Frente mais imponente, painel e interior novos. Ah, e o volante também. A nova S10 foi apresentada pela Chevrolet com mais tecnologia, conectividade e conforto. O interior foi revisado e ganhou a versão mais atual do sistema multimídia MyLink, combinado com o painel de instrumentos digital.
O desenho da dianteira é o destaque da nova S10. Segundo a GM, todas as peças são novas, incluindo capô e para-lamas. Apliques e o conjunto ótico totalmente em led aumentam a imponência.
Na lateral, além dos para-lamas posteriores, muda o acabamento inferior das portas, o desenho das rodas e os emblemas. A traseira também recebeu atenção dos projetistas. Destaque para as lanternas com led e a tampa da caçamba que evidencia o nome Chevrolet gravado em baixo relevo. Na versão Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos; há lanternas escurecidas, estribo e santo antônio tubulares e pneus de uso misto. Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo. Já a High Country diferencia-se pelo santo antônio esportivo e cromados bem ao estilo norte-americano.
Interior mais sofisticado
A cabine ganhou sofisticação com volante de quatro raios da mesma família da Silverado. Além da tradicional regulagem de altura, agora a coluna de direção tem ajuste de profundidade.
O cluster agora recebe o conceito “cockpit virtual” e novos bancos estão ligeiramente mais largos e macios. A parte do assento, do encosto e dos suportes laterais ganham espuma de diferentes densidades.
O nível de conforto na picape foi aprimorado pela engenharia com recalibração da suspensão, novos amortecedores, coluna de direção telescópica, aumento das bitolas e novas rodas e pneus. Placas acústicas adicionais nas portas, nas colunas, no teto e até na parede corta-fogo reduzem ruído.
Motor 2.8
A picape da Chevrolet chega equipada com a nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel. Pela primeira vez um propulsor nacional é gerenciado por inteligência artificial (IA). Esta tecnologia potencializa o desempenho do veículo em um patamar nunca visto no segmento.
“A inteligência artificial é capaz de processar centenas de simulações por microssegundos, considerando também a condição de componentes do motor para encontrar o parâmetro de calibração mais próximo do ideal”, explica Fabio Daumichen, engenheiro-chefe da Nova S10. “Isso traz uma vantagem sem precedentes por conseguir combinar performance, consumo de combustível, dirigibilidade e emissões”, acrescenta.
A nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel de quatro cilindros traz avanços de hardware e software. Ela vai de zero aos 100 km/h em 9,4 s – um segundo a menos que a anterior. De acordo com o Inmetro, a S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade.
O motor entrega 207 cavalos e 52 kgfm, trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas. A sintonia entre os dois garante melhor aproveitamento do torque e menor atrito de seus componentes internos. Na prática, isso se traduz em acelerações lineares, fortes retomadas e trocas de marcha mais suaves.
O novo câmbio AT8 de última geração é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, porém, com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.
Sistema conectado
A S10 mantém o sistema OnStar da Chevrolet e o Wi-Fi nativo com sinal até 12 vezes mais estável. A mídia MyLink de onze polegadas agora está integrada ao painel digital de oito polegadas. Há carregador por indução e entradas USB tipo A e C na dianteira e na traseira.
A picape ganhou assistências ao condutor como alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta de ponto cego, farol alto automático e chave presencial. Esses itens se somam aos equipamentos já disponibilizados para a linha S10, como partida remota, acendimento automático dos faróis, câmera de ré, controle eletrônico de oscilação de reboque, ar-condicionado digital, banco do motorista com ajuste elétrico, sensor de chuva, alerta de colisão com frenagem automática de emergência e alerta de saída de faixa.
A pré-venda da nova S10 já está aberta no site oficial da marca.
Informações e imagens: assessoria GM