Joy é o Onix que não chamava “Onix”

A Chevrolet fez a história se repetir: assim como o Corsa se tornou Classic, o Onix virou Joy. E foi assim que carros antigos seguiram em produção junto com as gerações mais novas dos modelos. A história do Corsa Classic nós já contamos aqui na plataforma Eu Dirijo. Chegou a vez de falar um pouco sobre o Joy, o Onix que já não se chamava mais “Onix”.

A nomenclatura “Joy” começou a ser utilizada na linha Corsa e Meriva para designar a versão mais barata desses modelos. Em 2017, passou ao Onix, quando as outras versões ganharam um facelift e a frente antiga seguiu sendo oferecida. Para ficar mais barato, o Onix Joy recebeu mudanças como a posição dos botões dos vidros elétricos. Eles passaram a ser acionados junto à alavanca do freio de mão, entre os bancos, para reduzir fios e componentes.

Até aí, a nomenclatura Joy era o “sobrenome” do Onix. Mas em 2020 com a chegada da segunda geração do compacto, o Chevrolet Joy passou a ser a geração antiga do Onix, produzida junto com o atual. Tal como o Corsa e o Classic. Foi assim que ele permaneceu por mais um ano em produção. É exatamente de 2021, o último ano de fabricação, o Chevrolet Joy da série Black que está no vídeo no canal Eu Dirijo no YouTube.

Nesse ano, ele já havia recebido a frente com novos faróis e para-choques que haviam sido adotados no facelift do Onix em 2017. A série Black se diferenciava pelos faróis com lanterna em led e pelas calotas em tom grafite. No carro testado, já foram substituídas por outro desenho.

Por dentro, o Joy Black tem os bancos com aplique em material que simula couro. O grafismo do painel usa um tom amarelado, ao contrário do azul que sempre foi utilizado na linha do Onix. O carro não esconde a proposta de ser simples. Não tem marcações de consumo no painel e também não trazia tela de mídia.

As portas traseiras possuem acionamento manual para os vidros. Todos os revestimentos são em plástico. Porém, os bancos melhoram a impressão. Destaque para o sistema de chave canivete, com comandos para o travamento de portas e abertura do porta-malas.

O Chevrolet Joy foi um dos últimos modelos vendidos no Brasil com a configuração 1.0 do motor GM Família um. Já chamado de SPE, trazia atualizações como uma bobina para cada cilindro, o que melhorava o desempenho e o consumo de combustível. Ainda hoje é conhecido como um dos motores mais confiáveis ​​e de mais fácil manutenção do Brasil.

Com direção elétrica, fica muito mais fácil dirigir o Chevrolet Joy na cidade. O modelo também tem suspensão macia e oferece conforto bem ao estilo Chevrolet. É um carro com bom espaço interno, onde motorista e passageiros se acomodam com tranquilidade.

Muitos desses carros foram vendidos para frotas, situação em que o desconto oferecido pela fábrica para pessoas jurídicas tornou o modelo mais atraente. Sem isso, a diferença de preço para a nova geração deixava o Joy em desvantagem. No mercado de usados, esses carros já começam a aparecer, tornando-se uma boa opção para quem procura mais espaço e não abre mão do custo-benefício e facilidade de reparo.

 

Reportagem e fotos: Guilherme Rockett