Equinox EV é outro nível nos elétricos

O Equinox EV é mais um crossover premium da Chevrolet que chega ao brasil. Aqui não há nada em comum com o Equinox a combustão, que segue oferecido. O elétrico reúne o que há de mais contemporâneo: visual impactante com amplo espaço interno, equipamentos inovadores de conforto, conectividade e segurança e um propulsor de alta eficiência energética.

 

O modelo estreia com dois motores elétricos, tração integral eAWD e bateria de 85 kWh. O conjunto proporciona 443 km de autonomia no ciclo do Inmetro. A velocidade de recarregamento é de até 22 kW (AC) e 150 kW (DC). De 0 a 100 km/h, o novo Equinox EV acelera em menos de seis segundos.

O design chama a atenção com faróis e lanternas Full-LED, formando filetes horizontais. Para-choques são decorados com textura 3D e os puxadores de porta ficam embutidos.

O motorista dispõe do sistema One Pedal, com dois níveis de atuação e aleta de regeneração. Tem ainda recursos avançados, como frenagem autônoma de emergência também em marcha a ré e correção da direção em caso de risco de colisão lateral.

 

Para o conforto, o elétrico oferece climatização adaptativa da cabine. A temperatura do ar-condicionado, volante e bancos se ajusta automaticamente conforme o clima externo. O ambiente pode ser pré-ajustado por dia e horário de acordo com a rotina do usuário.

Outra inovação é o fato de o carro ser totalmente conectado. Ou seja, não requer – nem permite – um smartphone para projetar aplicativos e mapas online, por exemplo. Utiliza exclusivamente o sistema Google built-in com navegação integrada específica para EVs, indicando inclusive a autonomia do veículo no destino e possíveis pontos de recarga. Por isso, não há conexão Andoid Auto ou Apple Carplay.

A tela enorme de 17,7 polegadas compõe o cockpit virtual. O pacote de conectividade conta ainda com Wi-Fi nativo, serviços de proteção e telemetria do OnStar, aplicativo para comandar funções à distância e atualização remota de sistemas eletrônicos.

 

O Equinox EV foi concebido para ser um veículo zero emissão. Por isso a arquitetura é própria de uma geração mais tecnológica de EVs. As baterias trazem uma composição química avançada para maior capacidade de armazenamento de energia, maior autonomia, maior velocidade de recarga e maior durabilidade, permitindo assim uma experiência de recarga mais ágil e conveniente.

A configuração de baterias é composta por 10 módulos e 85 kWh de capacidade. O veículo tem a maior autonomia da categoria: 443 km, de acordo com o ciclo do Inmetro. A velocidade de recarga é de até 22 kW (AC) e 150 kW (DC). Na prática, é possível somar 130 km de autonomia em aproximadamente 10 minutos.

Na pista, o crossover mostra disposição, com acelerações e retomadas. São 4.840 mm de comprimento, 1.954 mm de largura e 2.336 kg. Mesmo assim, o modelo de 292 cv e 46 kgfm consegue arrancar de 0 a 100 km/h em apenas 5,8s e realizar manobras de retomada de 80 a 120 km/h em meros 4,8s.

 

Outra característica é o baixo centro de gravidade da carroceria, já que a massa está concentrada na base da plataforma. O comportamento dinâmico e a estabilidade impressionam positivamente.

O Equinox EV é o quinto dos seis lançamentos anunciados para 2024. Ele se junta ao excepcional Blazer EV RS, de conceito mais esportivo no portfólio de veículos premium zero emissão. A marca trabalha para oferecer veículos cada vez mais sofisticados e tecnológicos no país.

 

Informações e imagens: assessoria GM