Na sexta geração, o Honda CR-V chega renovado e híbrido. Os dois motores elétricos são dispostos em paralelo. Um para tração e outro para geração de energia. O propulsor 2.0 a combustão tem quatro cilindros, ciclo Atkinson com injeção direta de gasolina.
A tração integral permite segurança e adaptabilidade aos tipos de terreno e condições de aderência. Por dentro, materiais de qualidade no habitáculo, teto solar panorâmico, multimídia com tela de 9 polegadas, painel com tela TFT de 10,2 polegadas, 10 airbags, e o myHonda Connect.
Novo desenho
A carroceria larga e longa trás a noca característica Honda. O conjunto óptico frontal é Full-LED, assim como as lanternas traseiras. As rodas são de 19 polegadas.
Na cabine percepção qualidade com alto padrão de acabamento. Os bancos dianteiros com ajuste elétrico. Os passageiros do banco de trás ganharam mais espaço. O porta-malas tem 581 litros de capacidade. A tampa tem acionamento elétrico acionado pelo pé.
O painel exibe a trama metálica que oculta os difusores de ventilação. Controles do sistema de climatização de duas zonas são centrais. A porção central do painel é ocupada pela tela multimídia sensível ao toque de nove polegadas. A tela do cluster tem 10,2 polegadas e é configurável.
Há ainda carregador wireless e duas portas USB, além de uma tomada 12V. Ao lado da alavanca de câmbio, estão os comandos relacionados ao Drive Mode (com modos Econ, Normal e Sport), freio de estacionamento elétrico e outros. Um compartimento com surpreendentes 9 litros posicionado entre os bancos dianteiros tem tampa com abertura automática que serve de apoio de braço central.
Tecnologia híbrida
O motor a combustão gera 147 cv de potência máxima e 19,4 kgfm de torque máximo. A ele está associado o e-CVT, conjunto que abriga os dois motores elétricos: um destinado à propulsão e outro que atua como gerador. Com arranjo de transmissão, são duas relações fixas: uma mais curta para velocidades intermediárias e outra mais longa para velocidades mais altas ou de cruzeiro. A potência máxima do motor elétrico de tração é de 184 cv, com torque máximo de 34,2 kgfm.
O sistema e:HEV possui três modos de operação: EV Drive (100% elétrico), Hybrid Drive (elétrico e combustão) e Engine Drive (somente combustão). A alternância entre eles acontece de maneira suave e automática, de acordo com variáveis como topografia, acionamento do acelerador, nível de energia nas baterias, entre outros.
O motor elétrico atua na maior parte das condições de rodagem e é ele que irá tracionar o veículo. A diferença é que no Hybrid Drive o motor a combustão poderá atuar para fornecimento de energia, enquanto em EV Drive a energia será proveniente do conjunto das baterias.
No terceiro modo, Engine Drive, a tração será feita pelo motor a combustão, que é conectado diretamente às rodas por meio duas embreagens distintas, uma para ativação do lock-up de média e outra para o lock-up de alta velocidade.
A tração integral AWD distribui a força motriz nos dois eixos sob demanda – a proporção varia de 60% dianteira / 40% traseira a 50% para cada eixo. A tração AWD é do tipo full time, ou seja, o CR-V Advanced Hybrid funciona o tempo todo com tração nas quatro rodas.
Honda SENSING: segurança
O conjunto de tecnologias avançadas de segurança e assistência ao motorista oferece câmera frontal e radar atrás do logotipo da grade. Assim há controle de cruzeiro adaptativo, frenagem de emergência, assistência de permanência e evasão de faixa e farol alto automático.
O CR-V ainda tem dez airbags de série: frontais, tipo cortina, joelhos, laterais dianteiros e laterais traseiros. O preço público sugerido é R$ 352.900.
Informações e imagens: assessoria Honda