C3 You! Versão topo. Mas não esportiva

Ao dirigir a versão You do Citroën C3 uma coisa fica bem clara: ela não é esportiva nem pensada para uma tocada mais firme e forte. Entretanto tem um ótimo motor, ágil e econômico, um conjunto de equipamentos mais completo e um visual descolado.

Os apliques azuis nas molduras dos faróis de neblina são o destaque na frente. Aqui os filetes da grade com o símbolo da marca são cromados e terminam nas luzes de condução diurna em led, junto aos faróis principais. As rodas aro 15, mesma das outras versões, ganham pintura preta. A lateral tem adesivos na parte inferior e o logo “You!” em relevo. Sobre o teto estão as barras longitudinais. Contrastante, o teto é sempre preto e a carroceria fica em dois tons quando o C3 You vem nas cores branca, cinza Granito ou cinza Artense. Para o ano/modelo 2025, há opção do carro todo em preto.

 

Na traseira, seguem as são lanternas incandescentes e a versão ganha o emblema “Turbo 200” para identificar o motor mais potente. Há câmera de ré mas não há sensores de estacionamento. O porta-malas tem 315 litros de capacidade e algumas amenidades como iluminação e ganchos para pendurar sacolas. Só não pode abusar no peso porque eles são frágeis.

Interior

Ao abrir a porta, o revestimento é todo em plástico. O destaque do You fica para os bancos, em couro sintético, tal como as versões topo de Aircross e Basalt. O painel tem aplique em tom diferente na parte central. Botões do ar condicionado são bons de manusear e há uma espécie de prateleira logo abaixo, bem própria para guardar o celular.

A tela de mídia é o Citroën Connect, de dez polegadas na horizontal. Nela estão controles do rádio e conexão com celulares, que pode ser feita sem fio. O som tem bons graves e a qualidade é boa para um compacto. A câmera de ré tem baixa resolução e apenas cumpre com a função. O que a mídia deixa a desejar é por não ter uma tela com informações do computador de bordo do carro, como acontece nos modelos da Fiat.

Isso porque o cluster do C3 é aquele painel de instrumentos com a tela pequena, sem conta-giros e quase com números de calculadora. Há indicador de temperatura, nível de combustível, hodômetros e apenas uma marcação de consumo médio. Fica devendo um painel digital pelo menos como opcional. E não é possível ver no painel se o botão Sport está acionado. Ele fica escondido atrás do volante e muita gente até vai esquecer dele.

O banco traseiro tem bom conforto e o espaço de pernas é bom, em se tratando de um hatch compacto. Porém sem luxos e com a posição dos botões dos vidros entre os bancos dianteiros, que obriga o os passageiros a se projetar para a frente.

 

Motor

O 1.0 turbo T200 da Stellantis está sob o capô deste C3. É um dos motores mais atuais oferecidos hoje, com tecnologia de ponta. Uma delas é a válvula westgate eletrônica, que controla os gases do turbo e libera o que for desnecessário, quando a tocada for mais leve. Por outro lado, pode encher rápido o turbo quando o motorista demanda potência. Outra tecnologia é o sistema Multiair, uma variação mais aprimorada na fase de admissão do motor. Ele altera o tempo de abertura das válvulas e o tamanho dessa abertura para enriquecer a mistura dentro do motor e entregar mais desempenho ou reduzir a quantidade de combustível injetada e aumentar a economia. Assim, o motor casa desempenho com ótimo consumo.

São 125 cv de potência com gasolina e 20,4 kgfm de torque com qualquer combustível. Para um carro com 1,1 mil kg de massa, é garantia de agilidade e muito desempenho. A velocidade máxima é de 194 km/h e a aceleração de zero a cem km/h acontece em 8,4 segundos, de acordo com a ficha técnica.

O resultado disso é uma aceleração sempre pronta para entregar desempenho na cidade. Você arranca na frente dos outros carros em um semáforo ou faz ultrapassagens com muita agilidade. E precisa controlar para não superar o limite de velocidade na cidade. É por isso que o C3 You deveria ter um pacote de opcionais para reunir o painel digital do Basalt, sensor de estacionamento, controle de cruzeiro e limitador de velocidade.

Para suportar o desempenho do motor 1.0 turbo, a versão You teve freios e suspensão recalibrada. Está mais firme porém dentro do conceito do tapete voador. Em um piso irregular, você vai sentir sutilmente mais a imperfeição, caso já tenha dirigido o C3 1.0 aspirado.

Não é uma suspensão pensada para performance nem para uma tocada forte na estrada. Em curvas o C3 You inclina e esse conjunto não conversa com o motor potente. Um usuário mais experiente vai perceber que ele anda mais do que se segura. Não é o C3 You o sucessor do Up TSi. Isso não o torna um carro ruim. Porém é uma ressalva importante a ser feita antes de considerar o You para compra.

Antes de encerrar, importante falar das médias de consumo, ótimas por sinal. Em percurso urbano, é fácil chegar a 12,5; 13 km/L. Na estrada, a média foi de 17,5 km/L em piso plano e velocidade constante. Mais uma vez a prova de que desempenho e consumo são pontos fortes desse C3.

 

Reportagem e fotos: Guilherme Rockett

Veja o review no nosso canal

Galeria de fotos