Fotos cedidas: Marco Escada, fotógrafo automotivo
O Ford Escort surgiu na versão Hobby em 1992, ano da apresentação do novo Escort e permaneceu no mercado até 1996. O Hobby foi a aposta da Ford para uma opção mais barata. Por isso, o modelo preservava a carroceria antiga.
O Ford Escort Hobby 1.0 apresentado aqui na plataforma Eu Dirijo é um anúncio particular. O carro é ano 1995, exatamente na metade do ciclo da versão Hobby, quando ela já recebeu detalhes estéticos como os frisos vermelhos que, no carro anunciado, se harmonizam com a pintura no mesmo tom.
Os para-choques em tom cinza são originais e apresentam o desenho com as garradeiras dianteiras incorporadas, semelhante ao usado no Escort XR3. Faróis originais Cibiê estão preservados e hoje contam com lâmpadas de led.
A personalização, de bom gosto, fica por conta das rodas em liga-leve Ford, que foram oferecidas a partir da linha 1997, já no Escort “Zetec”. Ou seja, um acessório ainda dentro da originalidade. Os pneus são da marca Pirelli, modelo Cinturato P1.
Na parte traseira, destaque para o alinhamento de lanternas e o emblema da concessionária Copagra, de Porto Alegre. Um bom indício da preservação do exemplar.
Na parte interna, destaque para o volante mais atual, com grip para dedos, semelhante ao XR3, original de fábrica e com o emblema Ford imaculado. Bancos e toda a tapeçaria do carro limpos e em estado impecável.
O Escort Hobby era a versão de entrada. Mas este aqui anunciado conta com o pacote mais completo de opcionais que era possível incluir. Estão aqui ar quente, limpador e desembaçador traseiro, espelho retrovisor direiro e ainda o relógio digital no teto. Raro e bastante cultuado pelos entusiastas. Como acessório, estão instalados os vidros elétricos.
Cabe destaque ainda as plaquetas junto ao cofre do motor. Uma delas com a identificação do modelo, característica dos Escort, outra com informação da Autolatina, formada a partir da união de Ford e VW na época.
A manutenção deste Escort Hobby está plenamente em dia com bobina nova assim como os cabos de embreagem, freio de mão e acelerador. Filtros de combustível e óleo foram substituídos recentemente.
Na suspensão, foram substituídas barras axiais, bracos oscilantes, borrachas estabilizadoras e terminais de direção. O que garante a segurança para condução e tranquilidade em caso de uso diário.
Destaque ainda para o kit de bordo com manual do proprietário e chave reserva. Há ainda rádio AM/FM com entrada USB e películas nos vidros.
Aqui, dois detalhes importantíssimos de originalidade: o relógio digital opcional e o parabrisa degradê.