Vendas de carros novos começam a crescer no RS

As vendas de veículos novos no Rio Grande do Sul aumentaram no primeiro trimestre de 2024. O número surge após uma década de redução nas vendas de carros 0km. Os números ainda mostram que o estado comercializou em 2023 menos da metade do que em 2013. Os dados foram apresentados pelo Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado do Rio Grande do Sul (Sincodiv) em colaboração com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Em 2013, o mercado gaúcho registrava uma média mensal de vendas de 27 mil unidades em todos os segmentos. Entretanto, em 2023, essa média havia diminuído para 14 mil unidades comercializadas, resultando em uma perda acumulada de quase 300 mil unidades ao longo da última década. “O Rio Grande do sul deixou de vender 297 mil veículos de 2013 pra cá. Então vocês imaginem que é menos IPVA, menos ICMS”, afirma o novo presidente do Sincodiv-RS Jefferson Fürstenau, empresário que representa a marca Kia em Porto Alegre.

Vários fatores contribuíram para essa transformação: as altas taxas de juros, a restrição de crédito, uma nova cultura de compartilhamento, a entrada de novos players no setor de mobilidade, as mudanças nos padrões de consumo das novas gerações, a evolução do conceito de veículos básicos, o cenário político do RS e a redução do poder aquisitivo da classe média.

Os dados apresentados mostram que em 2013, o Rio Grande do Sul vendeu 323 mil veículos, entre todas as categorias analisadas (carros, motos, caminhões, ônibus e implementos rodoviários). Em 2024, esse número ficou em 166 mil unidades. O que é menos da metade dos números da década passada.

Em foto de 2023, carros da década passada ainda são maioria

Mudança para 2024

Ao analisar o primeiro trimestre de 2024, o setor de veículos novos registrou um crescimento de 11,60%, totalizando 39.567 unidades comercializadas, abrangendo automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motos e implementos rodoviários. Em relação ao mês anterior, março apresentou um aumento de 19,61% nas vendas, porém, comparado a março de 2023, registrou uma pequena queda de 1,65%, justificada pelo menor número de dias úteis, em função do Feriado de Páscoa.

Na avaliação por segmentos, o setor de implementos rodoviários se destacou com um crescimento de 36,06% no trimestre, oferecendo uma alternativa importante para o modal rodoviário, especialmente diante dos altos valores dos caminhões modelo Euro 6, que estão em vigor desde 2023. São carrocerias e carretas, por exemplo, muitas delas fabricadas aqui no Rio Grande do Sul. A Randon é uma das empresas de destaque no setor.

Kwid: um dos mais baratos

Os carros e comerciais leves fecharam o trimestre com 25.151 unidades comercializadas, representando um crescimento de 14,93% em relação ao mesmo período do ano anterior. No entanto, em comparação com março de 2023, o crescimento foi de 2,72%.

O setor de caminhões ainda enfrenta uma queda de 10,87% no trimestre, com 1.853 unidades vendidas. Em março, foram vendidos 634 caminhões, registrando um aumento de 14,44% em relação a fevereiro, mas acumulando uma queda de 24,61% em comparação com março de 2023. “A gente acredita que seja por causa do Euro 6”, acrescenta o presidente do Sincodiv. Para a entidade, muitos empresários já haviam comprado caminhões antes da mudança da norma de emissões e apenas mudaram as carretas.

O segmento de ônibus apresenta uma queda de 38,87% no trimestre, mas somente em março, as vendas já registraram um crescimento de 30,36%. Com o ano eleitoral em curso, espera-se uma movimentação positiva neste segmento ao longo de 2024.

Nas motos, o segmento de duas rodas acumula alta de 9,70%. Foram comercializadas nos primeiros três meses do ano 8.693 unidades contra 7.924 em 2023. Este é um segmento bastante impactado pelo setor de crédito, visto que a maior parte das vendas está relacionada a baixas cilindradas, em março as vendas de motocicletas tiveram um incremento de 11,38% se comparado a fevereiro, mas em relação a março do ano passado o número é negativo com queda de 8,70%.

As expectativas das entidades para o ano de 2024 incluíam um crescimento de dez por cento nos emplacamentos, mantendo um índice otimista com base nos esforços da indústria e da distribuição de veículos em promover negócios no Estado. “Continuo acreditando no crescimento do setor para o ano de 2024, vemos com otimismo a retomada de segmentos como autos e comerciais leves que apresentaram crescimento superior aos índices nacionais, que nos faz acreditar na possibilidade de um crescimento ainda maior do que os dez por cento previstos para o ano, podendo chegar a 11,5%, em se concretizando uma redução da taxa SELIC e taxa de juros menor que irá fomentar negócios no setor”, diz Jefferson Fürstenau, presidente das entidades.

Em 2023, o setor se beneficiou do incentivo do pacote do governo nos meses de junho e julho, o que contribuiu para aquecer as vendas que vinham declinando significativamente. Entretanto, há uma preocupação com a perda de competitividade do RS em relação a outros estados da federação. Em 2024, o RS caiu para a 8ª colocação no ranking nacional, ficando atrás de estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Santa Catarina e Goiás.

 

Da redação, com informações assessoria Sincodiv-RS/Karen Cunha