A nova Volkswagen Amarok entra em cena com frente renovada, um pouco mais de tecnologia e o motor V6 a diesel. E ainda com os mesmos preços sugeridos para as três versões com motor seis cilindros: Comfortline, Highline e Extreme – sempre 4Motion e com cabine dupla.
Para 2025, a Volkswagen afirma que a aposta foi na robustez. Parte dos novos para-choque, grade, capô e rodas. Com a atualização, a Nova Amarok V6 tem dianteira mais proeminente, com visual arrematado pelo novo conjunto óptico, agora com faróis full LED e faixa de luz de LED na grade frontal.
Na parte traseira há redesenho no para-choque, lanternas, emblema da marca e o posicionamento do nome “Amarok”, inscrito na parte central da tampa. Em termos de dimensões, a picape cresceu 9,6 cm em comprimento. No portfólio de cores estão duas novas: Branco Puro e Cinza Oliver, que se juntam às quatro outras cores disponíveis, Preto Mystic, Prata Pyrit, Cinza Indium e Azul Atlantic.
Em termos de estilo, outras duas novidades envolvem a chegada dos pacotes Hero e Dark, ambos atrelados à versão Extreme. Na primeira delas, disponível apenas para a escolha da cor Cinza Oliver, e sem qualquer custo adicional, a Amarok sai de fábrica com santo antônio em preto brilhante, assim como as maçanetas das portas e os logotipos traseiros. Estão na lista outros detalhes como capas dos parafusos das rodas e rodas de liga-leve de 20 polegadas escurecidas.
Para o pacote Dark, disponível para as cinco cores, exceto Cinza Oliver, a Amarok traz detalhes em preto nos para-choques, emblemas traseiros e maçanetas. A repetição acontece para capas de parafusos e rodas de liga-leve 20 polegadas escurecidas.
A picape da Volkswagen mantém a dirigibilidade característica e o conforto de um carro de passeio com a robustez da picape. O motor 3.0 V6 com 258cv (com função overboost até 272 cv) garante à Amarok o título de picape diesel mais potente da categoria, com sua aceleração de zero a 100 km/h em apenas oito segundos.
A capacidade de carga chega a 1.104 litros. A tração nas quatro rodas é a 4Motion, que opera como um sistema integral. Há assistente para partida em subida, controle automático de descida e ABS Off-road. Esse sistema deixa as rodas darem uma leve travada em estradas sem pavimento para formar “montinhos” de terra à frente das rodas e auxiliar na frenagem.
Mídia e tecnologias
Na lista estão a central multimídia com tela de nove polegadas touch screen com conexão Apple CarPlay e Android Auto e navegação nativa, uma porta USB-A no console, na dianteira, e duas portas USB-C na traseira, e o novo assistente de condução.
Trata-se do Safer Tag, um assistente de segurança da Mobileye, empresa de tecnologia que é parceria do Grupo Volkswagen para o desenvolvimento de veículos autônomos níveis 2 e 3 para as marcas Audi, Porsche, Bentley e Lamborghini. Na Nova Amarok, o sistema auxilia o condutor, alertando para eventuais situações de perigo, entre eles os alertas de saída de faixa e de colisão frontal.
A Amarok já vendeu 740 mil unidades produzidas em Pacheco na Argentina. Para o Brasil vieram 180 mil unidades do modelo.
Informações e imagens: assessoria VW
Nossas impressões
A dianteira da Amarok ficou mais imponente. Mas quando a gente olha no detalhe, percebe que a alteração teve foco em custo baixo, talvez à espera de uma nova geração. O uso de forma trapezoidal no para-choque deixa dianteira com cara mais agressiva. Só que essa solução já foi usada até mesmo na Chevrolet S10 de 1998. A receita não é nova.
Além disso, o padrão de desenho do para-choque e grade aplicado na dianteira da Saveiro é o mesmo. Então, quando se olha para a nova Amarok, não há exatamente um elemento surpresa porque o estilo já foi visto antes na picape menor.
Outro detalhe fica por conta dos faróis de neblina, agora os mesmos usados em Virtus e Nivus. A aplicação ficou correta e, olhando em termos de escala de produção, o uso de peças iguais em carros diferentes só ajuda na economia de custo com uma possível reparação.