CR-V chega híbrido e prioriza eletricidade

O Honda CR-V Advanced Hybrid chega em nova geração e com tecnologia híbrida. São três motores: dois elétricos e um 2.0 a combustão. O desenho também mudou.

O design tem carroceria larga e longa, como tem sido marca na Honda. Linhas das laterais valorizam a horizontalidade da silhueta. Rodas são de 19 polegadas. O conjunto óptico frontal é totalmente em led, assim como as lanternas traseiras.

A grade inferior possui aletas ativas que abrem e fecham automaticamente, melhorando a aerodinâmica e a eficiência. Na traseira, os spoilers na porção final do teto e na parte inferior do para-choque elevam a velocidade do fluxo de ar.

A cabine do CR-V Advanced Hybrid tem materiais de qualidade e comandos agradáveis ao toque. Os bancos dianteiros com ajuste elétrico contam com estabilizadores corporais. O espaço interno prioriza o conforto, especialmente atrás. O porta-malas tem capacidade para 581 litros. Mas o espaço pode ser ampliado deslizando os bancos traseiros em até 19 cm.

No interior, a tecnologia segue com multimídia de 9 polegadas, painel com tela TFT de 10,2 polegadas, Head-up display, 10 airbags, a operação inteligente da tampa do porta-malas, a conectividade proporcionada pelo myHonda Connect, o sistema de alto-falantes premium Bose e o evoluído sistema de condução assistida Honda Sensing, além do com teto solar panorâmico.

Há comandos para o Drive Mode (com modos Econ, Normal e Sport) e freio de estacionamento elétrico. Para passageiros traseiros, há duas portas USB-C e saídas de climatização. O sistema de som premium da marca Bose tem 12 alto-falantes de alta definição, inclusive com canal central dianteiro e subwoofer na traseira.

Motor. Ou melhor: motores!

O sistema híbrido é o “e:HEV”, com dois motores elétricos dispostos em paralelo. Um para tração e outro para geração de energia. Junto a eles, o motor a combustão de quatro cilindros 2.0 litros DOHC de ciclo Atkinson com injeção direta de gasolina. A tração integral AWD permite segurança e adaptabilidade aos tipos de terreno e condições de aderência.

O motor a combustão gera 147 cv de potência máxima e 19,4 kgfm de torque máximo. A este motor está associado o e-CVT, conjunto que abriga os dois motores elétricos: um destinado à propulsão e outro que atua como gerador. Posicionados em eixo paralelo, se caracterizam por ocupar pequeno espaço, com arranjo de transmissão com duas relações fixas – lock-up –, uma mais curta para velocidades intermediárias e outra mais longa para velocidades mais altas ou de cruzeiro.

A adoção do lock-up intermediário, um dos destaques do CR-V Advanced Hybrid, melhora a linearidade e a percepção de vigor nas acelerações. A potência máxima do motor elétrico de tração é de 184 cv, com torque máximo de 34,2 kgfm.

O sistema e:HEV possui três modos de operação: EV Drive (100% elétrico), Hybrid Drive (elétrico e combustão) e Engine Drive (somente combustão). A alternância entre eles acontece de maneira suave e automática, de acordo com variáveis como topografia, acionamento do acelerador, nível de energia nas baterias, entre outros.

O motor elétrico de tração é de alta potência e, na maior parte das condições de rodagem (modos EV Drive e Hybrid Drive), é ele que irá tracionar o veículo. Por isso, a entrega dinâmica é muito semelhante à de um carro 100% elétrico. A diferença é que no Hybrid Drive o motor a combustão poderá atuar para fornecimento de energia, enquanto em EV Drive a energia será proveniente do conjunto das baterias. Esse é um dos diferenciais que tornam o sistema e:HEV único. A grande vantagem é que o condutor não precisa se preocupar em recarregar o veículo, o inteligente sistema híbrido da Honda faz isso automaticamente.

No terceiro modo, Engine Drive, a tração será feita pelo motor a combustão, que é conectado diretamente às rodas por meio duas embreagens distintas, uma para ativação do lock-up de média e outra para o lock-up de alta velocidade. Portanto, no CR-V Advanced Hybrid o modo de operação Engine Drive é ativado automaticamente em aceleração moderada em médias e altas velocidades.

Tração integral e inteligente

A tração integral AWD distribui a força nos dois eixos sob demanda. A proporção varia de 60% dianteira, 40% traseira a 50% para cada eixo. A tração AWD é do tipo full time, ou seja, o CR-V Advanced Hybrid funciona o tempo todo com tração nas quatro rodas, variando apenas a proporção da distribuição de força entre os eixos dianteiro e traseiro.

A transmissão da tração ao eixo traseiro se dá por meio de uma compacta caixa de transferência (com embreagem multidisco), conectada ao eixo do diferencial traseiro. A repartição de força entre os eixos dianteiro e traseiro ocorre de acordo com as condições da estrada.

Em situações de baixíssima aderência, ao arrancar em piso enlameado por exemplo, o sistema detecta a perda de tração das rodas do eixo dianteiro e, rapidamente, envia um índice maior de força para as rodas traseiras. O sistema também detecta condições de subida, enviando mais torque para as rodas traseiras.

Honda Sensing

O sisterma atua por meio de uma câmera frontal com 90° de ângulo de varredura e do radar instalado atrás do logotipo da grade frontal. Assim, o conjunto oferece controle de cruzeiro adaptativo mesmo em baixas velocidades até a parada total e retomada do movimento, frenagem para mitigação de colisão, permanência em faixa, evasão de pista e farol alto automático.


Cores

O CR-V Advanced Hybrid chega em cinco opções de cores: Preto Cristal Perolizado, Prata Platinum Metálico, Branco Topázio Perolizado, Cinza Basalto Metálico e, uma cor inédita e exclusiva do CR-V, Azul Astral Metálico. O preço em junho de 2024 é de R$ 352.900,00.

 

Informações e imagens: assessoria Honda