Golf vai para o acervo VW

A Garagem VW acaba de ganhar mais um integrante: um Golf GTI MK4,5. O exemplar pintado na cor Preto Magic foi produzido em 2008. Para ser exposto ao lado dos demais clássicos VW, ele passou por processo de restauração que durou seis meses e incluiu a desmontagem e limpeza do conjunto motor e câmbio, troca de óleo e filtros, troca de componentes de suspensão, micro pintura em regiões externas da carroceria, além da revitalização de bancos e plásticos internos.

Equipado com um motor 1.8 Turbo, ele ganhou mais pressão no turbocompressor. O resultado? Aumento do torque e potência do carro quando abastecido com gasolina de alta octanagem. A potência saltou 180 cv para 193 cv e o torque subiu de 23,9 kgfm para 25,4 kgfm. Com todo este poder de fogo, o modelo acelerava de zero a 100 km/h em apenas 7,5 segundos e alcança velocidade máxima de 231 km/h (na versão anterior, chegava aos 227 km/h).

A versão GTI do Golf MK4,5 oferecia duas opções de transmissão: manual de cinco marchas e automática Tiptronic, também de cinco marchas, que podia ser utilizada como uma transmissão automática convencional (com a alavanca de câmbio no canal esquerdo) ou como uma transmissão semiautomática sequencial. Nesta condição, o motorista fazia as mudanças de marcha na própria alavanca (com leves toques para a frente ou para trás), proporcionando uma condução mais esportiva.

Nesta geração, o GTI trazia, de série, pacote de equipamentos que incluía direção hidráulica, vidros e travas elétricas, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro, faróis com iluminação “Cool Blue”, retrovisores com o pisca integrado, porta-óculos, alarme anti-furto e rastreador via satélite.

Esse clássico pertenceu à frota de Desenvolvimento do Produto da Volkswagen e tem pouco mais de 20 mil km rodados.

Ao lado da mais nova estrela do acervo está o Golf GTI MK8,5. O modelo recém-lançado na Europa brilhou no Rock in Rio, arrancando suspiros do público, e acaba de ser confirmado no Brasil para 2025.

Estrela do acervo

O Golf GTI Competição foi criado em 1999 por uma equipe entusiasta do Desenvolvimento do Produto e inspirado nas corridas europeias, ele nasceu de um projeto extracurricular, mas, ao contrário de seu “irmão” GTI, nunca chegou ao público. O Golf GTI Competição surgiu como um carro conceito, em um momento em que a Volkswagen buscava explorar o desempenho nas pistas, sem comprometer o DNA do GTI de rua. Com a pintura personalizada em prata e faixas azuis largas, o modelo ostenta o número 17, em homenagem à Ala 17 da Planta Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), onde o time responsável pelo desenvolvimento da máquina trabalha.

Assim como o primeiro Golf, que há 50 anos é um ícone mundial, a versão Competição do acervo compartilha o espírito de inovação e paixão por carros, sendo criado por uma equipe que buscava superar limites. Suas rodas de 16 polegadas, importadas da Volkswagen Motorsport, são acompanhadas por pneus slick, ideais para o uso em pistas. O modelo possui o mesmo conjunto motor/transmissão do GTI de série, fórmula consagrada que trouxe o melhor das pistas para o nosso acervo, com um design super diferenciado. 

O Golf GTI Competição é equipado com itens que fazem jus ao nome, como gaiola de segurança confeccionada pela nossa Engenharia de Protótipos (seguindo os padrões da FIA), cintos e banco de corrida tipo concha, além de um sistema de extinção de incêndio. O carro levou cerca de seis meses para ser projetado e executado, com mudanças significativas na suspensão, que foi rebaixada e teve a cambagem ajustada para -4°15′ na dianteira, em comparação aos -0°33′ originais; o eixo traseiro permaneceu com medidas originais.

Veja na galeria de fotos os quatro exemplares do Golf que fazem parte do acervo da Volkswagen.

 

Informações e imagens: assessoria VW