Commander ganha motor 2.2 diesel

A Jeep anunciou a chegada do Commander 2025 com a nova motorização 2.2 Turbodiesel. O modelo, disponível na versão Overland, entrega 200 cv de potência e 450 Nm de torque, com melhora no desempenho em comparação à versão anterior. O preço sugerido é de R$ 309.990.

Com a nova motorização, o SUV reduz o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h para 9,7 segundos, frente aos 11,6 segundos do motor anterior de 170 cv. As retomadas também foram aprimoradas, com tempos de 6,2 segundos de 60 a 100 km/h e 7,8 segundos de 80 a 120 km/h. A autonomia foi ampliada, otimizando o consumo de combustível.

O motor 2.2 Turbodiesel traz tecnologias como cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, coletor de admissão variável, injeção de diesel de alta pressão (2.000 bar) e turbocompressor de geometria variável com wastegate eletrônica. Conta ainda com intercooler ar-água, duplo circuito de refrigeração e sistema de pós-tratamento de gases com injetor de ureia.

O Commander mantém a oferta de tecnologias de condução semiautônoma de nível 2, incluindo alerta de colisão com frenagem automática, detecção de ponto cego, alerta de mudança de faixa, reconhecimento de placas de velocidade e park assist. A tração 4×4 com reduzida, câmbio automático de nove marchas e seletor de terrenos garantem versatilidade em diferentes condições de uso.

Produzido no Polo Automotivo Stellantis de Goiana (PE), o Commander se mantém como o único SUV de sete lugares a diesel no mercado brasileiro com tecnologia ADAS de nível 2. Além disso, oferece porta-malas com até 1.760 litros de capacidade quando os bancos traseiros estão rebatidos. O modelo tem cinco anos de garantia e assistência 24 horas em todo o território nacional.

 

Compass diesel se despede

Desde o lançamento das versões equipadas com o motor 2.0 turbo a gasolina, a oferta do diesel no Jeep Compass estava restrita a apenas uma versão. A consagrada Limited era a única com opção do motor 2.0 diesel. O propulsor estava na gama da Jeep desde o início da produção do Renegade. Nos dois modelos era opção para quem buscava desempenho, tendo em vista que os antigos 1.8 e 2.0 flex eram mais comedidos.

Isso mudou com a chegada do 1.3 turbo e, mais recentemente, do novo Hurricane 2.0 turbo. Ele tornou o Compass uma referência em perfórmance com resposta instantânea e números dignos de um carro esportivo. Esse modelo preserva a tração 4×4, porém em um desenho voltado para a perfórmance. Ao não mais oferecer o Jeep Compass com motor diesel, a marca acaba de vez com a opção mais aventureira do modelo, para quem buscava mais capacidade no off-road.

Veja o review abaixo do Jeep Compass Trailhawk 2022, em um dos seus últimos anos de produção.

 

Da redação, com informações e imagens assessoria Stellantis