O Chevrolet Monza foi um dos carros que mais fez sucesso na década de 1980 e revolucionou a indústria nacional no seu lançamento. Ainda há unidades preservadas e com muita história para contar. É o caso deste Chevrolet Monza SL/E 1.8 1988.
Este Monza está com o mesmo proprietário desde 1996. Foi o carro da família por bons anos e levou cinco pessoas em várias viagens entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina pela BR-101, ainda antes da duplicação. Hoje ele tem seu merecido descanso e sai de casa em ocasiões especiais ou em alguma eventualidade.
O Monza de 1988
Na década de 1980, as atualizações nos carros eram sempre muito discretas e às vezes até passavam despercebidas para a maioria das pessoas. Para o ano de 1987, a Chevrolet promoveu mudanças na grade dianteira do Monza e também aplicou uma porção plástica na parte inferior do para-choque. O que melhorou sutilmente a dianteira do carro.
Também foi para esse ano que o motor 2.0 foi apresentado, para concorrer com o Volkswagen Santana 2000. O exemplar de 1988 dessa reportagem já tem essas mudanças. Porém é equipado com o motor 1.8 a álcool. Uma configuração de apenas 40% dos carros vendidos na época.
Ainda que a versão Classic seja a mais idolatrada, o Monza SL/E era o mais visto nas ruas. Mesmo com uma pintura desgastada pelo tempo, este tem todos os detalhes originais de fábrica. Entre eles, os frisos nos para-choques, borrachões na lateral com os emblemas de identificação do modelo e, principalmente, as rodas de liga leve com as tampas originais.
Dentro do porta-malas, o estepe é verdadeiramente uma quinta roda. No interior do carro, o acabamento em veludo se destaca. É exatamente aquele acabamento primoroso e requintado dos modelos dos anos 80, que hoje deixa saudade em muita gente.
Dirigindo
Sentar ao volante de um Monza de 1988 é uma experiência que marca. Sem direção hidráulica nem ar condicionado, ainda assim o volante é leve. Os vidros manuais podem permanecer abertos junto com o quebra-vento, bastante tradicional nos Monza de duas portas.
O painel de instrumentos da versão SL/E é bastante completo. Tem conta giros, indicador de temperatura do motor e até mesmo um econômetro. Envolvente, todo o painel tinha linhas bastante modernas para a época e que foram preservadas durante toda a produção do Monza. Este ainda inclui um relógio digital próximo ao rádio.
A suspensão macia da Chevrolet é uma característica muito marcante deste Monza, assim como o bom torque e a passagem suave e certeira das marchas. Apertar um pouco mais o acelerador faz o ponteiro do conta giros subir rápido e o Monza ganha velocidade. O que mostra o vigor do desempenho mesmo nos dias atuais.
Muitos Monza foram produzidos mas hoje é difícil encontrar um que tenha todas as suas características originais e preservadas. É o caso deste que a gente também apresenta em vídeo aqui na plataforma Eu Dirijo. Acesse nosso canal no You Tube para conferir o review completo.
Reportagem: Guilherme Rockett
Fotos e imagens: Marco Escada/1ponto8