Desde que chegou, o novo Honda City só estava disponível nas versões mais completas. Agora a Honda lançou duas versões mais simples para o hatchback e uma mais básica para o sedan. O New City Hatchback ganha as configurações LX e EX, enquanto o New City Sedan passa a ser oferecido também na versão LX.
A perda de equipamentos não deixa os carros com aspecto básico nem tira deles o padrão de conforto esperado nos dias de hoje. A nova versão LX do City Hatchback e do City Sedan traz central multimídia de oito polegadas touchscreen com interface sem-fio para Apple CarPlay e Android Auto, botão de partida do motor, faróis com acendimento automático e DRL (luz de rodagem diurna) de LED, lanternas traseiras de LED, antena tipo Tubarão, rodas de liga leve aro 15” com pintura cinza e superfície diamantada, vidros elétricos com a função de subida automática dos vidros com “um toque” e antiesmagamento, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, ar-condicionado, controles de áudio no volante, bancos com estabilizador corporal e revestimento de tecido, banco traseiro bipartido (60/40) e a tecnologia Magic Seat, apenas para o hatchback.
O pacote de itens de segurança é outro destaque. Além de 6 airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), o City Sedan e o City Hatchback oferecem, em todas as versões, assistente de estabilidade e tração (VSA), assistente de partida em rampa (HSA), sistema de acionamento de luzes de emergência em frenagens severas (ESS), estrutura de deformação progressiva (ACE), alerta de pressão de pneus (TPMS), cintos de segurança de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes e sistema Isofix para fixação de assentos infantis.
O City Hatchback também ganha agora a versão EX, que já estava disponível no modelo sedã. Além de todo o conteúdo da LX, a nova versão traz chave com função Smart Entry (com destravamento das portas por sensor de aproximação, abertura de porta-malas e abertura e fechamento dos vidros), câmera de ré multivisão com linhas dinâmicas (três vistas), rodas de liga leve aro 16”, faróis de neblina, piloto automático e revestimento do apoio do braço em couro.
Ambos os modelos (sedã e hatchback) seguem com as versões EXL e Touring disponíveis. A partir da versão EXL, há myHonda Connect, sensores de estacionamento traseiros, bancos revestidos em couro, painel digital TFT de 7” multiconfigurável, ar-condicionado digital e automático, saídas de ventilação para a traseira, função de travamento das portas por aproximação da chave e LaneWatch – assistente para redução de ponto cego (desde a versão EXL no sedã e apenas na Touring do hatchback).

A versão Touring conta ainda com faróis Full-LED, partida remota do motor, sensores de estacionamento dianteiros, espelho retrovisor fotocrômico (no caso de sedã) e o exclusivo Honda Sensing, pacote de tecnologias de segurança e assistência à condução, com sistema que auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à frente (ACC), sistema de frenagem para mitigação de colisão (CMBS), sistema de permanência e centralização em faixa (LKAS), sistema para mitigação de evasão de pista (RDM) e sistema de alternância automática dos fachos baixo e alto dos faróis (AHB).
O mesmo motor para todos
Todas as versões são equipadas com o mesmo motor e o câmbio CVT, com bom desempenho, dinâmica refinada e baixo nível de consumo de combustível. A condução dos dois carros se mostra suave dentro da cidade, sempre com giros baixos, o que mantém o bom consumo de combustível.

Na estrada, o motor aspirado atende quando provocado, sem a dinâmica imediata de um 1.0 turbo. Em compensação, a grande vantagem é a confiabilidade do conjunto tradicional no padrão Honda.
Todo em alumínio, o quatro-cilindros aspirado é 1.5 litro 16V com injeção direta de combustível e dois comandos de válvulas no cabeçote – um para as oito válvulas de escape e outro para as oito de admissão.
O sistema i-VTEC, presente nas válvulas de admissão, tem um came (ressalto) especial para priorizar a potência em rotações mais elevadas do motor. O formato destes quatro cames – cada um responsável por um cilindro – resulta na variação da amplitude e duração da abertura das válvulas de admissão. Na prática, é como se fosse um comando dois-em-um: um com cames otimizados para consumo e outro para desempenho. A variação entre os cames que vão atuar nas válvulas de admissão ocorre por meio de um sistema hidráulico, gerenciado eletronicamente e que considera não apenas a rotação do motor, mas diversos outros parâmetros, como carga sobre o acelerador e até a inclinação do carro em relação à pista.
Há ainda o VTC (Variable Timing Control), que atua na sincronização do eixo do comando de admissão. Juntos, VTC e i-VTEC permitem ao motor trabalhar de maneira otimizada em toda a sua faixa útil. Na prática, o que o motorista tem em mãos é um carro com consumo de combustível extremamente baixo com o motor operado em baixas rotações e com performance em regimes mais elevados.
Confira os preços e os diferenciais, consultados no site da Honda em junho de 2024:
Sedan LX: R$ 115.300,00
Novo Motor 1.5L com injeção direta de 126cv
Multimídia 8’’ com interface para smartphones
Câmera de ré multivisão
Câmbio CVT
Porta malas de 519L
Sedan EX: R$ 121.700,00
Novo motor 1.5L com injeção direta de 126cv
Transmissão CVT com Paddle Shifts
Multimídia 8” com interface sem fio para smartphones
A/C com saídas para os ocupantes traseiros
Chaves com função Smart Entry
Sedan EXL: R$ 131.200,00
myHonda Connect
Novo motor 1.5L com injeção direta de 126cv
Honda LaneWatch – Assistente para redução de ponto cego
Painel digital TFT 7” de alta resolução
Bancos em couro
Sedan Touring: R$ 140.500,00
myHonda Connect
Bancos com Estabilizador Corporal – Maior conforto e ergonomia
Multimídia 8” com interface sem fio para smartphones
Honda SENSING
Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
Hatchback LX: R$ 113.600,00
Novo motor 1.5L com injeção direta de 126cv
Multimídia 8’’ com interface para smartphones
Magic Seat – Exclusivo Sistema de Configuração dos Bancos
Botão de partida do motor
6 airbags
Hatchback EX: R$ 120.100,00
Novo motor 1.5L com injeção direta de 126cv
Multimídia 8’’ com interface para smartphones
Magic Seat – Exclusivo Sistema de Configuração dos Bancos
Chaves com função Smart Entry
Câmera de ré multivisão
Hatchback EXL: R$ 129.100,00
Multimídia de 8’’
Novo motor 1.5L de injeção direta
Magic Seat – Exclusivo Sistema de Configuração dos Bancos
Painel digital TFT 7” de alta resolução
Bancos em couro
Hatchback Touring: R$ 138.000,00
myHonda Connect
Novo motor 1.5L de injeção direta
Honda SENSING
Honda LaneWatch – Assistente para redução de ponto cego
Multimídia 8” com interface sem fio para smartphones
Informações e imagens: assessoria Honda