Compass hurricane: o mais rápido

A linha 2025 do Jeep Compass chegou com duas versões novas, mais uma única opção com o motor 2.0 a diesel e um novo motor além do 1.3 turbo. O Hurricane 2.0 turbo de 272 cv tem números dignos de carros esportivos.

O novo powertrain chega acompanhado de um câmbio automático de nove velocidades e da Tração 4×4 para máxima eficiência de combustível e engates instantâneos quando a performance 4×4 é necessária. Além disso, foram realizados ajustes de suspensão especialmente para essa motorização, para garantir um desempenho incomparável e a máxima capacidade em qualquer tipo de situação fora de estrada.

Outra novidade de peso é que a linha 2025 do SUV médio da Jeep passa a oferecer assistências ao condutor ADAS nível 2 com a adição do ADA, assistente ativo de direção. É a combinação do uso do Lane Centering e do ACC. Essa combinação permite que o carro faça curvas de forma autônoma em vias sinalizadas enquanto mantém a velocidade pré-definida. Além dessa novidade, desenvolvida localmente pelas equipes de engenharia, todos os demais recursos ADAS que já eram oferecidos aos clientes foram recalibrados, considerando sempre as condições de rodagem nas ruas e estradas brasileiras.

Além desses sistemas, há sistema de áudio Premium Beats, plataforma de serviços conectados Adventure Intelligence Plus com Alexa in-vehicle, porta-malas automático com sensor de presença e bancos elétricos para motorista e passageiro, entre muitos outros.

O desenho externo foi preservado mas a grade dianteira é nova. Há também novas rodas com desenhos exclusivos com opções de 18 e 19 polegadas. As novas versões seguem o estilo “painted lowers”, a pintura das partes plásticas da carroceria que já fazia sucesso no Série S.

O pacote de mudanças passa também pela gama, que ganha uma nova composição para atender a demanda do mercado. O motor diesel ainda está na linha mas agora restrito a uma única versão: Limited. A nova Blackhawk fica no topo da gama e corresponde à máxima representatividade da performance e esportividade Jeep.

Limited diesel

O mais rápido

O motor Hurricane 2.0 turbo torna o Compass o mais rápido da categoria. São 272 CV de potência e 400 Nm (40,1 kgfm) de torque gerados pelo propulsor 2 litros de quatro cilindros em linha a gasolina, que permite ao modelo acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,3 segundos e a velocidade máxima é 228 km/h.

O motor Hurricane é todo feito de alumínio e conta com injeção direta e duplo comando variável de válvulas, além de turbocompressor twin-scroll de baixa inércia, válvula de alívio eletrônica e recirculação refrigerada dos gases de escapamento.

Para lidar com toda a força desse motor, o sistema de transmissão é automática de nove marchas, com possibilidade de trocas manuais pelo volante ou alavanca. Atrelado ao motor Hurricane está também o sistema de Tração 4×4 Jeep Active Drive Low, que apresenta o eixo traseiro e a unidade de transferência de força (PTU) totalmente desconectáveis. Isso permite um alívio na transmissão quando a tração nas quatro rodas não é necessária, gerando economia de combustível – quando a tração 4×4 se faz necessária, ela é acionada instantaneamente.

Overland hurricane

O sistema de tração conta, ainda, com um seletor de terrenos.

Auto/Standard – detecta automaticamente a necessidade de acionamento da tração 4×4.

Snow – para utilização em terrenos de baixa aderência, como por exemplo grama molhada.

Sand/Mud – apresenta calibração do acelerador otimizada para a performance em areia e lama. Ele Permite trocas de marchas em rotações mais altas e 4×4 full time.

A suspensão independente nas quatro rodas está preservada. Ela faz com que as rodas operem de forma independente, proporcionando maior estabilidade. Sua principal vantagem é o fato de permitir grande controle das forças que atuam nas rodas.

