Pulse e Fastback foram os Fiat escolhidos para estrear a tecnologia híbrida. O motor 1.0 turbo T200 Hybrid passa a equipar as versões Audace e Impetus do Fastback e do Pulse.
Os dois carros são os primeiros Fiat no trabalho da Stellantis para desenvolver a tecnologia Bio-Hybrid. De lá veio a plataforma Fiat Hybrid. A proposta é oferecer mobilidade limpa, segura e acessível no Brasil e na América do Sul. O Polo Automotivo Stellantis de Betim, no Brasil, é o centro global da empresa no desenvolvimento desta tecnologia. Durante os próximos anos, mais de 40 novos modelos e oito powertrains, incluindo opções híbridas e 100% elétricas, serão lançados pela Fiat e as demais marcas da Stellantis com parte dos R$ 32 bilhões em investimentos até 2030.
Motor T200 Hybrid
Nas versões híbridas do Fastback e do Pulse, segue o motor T200 Flex e o câmbio CVT de sete velocidades simuladas. O conjunto gera 130 cv e 20,4 kgfm de torque. O sistema híbrido deixou o Fastback 11,5% mais econômico na cidade com gasolina e 9,8% no etanol. O Pulse reduziu 10,7% o consumo, tanto na gasolina, quanto no etanol no ciclo urbano.

O sistema híbrido da Fiat possui um motor elétrico que substitui o alternador e motor de partida. Esse sistema híbrido é capaz de gerar torque adicional para o motor a combustão e energia elétrica para carregar as baterias de chumbo-ácido de 68Ah e de íon de lítio de 11Ah, ambas de 12V, que fornecem energia ao motor elétrico. O sistema gera potência de até 3kW.
São duas baterias de 12V, sendo uma de chumbo-ácido, localizada no cofre do motor, e outra de íon de lítio, localizada abaixo do banco do motorista). Um módulo de comutação controla as duas baterias de acordo com a estratégia da central eletrônica. O motor elétrico de 12V e 3kW fica conectado ao motor de combustão e é alimentado pela bateria de íon de lítio, que substitui o alternador e o motor de partida.
A operação acontece com quatro modos, durante a condução do carro. Uma delas é o Start-Stop desliga o motor a combustão durante paradas e não pode ser desativado. O “e-Assist” dá assistência do motor elétrico ao motor a combustão em acelerações e retomadas.
O alternador inteligente trabalha conforme a condição das baterias. No modo alternador, recarrega. No modo neutro, quando elas estão carregadas, mantém a carga. Por fim, há função de regeneração, capaz de reaproveitar até 25% da energia que seria desperdiçada em um motopropulsor convencional. O motorista acompanha os ciclos pelo painel do carro.
Fastback híbrido
O crossover coupé da Fiat chega híbrido nas versões Audace e Impetus, com motor 1.0 turbo. Em termos de conteúdo, os pacotes seguem os mesmos. A diferença fica por conta da opção do Azul Amalfi, que até então, não havia chegado ao modelo. O Fastback é construído sobre a plataforma MLA, consagrada pela robustez de Argo e Strada.
Desde a versão Audace, é equipado com sistemas de assistência à direção, com frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa, e a comutação dos faróis. A central multimídia de 10,1 polegadas agora está presente de série nessa versão. O modelo conta ainda com carregador por indução, navegação embarcada, controle de estabilidade, câmera de ré e ar-condicionado automático digital que possui saída para fila traseira para maior conforto térmico.

Pulse híbrido
O Pulse foi o primeiro crossover da Fiat. As duas versões com motor 1.0 turbo ganharam o sistema híbrido. A versão topo Impetus tem painel digital e sistemas de assistência ao condutor com frenagem automática de emergência, assistente de Permanência em Faixa, e a comutação dos faróis.
Preços
Pulse Audace T200 Hybrid AT – R$ 125.990
Pulse Impetus T200 Hybrid AT – R$ 140.990
Fastback Audace T200 Hybrid AT – R$ 151.990
Fastback Impetus T200 Hybrid AT – R$ 161.990
Informações e imagens: assessoria Stellantis