GLI: um sedã esportivo. E de nicho?

Na linha da Volkswagen, sedã médio virou carro de nicho. O Jetta só é vendido na versão esportiva GLI, ao preço de R$ 245.390,00 em abril de 2024. Espaço interno, performance, conforto, tecnologia e segurança estão alidas ao DNA equivalente a um Golf GTI.

Desde o lançamento, o Jetta já contava com controle de cruzeiro adaptativo e frenagem autônoma de emergência. Desde a linha 2023, o modelo recebeu mais assistentes ao condutor:

– Assistente Ativo de Mudança de Faixa (Lane Assist): monitora a faixa em que o veículo se encontra e corrige o volante automaticamente, caso o motorista tenha uma distração e comece a invadir a outra pista.

– Assistente de Condução Ativo (Travel Assist): mantem o veículo centralizado na faixa de rodagem. Permite também configurar a velocidade do GLI e a distância em relação ao carro da frente. O carro emite alertas sonoros e, no caso de falta de resposta do condutor, começa a reduzir a velocidade até sua parada total, quando acende o pisca-alerta.

– Assistente Traseiro de Saída: em manobras em marcha ré, como ao sair de uma vaga perpendicular, o sistema detecta outros veículos cruzando a traseira e emite alertas ao condutor.

– Detector de Ponto Cego (Blind Spot Monitoring): já presente no Taos, os sensores em todo o perímetro do carro detectam veículos, motocicletas e/ou bicicletas no ponto cego do espelho retrovisor.

– Detector de Pedestres com Frenagem Autônoma: o radar frontal fica constantemente monitorando a via e também é capaz de detectar pedestres que estejam na rota do GLI, acionando a Frenagem Autônoma de Emergência.

Um sedã único no segmento

Embaixo do capô, o motor 350 TSI, gera 231 cv e 35,7 kgfm de torque. A transmissão DSG automática de dupla embreagem tem sete marchas. Na linha 2023, trouxe um escalonamento melhor das marchas, graças à sétima velocidade. Assim, o giro fica mais baixo em velocidades de cruzeiro. O sedã atinge os 100 km/h em apenas 6,7 segundos e alcança velocidade máxima de 249 km/h.

Para uso na pista ou nas ruas, basta navegar entre os diferentes modos de condução (Eco, Comfort, Sport e Individual), para ajuste da direção elétrica, conjunto mecânico, ACC e climatização. No interior, destaque no acabamento do painel. Os bancos têm ajuste elétrico e memória para o motorista. Teto-solar panorâmico é de série.

A mídia VW Play de 10,1 polegadas tem controle de todas as funções e faz espelhamento de Apple Carplay e Android Auto sem fio. Há também um HD interno de 10 GB e opção de download de aplicativos nativos da VW Play Apps, além de modo vallet, entre outras funções.

O GLI segue com a oferta de cinco cores: Cinza Puro, Branco Puro, Preto Mystic, Vermelho Kings e Azul Rising. Em sua edição para 2023, o sedã mais completo do segmento tem versão única, sem opcionais.

 

Informações e imagens: assessoria VW