A Peugeot divulgou as primeiras imagens com detalhes do que deve ser a nova geração do Peugeot 2008, o crossover compacto da marca. Baseado nelas, a gente pode afirmar que ele será diferente do e-2008, já vendido como elétrico por aqui.

É que o 2008 elétrico que está à venda hoje no Brasil já recebeu mudanças na dianteira lá na Europa. O carro ganhou mais volume no elemento das garras do leão e perdeu os faróis de neblina.

Essa geração substituiu lá fora o 2008 “antigo”, que ainda era vendido no Brasil com a mesma carroceria de 2015, quando foi lançado. Agora, o que está prestes a chegar ao nosso mercado é a segunda geração do crossover com motores a combustão.
Pelas imagens divulgadas pela marca, a assinatura visual com as garras do leão será o destaque na dianteira. A grade deve ostentar o novo emblema da Peugeot, uma releitura do que era usado no passado. O novo 2008 será o primeiro Peugeot Brasileiro com o emblema novo.
Na lateral, o vinco segue ascendente para terminar na lanterna traseira. A tampa do porta-malas terá o logo escrito “Peugeot” ao centro, como acontece no atual hatch 208.
Quem já andou no e-2008 sabe que o nível de requinte aumentou. Segue o estilo Peugeot, com formas e materiais aprimorados. O novo 2008 será outro carro, bem mais sofisticado. A motorização deve seguir na linha do atual Turbo 1.0 T200 ou o T270 1.3 da Stellantis, já usado em outros modelos. Segundo o comunicado da Peugeot, o lançamento será ainda em 2024.
E o 2008 “antigo”?
Em julho de 2024, o Peugeot 2008 “antigo” ainda é vendido em quatro versões. São duas com o motor 1.6 16V aspirado e outras duas com o 1.6 THP, o turbo que fez bastante sucesso em vários carros da então PSA, grupo que reunia Peugeot e Citroën e foi incorporado à Stellantis.
No configurador do site da marca, o preço parte de R$ 109,9 mil para o Allure 1.6 e chega em 134,9 mil no Griffe turbo. A versão de entrada não tem jeito de básico. Vem com rodas de liga-leve, faróis de neblina e barras no teto. Ar condicionado é manual, há tela multimídia e câmera de ré. Os vidros são elétricos nas quatro portas, chave é canivete e tem alarme integrado. O 2008 já vem também com controle de cruzeiro e limitador de velocidade.
Na versão topo Griffe, ele recebe, além do motor turbo de 173 cv, o teto panorâmico de vidro, sensor de chuva e dos faróis, bancos em couro, ar digital de duas zonas e um som com seis autofalantes. O conjunto se mostra interessante porque, na mesma faixa de preço, o pacote é mais completo em relação a outros modelos.
Em geral, modelos em fim de geração são vendidos com desconto e é o que já acontece com o 208. Por isso, quem não liga tanto para o carro mais atual e gosta de custo-benefício, tem uma oportunidade por aí.
Da redação, com imagens assessoria Stellantis