Longitude T270

ADAS nível 2

Poder fazer curvas e manter a velocidade programada coloca o Compass no nível 2 de autonomia. Todo restante do sistema ADAS foi recalibrado e isso foi desenvolvido pensando na melhor utilização para as vias brasileiras.

Veja os sistemas:

ADA – Assistente ativo de direção – ADAS L2
É a combinação do uso do Lane Centering e do ACC. Essa combinação permite que o carro faça curvas de forma autônoma em vias sinalizadas enquanto mantém a velocidade pré-definida.

Lane Centering – Centralizador de faixa
Esse é um avançado recurso que mantém o carro centralizado entre as faixas em uma estrada, monitorando outros veículos em faixas adjacentes através dos sensores do veículo.

ACC – Piloto automático adaptativo com Stop&Go
Escolha uma velocidade e uma distância constante que você deseja manter de outros veículos e deixe a tecnologia do seu Jeep acelerar ou diminuir a velocidade. Em caso de paradas totais até 2s, o sistema volta automaticamente.

AHB – Comutação automática dos faróis: por meio de uma câmera frontal identifica quando outros veículos se aproximam em sua direção, e regula a intensidade do farol de forma automática. Um auxílio muito bem-vindo especialmente para condução na estrada. Funciona também para casos em que identifica outro motorista à frente, para não ofuscar o retrovisor deste.

DDT – Detector de fadiga do motorista: tecnologia que analisa o comportamento do condutor em viagens longas. Se detectar sinais de fadiga ou queda de atenção, ativa alertas e uma mensagem no painel, sugerindo que o motorista faça uma pausa.

LDW – Aviso de mudança de faixas: uma câmera no para-brisa ajuda a monitorar marcações na pista, e em caso de um desvio, o sistema emite alertas no painel e começa a corrigir a direção gradualmente, a fim de manter o veículo na faixa.

FCW + PEB – Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência com detecção de pedestres e ciclistas: sistema que identifica obstáculos na via (por meio de sensores de detecção de pedestres, ciclistas e motociclistas) para evitar acidentes. e fornece alertas no painel e no volante. Caso o condutor não apresente reação, ele aciona os freios automaticamente.

TSR – Reconhecimento de placas de trânsito: sistema capaz de reconhecer placas de trânsito, como as de velocidade permitida, e emite alertas visual e sonoro caso o condutor esteja dirigindo acima do limite.

BSM – Monitoramento de pontos cegos: presença de sensores que ajudam a monitorar pontos cegos, emitindo avisos sonoros e alerta visual no retrovisor sempre que há movimento ou obstáculo lateral.

RCM – Detecção de tráfego cruzado traseiro: sistema de ajuda ao motorista nas manobras em marcha a ré em caso de visibilidade reduzida. Ele controla as áreas de detecção traseiras em ambos os lados do veículo, a fim de identificar objetos que se deslocam para os lados do veículo (a uma velocidade mínima de aproximadamente 5 km/h e máxima de cerca de 30 km/h – por exemplo, como é comum acontecer em estacionamentos).

Park Assist – presença de câmeras e sensores externos que ajudam a executar a manobra corretamente por meio da exposição das imagens na tela da central multimídia. O sistema realiza a manobra, com o motorista apenas acelerando e freando o veículo.

 

O preço das versões já existentes do Compass foram reduzidos na linha 2024/2025.

Jeep Compass Sport T270 Turbo Flex AT6 – R$ 179.990

Jeep Compass Longitude T270 Turbo Flex AT6 – R$ 196.990

Jeep Compass Limited T270 Turbo Flex AT6 – R$ 216.990

Jeep Compass Série S T270 Turbo Flex AT6 – R$ 236.990

Jeep Compass Limited TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 249.990

Jeep Compass Overland 2.0T Gasolina AT9 4×4 – R$ 266.990

Jeep Compass Blackhawk 2.0T Gasolina AT9 4×4 – R$ 279.990

 

Informações e imagens: assessoria Jeep