Legacy: a série especial da Audi RS6 Avant

A comemoração de aniversário de 30 Anos da Audi Brasil trouxe um presente especial para os puristas: o lançamento no país da nova Audi RS 6 Avant Legacy. A versão é exclusiva, criada especialmente para o mercado brasileiro. A station mais esportiva do mundo ganhou novo visual, mais equipamentos e ajustes dinâmicos que reduziram o seu peso total e deixaram o seu desempenho ainda mais esportivo.

O logotipo “Audi 30 years” gravado no vidro traseiro identifica a série especial limitada a apenas 15 unidades, as quais serão entregues ao mercado brasileiro ao longo deste ano de 2024. O modelo está disponível na rede de concessionárias da fabricante no país, com garantia ampliada de três anos e preço sugerido de R$ 1.364.990,00.

“O Audi RS 6 Avant Legacy é fruto de uma parceria com o time de Audi Sport em celebração aos 30 anos da Audi no Brasil. Nesse sentido, conseguimos o que parecia impossível: tornar ainda mais exclusivo um dos modelos mais icônicos e lendários de nossa história”, destaca Renato Celiberti, Head de Vendas da Audi do Brasil.

Como é a nova versão

A nova RS 6 Avant Legacy é baseada no modelo RS 6 Avant Performance, que também desembarca neste ano no Brasil. Ambas as versões compartilham as mesmas características mecânicas e números de desempenho.

Os diferenciais da versão Legacy em relação à Performance estão no acabamento, que entrega customização exclusiva. Externamente, há pacote exterior em carbono fosco (item exclusivo da RS6 Legacy), rodas de 22 polegadas na cor bronze, forjadas, com pinças de freio pretas e pneus Continental Sport Contact 7. O modelo recebe também a pintura Audi Exclusive Azul Ascari fosca (cor exclusiva da RS6 Legacy no Brasil). Além disso, há uma gravação personalizada com numeração individual da 1ª a 15ª unidade localizada no vidro traseiro.

O interior Audi Exclusive oferece bancos e laterais das portas nas cores preto e cinza, costuras contrastantes no volante e da parte superior do painel na cor bronze. O modelo traz ainda cinto de segurança cinza, logo RS bordado em bronze e tapetes personalizados RS com costuras contrastantes em bronze. Além disso, há customização do vidro traseiro tem o logotipo “Audi 30 years” gravado a laser no vidro traseiro que identifica a série especial.

Desempenho sem precedentes

O consagrado propulsor 4.0 litros TFSI V8 biturbo foi lapidado para oferecer um desempenho ainda mais instigante. Para isso, recebeu turbo-compressores maiores, aumento da pressão máxima – que subiu para 2,6 bar, contra 2,4 bar do anterior – e um ajuste fino de software de controle do motor e transmissão para respostas ainda mais rápidas do conjunto mecânico.

A potência subiu de 600 para 630 cv, entre 6.000 a 6.250 rpm, e o torque de 800 para 850 Nm, de 2.050 a 4.500 rpm. Essa força flui por meio da transmissão tiptronic de oito velocidades para o sistema de tração integral permanente quattro, que permite ao motorista superar com tranquilidade terrenos acidentados e escolher entre quatro modos de condução pelo Audi drive select – Comfort, Auto, Dynamic e Individual.

Esse conjunto permite ao superesportivo acelerar de 0 a 100 km/h em somente 3,4 segundos – 0,2s mais rápido do que o modelo anterior. Já o 0 a 200 km/h é feito em 11,7 segundos. A velocidade máxima é de 280 km/h. Além disso, há um novo sistema de exaustão para intensificar a experiência sonora.

Configurado como uma engrenagem planetária, o diferencial central distribui a força motriz na proporção de 40:60 aos eixos dianteiro e traseiro. Se necessário, automaticamente mais torque é direcionado ao eixo com melhor tração. Até 70% pode fluir para as rodas dianteiras e até 85% para as rodas traseiras.

Por fim, a tecnologia de assistência elétrica, composta por uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia (BAS) em um sistema elétrico primário de 48 volts, combina desempenho, eficiência e redução no nível de emissão de poluentes. Por meio dele, o modelo pode se deslocar em velocidades entre 55 e 160 km/h com o motor desligado e, em seguida, o BAS reinicia o propulsor rápida e confortavelmente. Durante a desaceleração, o BAS pode recuperar até 12 kW de energia. O sistema start-stop começa a funcionar em 22 km/h.

O modelo oferece ainda a tecnologia do eixo traseiro dinâmico, que possibilita girar as rodas traseiras em até cinco graus. Em baixa velocidade, elas viram na direção oposta às rodas dianteiras, reduzindo o diâmetro de giro. Em alta velocidade, elas viram na mesma direção do eixo dianteiro, reforçando a estabilidade durante as mudanças de faixa.

Design clássico: é uma SW

A carroceria Avant, como a Audi chama as station wagons, é hoje algo exclusivo, principalmente no Brasil. São linhas agressivas e vincos proeminentes na vocação esportiva do modelo. Na dianteira estão as tomadas de ar e os faróis Full LED Matrix de série, com luz de direção dinâmica e Audi Laser Light, separam a grade singleframe hexagonal em estrutura de colmeia.

Saias laterais reforçam a silhueta. Na traseira, lanternas em LED que invadem a tampa do porta-malas e as duas saídas de escapamento ovais completam de forma harmoniosa o visual. No total, houve uma redução de oito quilos no peso do veículo, considerando as novas rodas, além de um notável aprimoramento do isolamento acústico.

Em frente ao motorista surge o Audi Virtual Cockpit com layout RS e novas barras coloridas ambientam o interior. O painel exibe inúmeros dados sobre o veículo, desde a temperatura e pressão dos pneus, torque, potência e temperatura do óleo do motor, até os tempos de voltas, medições de aceleração e forças “G”. No modo manual, uma luz indicativa sinaliza ao condutor o momento ideal para troca de marcha. O head-up display possibilita ao condutor visualizar as principais informações sem desviar os olhos do caminho.

Por fim, um carro familiar

O desempenho esportivo coexiste com a aptidão familiar do veículo, que se revela no excelente espaço para o ocupante e ao generoso porta-malas – são 565 litros de capacidade, tamanho suficiente para as malas durante as viagens. Em relação às dimensões, o modelo tem 4.995 mm de comprimento, 2.110 mm de largura, 1.487 mm de altura e 2.930 mm de distância entre-eixos. A capacidade do tanque de combustível é de 73 litros.

 

Informações e imagens: assessoria Audi