A Toyota lançou a versão XRX do Corolla Cross, agora equipada com o motor 2.0 Flex. Antes, o XRX só era oferecido na configuração híbrida, com motor 1.8. Essa opção chega para complementar a linha, que agora conta com seis versões.
“Através de uma escuta ativa junto à nossa rede de concessionárias, identificamos que muitos clientes buscavam o nível de equipamentos anteriormente disponível apenas na versão XRX Hybrid”, afirma José Ricardo, diretor comercial da Toyota do Brasil. Ou seja, os clientes queriam o pacote do XRX mas com o motor 2.0 a combustão que era oferecido até a versão intermediária XRE.
Veja o review do Corolla Cross XRE no canal Veículos & Velocidade
Equipamentos
Desde a versão de entrada XR, o modelo possui ar-condicionado digital automático com saída traseira, banco do motorista com regulagem para seis ajustes – altura, distância e inclinação, bem como banco do passageiro dianteiro com regulagem manual para quatro ajustes (distância e inclinação) e direção elétrica.

Já a nova versão XRX 2.0 Flex do Corolla Cross chega ao mercado com os mesmos itens já conhecidos da versão topo híbrida flex. Entre eles, bancos de couro com ajuste elétrico de altura para o motorista, cluster com tela TFT de 7 polegadas, central multimídia de 9 polegadas com espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay, volante com regulagem de altura e profundidade, direção elétrica, ar-condicionado de duas zonas e teto-solar. O crossover apresenta rodas de 18” com acabamento na cor preta e diamantada, faróis de LED e retrovisores externos rebatíveis.
Veja o vídeo da versão Híbrida no canal Veículos & Velocidade
Motor 2.0 na versão topo de linha
O destaque da nova versão XRX é o motor flex 2.0 Dynamic Force de quatro cilindros em linha e 16 válvulas com comando variável, que mantém a eficiência sem aumentar o consumo de combustível. Também vem equipado com um sistema de injeção direta e indireta de combustível que adapta a injeção às condições de direção, oferecendo mais potência e menor consumo de combustível. A marca afirma que é o mais potente já equipado em um Corolla, com 177 cv de potência a 6.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 169 cv, a 6.600 giros, com gasolina. O torque máximo abastecido com etanol ou gasolina é 21,4 kgf.m a 4.400 rpm.
A transmissão é a Direct Shift que simula dez marchas. Ela combina a suavidade de um câmbio CVT com uma sensação de aceleração direta, graças a uma engrenagem mecânica que atua na arrancada do veículo. Ou seja, o carro tem uma espécie de “primeira marcha” real. Depois ele entra na simulação.
Segurança e assistências
Desde a versão de entrada XR, o modelo já vem com sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista), câmera de ré com projeção na central multimídia, controle de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampa, sensores de estacionamento traseiro, faróis com acendimento automático, faróis de neblina em led, luz de frenagem emergencial automática, alarme volumétrico e sistema para fixação de cadeirinhas no banco traseiro.
As versões GR-S, XRV e XRX ainda contam com limpador do para-brisa com sensor de chuva, alerta de ponto cego e alerta de tráfego traseiro. As versões também têm o pacote Toyota Safety Sense, com sistema de pré-colisão frontal, que detecta veículos, pedestres e ciclistas, sistema de permanência de faixa, farol alto automático e controle de cruzeiro adaptativo.
As cores disponíveis são Branco Polar (sólido), Branco Lunar Perolizado, além das cores metálicas: Preto Infinito, Prata Lua Nova, Cinza Granito, Vermelho Granada e Azul Netuno.
Tabela de Preços
Corolla Cross XR R$ 162.590,00
Corolla Cross XRE R$ 177.390,00
Corolla Cross XRX R$ 190.290,00
Corolla Cross GR-Sport R$ 196.290,00
(+R$1.900 dualtone)
Corolla Cross XRV Hybrid R$ 202.690,00
Corolla Cross XRX Hybrid R$ 210.990,00
Informações e imagens: assessoria Toyota