidades, alguns dirigindo por 20 minutos, outros por até duas horas. Ao todo, foram trocados dois pares de pneus dianteiros e um par traseiro, além de ter sido usado um jogo de pastilha de freios após cerca de 12 horas de prova. “Essas trocas não tiveram ligação direta com o consumo dos componentes, mas sim à segurança, ou seja, após a análise dos nossos fiscais e técnicos, mesmo que os pneus ou pastilhas de freio ainda estivessem em condições reais de uso, eram preventivamente trocados para garantir segurança aos pilotos”, revelou Ricardo Dilser, Gerente de Imprensa Produto da Stellantis.

Já pela manhã do segundo dia do desafio, um número quase mágico ligado às provas de longa duração – as 1.000 milhas (equivalente a 1.600 km) – foi alcançado por uma das Rampage na volta 474, gerando enorme emoção a todos os integrantes do time. E, exatamente às 15h33 do dia 25 de novembro de 2023, a Nova Rampage conquistou o recorde de maior tempo de rodagem em pista em 24 horas seguidas.

 

Informações e imagens: assessoria Stellantis