Híbrido é aquele carro que tem dois conjuntos propulsores: um motor a combustão e outro elétrico com capacidade para tracionar as rodas. Híbrido leve é o tipo de modelo em que o motor elétrico será menor e vai auxiliar o propulsor a combustão em arrancadas e até pode manter o carro por alguns momentos em velocidade constante.
Assim é o Kia Stonic, o crossover compacto da marca vendido aqui no Brasil e anunciado aqui na plataforma Eu Dirijo. Nosso Stonic está em estado de zero km, com apenas 1600 km rodados. Ele chegou a Porto Alegre através da concessionária Kia Sun Motors, referência no Rio Grande do Sul.
Vendido em versão única SX, o Stonic tem faróis com bloco elíptico. Os auxiliares são em led. Na lateral, rodas de liga-leve diamantadas aro 17. O teto tem pintura vermelha e contrasta com o branco da carroceria. A combinação veio de fábrica. Na traseira, aplique cinza no para-choque e luzes de neblina e ré na parte inferior.
O carro é impecável e está exatamente como saiu da fábrica. O interior segue o bom acamanento da linha Kia com encaixes perfeitos. Os bancos são em couro e tecido. Vidros, espelhos e travas elétricas, direção elétrica, ar condicionado digital, câmbio automático de sete marchas e tela multimídia completam o pacote.
Como dissemos no início, são dois motores neste Kia Stonic. O motor a combustão Kappa é 1.0 turbo com três cilindros e injeção direta de combustível na câmara. Ele gera 118 cv de potência e 17,7 kgfm de torque. O motor elétrico tem 2 kgfm de torque. Combinados, chegam a 120 cv e 20,4 kgfm.
Essa tecnologia permite um consumo de 13,7 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada. A grande vantagem é que na cidade o motor elétrico atua mais vezes no trânsito e reduz o gasto de combustível.
Com baixíssima quilometragem, a integridade do Stonic anunciado é plena. O carro tem alinhamento de peças no exterior, sem marcas de uso. Rodas e para-choques estão impecáveis.
O interior mantém o mesmo padrão, praticamente intocado, tal como quando saiu da concessionária.
Quando comparado com outros modelos crossover como Fiat Pulse, Volkswagen Nivus ou Renault Kardian, a grande vantagem do Stonic é ser um carro híbrido, já com eletrificação. E entre esses modelos, ainda é o único a oferecer a tecnologia.
Se gostou do carro faça contato com nosso consultor: RONALDO DIEHL – (51) 9 8148-4685