A Copa Hyundai HB20, abriu a temporada de 2024 no Autódromo Internacional Orlando Moura, em Campo Grande (MS). A categoria corre pelos principais autódromos brasileiros, reunindo grids de até 40 carros.
A competição segue dividida em três categorias: Super, para iniciantes e pilotos de trajetórias mais recentes; Elite, com foco em competidores de nível intermediário; e Pro, dedicada aos pilotos mais experientes e com maior histórico de competições. Em sua quinta temporada, a Copa Shell Hyundai HB20 conta com seis patrocinadores, sendo eles Shell, Gabardo, Brazzo, Hyundai Financiamentos e Goodyear. Também apoiam a competição as marcas Hipper Freios, Monacco, Tecpads, Inflow e Real Radiadores.
Os carros são o modelo HB20 da Hyundai, equipados com motor 1.6 aspirado e câmbio automático com sistema de troca no volante. Os carros foram fabricados em um lote único na Hyundai para que sejam exatamente idênticos entre si. Depois receberam preparação pela equipe H-Racing, com os mesmos equipamentos resistentes e duráveis, para garantir que nenhum piloto fique em desvantagem e, principalmente, proporcionar maior sinergia dos custos envolvidos.
Tudo isso permite atingir uma cavalaria 20% superior à original – cerca de 160 cv –, podendo alcançar 200 km/h. Todos os carros são abastecidos com etanol Shell V-Power.
Em 2024 a Copa Hyundai HB20 terá oito etapas que acontecerão aos finais de semana, no formato “rodada dupla” para os carros, ou seja, haverá duas corridas que vão garantir o mesmo número de pontos na classificação geral. A meta é reduzir custos, já que os pilotos utilizarão as mesmas estruturas e logística, sem prejudicar o lado esportivo do campeonato. O total será de 16 provas na temporada.
Desde sua criação, em 2019, a Copa Hyundai HB20 já realizou mais de 70 provas, com aproximadamente 40 carros no total em cada temporada. Durante os quatro anos de disputas, zero intercorrências referentes a motorização da fabricante sul-coreana. A competição é também a que mais cresce na história do automobilismo nacional e tem se mostrado uma excelente plataforma dentro e fora dos circuitos, com disputas emocionantes na pista e atraindo mais de 100 marcas que alavancam a iniciativa B2B, com ações de relacionamento e engajamento de clientes.
Quanto custa uma temporada da Copa Hyundai HB20?
O investimento previsto para a temporada completa da Copa Hyundai HB20, por veículo inscrito, é de R$ 250 mil, o que contempla um pacote de serviços que permite ao piloto simplesmente “sentar e acelerar”, com base no conceito seat and drive.
O que é oferecido para cada piloto?
O valor de R$ 250 mil pela temporada contempla o veículo durante o período do campeonato, sua manutenção e a preparação para cada etapa; o suporte de engenheiros, mecânicos e telemetristas a cada etapa; a logística do veículo para cada autódromo; a estrutura de pista e autódromo; um (1) novo jogo de pneus para cada etapa (serão usados às sextas, sábados e domingos) e combustível para todo o final de semana.
Como os carros saem da fábrica?
Saem de fábrica pintados na cor branca, sem bancos, acabamento interno, quadro de instrumentos, sistema de áudio e de ar-condicionado, estepe e janelas laterais.
O que é acrescentado nos carros pela H-Racing?
A H-Racing acrescenta reforço estrutural no habitáculo do piloto (santantônio), composto por arco em aço-carbono com oito pontos de fixação, cinto de segurança com seis pontos, extintor de incêndio, sistema de telemetria, injeção ProTune PR4, policarbonato nas janelas laterais e na tampa do porta-malas, suspensão de competição e rodas 15×6. Também são acrescentados banco esportivo tipo concha, provado e aprovado por cada piloto, e identificação visual dos carros, conforme os patrocínios exclusivos dos competidores.
Calendário da Copa Hyundai HB20
14/04 – Goiânia/GO
16/06 – Nova Santa Rita/RS
04/08 – Interlagos/SP
01/09 – Cascavel/PR
13/10 – Mogi Guaçu/SP
17/11 – A Definir
08/12 – Goiânia/GO
Ficha técnica dos carros da Copa HB20
MOTOR
Gamma 1.6l 16V
DOHC CVVT Flex
4 em linha
Posição Transversal anterior
Bloco e cabeçote em Alumínio
Diâmetro (mm) X curso dos pistões (mm)
77,0 X 85,4
Cilindrada (cm³)
1.591
Potência máxima (cv @ RPM)
160 (E) @ 6.500 RPM
Torque máximo (m.kgf @ RPM)
17,8 (E) @ 5.400 RPM
ALIMENTAÇÃO
Comando de válvulas
DOHC CVVT
Comando duplo, variável na admissão
TRANSMISSÃO
Automática 6 marchas
Tração Dianteira
FREIOS
Dianteiro Disco ventilado
Traseiro Tambor
PNEUS E RODAS
195/55 R15
Suspensão (dianteira e traseira)
McPherson (dianteira), eixo de torção (traseira), com amortecedores e molas de competição, calibrados para cada circuito
DESEMPENHO
Velocidade máxima (km/h): 200km/h (E)
Aceleração de 0 a 100 km/h (s): 10,2 (E)
SEGURANÇA
Arco em aço-carbono com oito pontos de fixação, cinto de segurança com seis pontos e extintor de incêndio. * Equipamentos de segurança homologados pela FIA/CBA.
TECNOLOGIA
Sistema de telemetria incorporado
Informações e imagens: assessoria Hyundai