Ele vem pra ser porta de entrada nos sete lugares
O Citroën C3 Aircross foi apresentado no Brasil e na Índia e chega ao mercado no fim de 2023. A proposta é ser um modelo acessível para levar até sete pessoas e com o maior porta-malas entre seus rivais diretos. O modelo foi desenvolvido ouvindo a demanda de um consumidor carente de opções que somassem robustez, tecnologia, espaço e versatilidade em um pacote elegante e capaz de carregar toda a família – e sua bagagem.
O C3 Aircross é segundo produto do projeto C-Cubed e será produzido na América do Sul. Olhando por fora, a primeira impressão é de um C3 esticado, bem ao estilo station wagon. A porta traseira é maior e o corte da tampa do porta-malas é reto. Como todo o crossover atual, a suspensão é elevada e ele tem apliques plásticos para reforçar essa imagem. O modelo deve ter opções de cinco e sete lugares.
Como é o C3 Aircross
A pintura em dois tons está presente assim como o C3 hatch. A dianteira é dividida por duas linhas retas, que formam um “Y” nas extremidades e se aproximam em direção ao centro do carro, formando o Duplo Chevron que identifica todos os modelos da Citroën. O para-choque frontal está mais proeminente, o capô é elevado com vincos longitudinais e os para-lamas alargados têm arcos pretos.
Na lateral se destacam as amplas portas traseiras, projetadas para otimizar o acesso à segunda e terceira fileira de assentos. Elas fazem a ponte do estilo do C3 para a traseira mais comprida, que se fecha com a coluna C larga e as últimas janelas. São 4,32m de comprimento até as lanternas, com o formato em C mais intenso em direção ao para-lama traseiro.
Os conjuntos ópticos são unidos por um elemento visual na tampa do porta-malas. O para-choque é uma peça que protege o modelo ao mesmo tempo em que destaca o amplo vão-livre de 200mm. A tampa reta é bem ao estilo SW, capaz de abrir toda a traseira do carro e facilitar na hora de por bagagem.
O interior
Sai o painel simples e sem conta-giros do C3 hacth e entra um quadro de instrumentos digital com tela customizável de 7”. Em se tratando de Stellantis, podemos imaginar que seja a mesma tela usada na linha Fiat e Jeep. Ela trabalha com a mídia Citroën Connect Touchscreen de 10”, equipado com integração Android Auto e Apple Carplay sem fio. E como a conectividade está presente em todas as famílias, o Novo SUV C3 Aircross pode ser equipado com até cinco conectores USB, garantindo que todos a bordo possam usar e recarregar seus smartphones.
Segundo a marca, o novo modelo é equipado com uma suspensão capaz de absorver as mais diferentes irregularidades do piso, possui bancos macios em dois tons e entrega a todos os ocupantes um passeio tranquilo. Esse bem-estar continua na climatização da cabine, graças ao exclusivo sistema de ventilação no teto
Os dois bancos da terceira fileira são individuais e removíveis: o cliente pode usar ambos, somente um ou retirá-los completamente, ampliando o já vasto porta-malas. Com aproximadamente 8kg cada, o processo de remoção dos assentos é simples e intuitivo. Essa versatilidade dá ao Novo SUV C3 Aircross o maior compartimento para bagagens entre seus concorrentes diretos no segmento, com até 489 litros de volume pelo padrão VDA.
A criação do C3 Aircross
Seu desenvolvimento ocorreu em diferentes regiões do planeta e foi ajustado de acordo com as necessidades locais. O centro de desenvolvimento do grupo na América do Sul, em Betim (MG), foi responsável por aplicar todo o seu conhecimento do mercado local. Uma equipe com mais de 350 pessoas participou do desenvolvimento do Citroën C3 Aircross na região, usando os laboratórios e campos de prova que a Stellantis dispõe na América do Sul e também em outros continentes.
A expectativa é que o Aircross chegue com o motor 1.6 16V da linha do C3 para as versões de entrada e o 1.0 turbo da linha Fiat para os topo de gama. O modelo está previsto para ser lançado na América do Sul no final de 2023, quando mais detalhes serão revelados.