O terceiro produto da linha C-Cubed da Citroën chegou ao mercado. O crossover coupé Basalt quer reunir design, espaço, conforto e foco nos ocupantes. São três versões a partir de R$ 89.990. A gama será composta por Feel, Feel Turbo 200 e Shine Turbo 200. À elas se soma a série especial de lançamento First Edition. Em todas, o Basalt terá de série um pacote competitivo de equipamentos, além de atributos diferenciados em seu segmento.
Estilo e funcionalidade
O nome “Coupe” vem de uma palavra francesa e se refere a um tipo de carroceria com caimento suave na traseira. A gente pode entender que é a forma mais adequada para dar porta-malas de sedã para um modelo crossover, onde a carroceria “três-volumes” não casaria tão bem. O que a Citroën está fazendo com a linha do C3 é criar uma família de carros em sintonia com o conceito SUV, preferência do público hoje, e que aqui na Eu Dirijo, a gente entende como Crossover. Assim, em uma analogia com o passado, o C3 hatch tem a variante Aircross, equivalente a uma SW e o Basalt equivalente a um sedã. Porém, todos eles mais altos e com caracterização de crossover.
A plataforma CMP, moderna, possibilita tudo isso. O entre-eixos de 2,64 m permite a criação de um estilo proporcional, que une a dianteira e traseira de balanços curtos e favorece ângulos de entrada e saída. No Basalt, nenhuma curva ou linha tem somente uma função. Vincos nos para-choques, laterais e teto transmitem solidez ao mesmo tempo em que conferem ainda mais resistência às peças. As elevações na parte posterior do teto otimizam a aerodinâmica e favorecem o posicionamento das articulações do porta-malas. O resultado é uma grande abertura da tampa sem perda de espaço para a cabeça de quem está no banco traseiro.
Como todo o crossover, estão elementos escurecidos ao redor dos arcos dos para-lamas e na parte inferior dos para-choques. A função é de proteção da carroceria contra pequenos impactos de detritos ou outros elementos no dia a dia. A cor de lançamento é um azul, chamado Cosmo Blue. Esse tom faz estreia na gama Citroën no Brasil e é exclusivo do Basalt. Junto com ele estão o vermelho Rouge Ruby, o Prata Artense, o Cinza Grafito, o preto Perla Nera e o Branco Banquise — com a especial adição do tom perolizado Branco Nacré, exclusivo do Basalt First Edition. Na versão Shine também há a opção de teto bitom na cor Perla Nera.
Interior
O espaço é projetado para receber até cinco adultos. O painel adota faixa no tom Solar Bronze. O cluster, painel de instrumentos, é digital de sete polegadas. A central multimídia é a Citroën Connect Touchscreen de 10,25 polegadas com Android Auto e Apple Carplay e seis alto-falantes. A novidade é o ar-condicionado automático, que permite a escolha da temperatura. Bancos e revestimentos seguem o padrão já adotado no Aircross. Ou seja, ainda há plásticos rígidos em portas. Mas o revestimento em material sintético atende bem.
Tapete voador
A suspensão do Basalt foi projetada para que fosse entregue o máximo de conforto sem qualquer tipo de concessão. Com isso, ele pode rodar nas mais diferentes ruas e estradas sem perda de robustez e eficiência. O Basalt usa pneus 205/65 e rodas de liga-leve de 16 polegadas em todas as versões.
A direção é elétrica e o ar-condicionado foi preparado para o clima intenso da América do Sul, capaz de refrigerar ou aquecer a cabine rapidamente. De série em todas as versões há também retrovisores, vidros e travas elétricas, câmera de ré, monitoramento da pressão dos pneus, painel digital colorido, alarme com comando na chave canivete, airbags laterais e faróis com DRL em led.
O destaque fica por conta do porta-malas de 490 litros (padrão VDA) e tampa com abertura total. O encosto do banco pode ser rebatido e aumentar o espaço.
Motor
São duas opções de motor, já consagradas. O 1.0 Firefly três cilindros, conhecido pela robustez em diferentes produtos da Stellantis. Estreou ainda no Fiat Uno. No Basalt, ele é associado a um câmbio manual de cinco marchas e possibilita consumo de combustível de até 14,6 km/l com gasolina na estrada.
O outro é o Turbo 200, 1.0 3 cilindros de 130 cv, que estreou no Pulse e está na maioria dos produtos. Vem casado com câmbio automático CVT de sete marchas simuladas e três modos de condução. O propulsor Turbo 200 é o único da categoria com o exclusivo sistema Multiair III, que possibilita o ajuste constante do tempo e amplitude de abertura das válvulas de admissão de forma automática. Para o motorista isso resulta em ainda mais performance com muita eficiência.
First Edition
O Basalt First Edition terá elementos de design para entregar mais estilo, inclusive na cor Branco Nacré Perolizada, única e exclusiva da versão. O visual especial continua com para-choques dianteiros com apliques cromados, rodas de liga-leve de 16” escurecidas, pintura bitom com teto Perla Nera e logotipos alusivos à versão nas portas dianteiras. O interior tem pedaleiras cromadas, tapetes exclusivos, soleiras metalizadas, painel com faixa bitom na cor Gray Smart e teto totalmente escurecido. A série especial custa R$ 107.390.
Informações e imagens: assessoria Stellantis
Versões, preços e equipamentos
Basalt Feel – R$ 89.990
– Motor 1.0 Firefly e câmbio manual de cinco marchas
– Painel digital colorido de 7” customizável
– Airbags laterais dianteiros
– Citroën Connect Touchscreen de 10” com Android Auto e Apple Carplay sem fio com comandos no volante
– Câmera de ré
– Três entradas USB
– Luzes de condução diurna (DRL) com leds
– Seis alto-falantes
– Ar-condicionado
– Banco do motorista e volante com regulagem de altura
– Vidros dianteiros e traseiros elétricos com função one touch
– Rodas de 16” de liga-leve com pneus 205/60
– Travas elétricas com acionamento por telecomando da chave canivete
– Alarme
– Bocal do combustível com destravamento elétrico
Basalt Feel Turbo 200 – R$ 96.990
Todos os itens da versão Feel mais:
– Motor Turbo 200 de até 130 cv
– Câmbio automático CVT com três modos de condução
Basalt Shine Turbo 200 – R$ 104.990
Todos os itens da versão Feel Turbo 200 mais:
– Ar-condicionado digital
– Sensor de estacionamento traseiro
– Rodas de liga-leve de 16” diamantadas
– Faróis de neblina
– Limitador e controlador de velocidade
– Bancos e volante com revestimento premium
– Encostos de cabeça traseiros laterais com abas de apoio
– Skidplate dianteiro e traseiro
Opcional:
– Pintura bitom com teto Perla Nera
Basalt First Edition – R$ 107.390
Todos os itens da versão Shine Turbo 200 mais:
– Logotipos First Edition
– Faixa preta entre as lanternas
– Pintura Branco Nacré Perolizada (exclusiva)
– Rodas de liga-leve de 16” escurecidas
– Soleiras metalizadas
– Pedaleiras exclusivas
– Tapetes exclusivos
– Pintura bitom com teto Perla Nera
