Renault Kardian chega com motor e plataforma nova

O crossover Kardian foi lançado oficialmente pela Renault no Brasil. O modelo estreia plataforma, câmbio e motor totalmente novos assim como a nova identidade de marca, com o logo “Nouvel R”.

Por fora, a grade frontal exibe desenhos em formato de diamante com efeito 3D. Os faróis têm dois módulos de cada lado. Na parte superior, uma faixa estreita com luzes de rodagem diurna e os piscas em LED. Na parte inferior, o bloco principal, também em led. Há faróis de neblina na parte inferior do para-choque apenas na versão topo.

A traseira exibe a assinatura luminosa que caracteriza os modelos da Renault, com as lanternas em formato de C. A lateral tem linhas que lembram o novo Dacia Sandero com os elementos característicos dos crossovers como barras de teto, capô horizontal esculpido e para-choque reforçados pelos protetores.

Com um comprimento de 4,12 m (1,75 m de largura e 1,54 m de altura), o Kardian está posicionado no segmento B. Estas dimensões fazem dele o modelo ideal para um uso na cidade. São 2,6 m de entre eixos e 358 litros (VDA) no porta-malas. As versões techno e première edition tem rodas aro 17. As barras de teto são montadas no sentido longitudinal e podem ser transformadas em barras transversais para suportar até 80 quilos de carga.

 

 

No interior

O console tem capacidade de oito litros para a armazenagem de objetos, integrando um apoio de braço e quatro entradas USB (duas na frente e duas para os passageiros traseiros) disponíveis já na versão techno. Ele também oferece um espaço especialmente dedicado ao smartphone, com um sistema de recarga por indução sem fio com resfriamento, solução que a Fiat trouxe no Brasil.

A alavanca de marchas é do tipo e-shifter, sem acionamento mecânico. A manopla de comando tem formato de joystick. O freio de estacionamento eletrônico vem a partir da versão techno.

A interface do painel de instrumentos digital de sete polegadas permite escolher entre três modos de visualização: um traz as informações dos sistemas de assistência ao condutor (ADAS), outro destaca o conta-giros e um terceiro prioriza a velocidade com design minimalista.

A central multimídia de oito polegadas é flutuante com conexão Android Auto e Apple CarPlay com e sem fio. Essa tela também oferece acesso às regulagens do sistema Multi-Sense, os modos de condução do carro. Assim, o comportamento e o ambiente a bordo do veículo mudam de acordo com a vontade do condutor: Eco, Sport e My Sense (personalizável) oferecido na versão première edition.

Nas versões techno e première edition o Kardian traz sistema de áudio com seis alto falantes (dois boomers e dois tweeters na dianteira e dois coaxiais na parte traseira) desenvolvido para a cabine do modelo.

A nova plataforma modular

O Kardian inaugura a Renault Group Modular Platform (RGMP), uma plataforma modular, flexível e global para os segmentos B, C e LCV, que permite a aplicação de múltiplas motorizações, incluindo sistemas híbridos. Essa base inédita permite o desenvolvimento e produção de veículos com comprimentos entre quatro e cinco metros, com modularidade nas dimensões de entre-eixos (quatro medidas entre 2,6 e três metros).

A RGMP também traz uma arquitetura eletro-eletrônica que permite tanto a adoção de sistemas de propulsão convencionais (monocombustível e flex) ou híbridos E-Tech (híbrido leve, 100% híbrido e do tipo plug-in), com torque entre 200 e 370 Nm. Essa arquitetura também habilita a aplicação de tecnologias como sistema de assistência ao condutor (ADAS), componentes e estrutura de segurança passiva, além de eficiência na gestão energética.

 

Informações e imagens: assessoria Renault