Pegue a lupa do Inspetor Bugiganga e a visão além do alcance dos Thundercats para identificar na foto acima o que mudou na frente do Toyota Corolla na linha 2024. Enquanto você procura, já fique sabendo que o sedã da Toyota chega com preços partem de R$ 148.990,00 até R$ 198.890,00.


A partir da versão XEi, o Corolla 2024 recebe nova grade frontal. Ela abandona as filetes horizontais para um desenho em forma de colméia, com aberturas exagonais. A versão GLi, o carro preto da foto, segue com a grade anterior. Assim você pode comparar os dois desenhos. As rodas de 17 polegadas das versões mais caras estão diferentes conforme a versão, como você vai ver nas fotos ao longo desta reportagem.

A versão GR-Sport do sedã ganha novas rodas com pintura escurecida, além de teto solar, item solicitado pelos clientes dessa versão. O Toyota Gazoo Racing possui alterações mecânicas que priorizam uma dirigibilidade mais esportiva. No caso do Corolla, as mudanças estão na suspensão, com molas e amortecedores mais firmes, braços estruturais ligados ao chassi e defletores na parte inferior do carro, além de interior diferenciado padrão GR-S.
Tecnologia interior
Desde quando a geração atual do Corolla chegou, uma das coisas que destoavam no requinte e bom gosto era o painel de instrumentos. Os mostradores eram simples para a proposta do carro. Agora, a partir da versão XEi chega o cluster totalmente digital de TFT com tela de 12,3 polegadas. A versão GLi recebeu o cluster com tela de 7” que antes equipava a versão Altis.
Para todas as versões a multimídia tem tela de 9” com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. Também foram adicionadas saídas de ar-condicionado para o banco traseiro e duas saídas USB-C para maior comodidade dos passageiros, desde a versão de entrada GLi.
Trazendo mais conforto e pensando na redução de ruído na rodagem do veículo, a Toyota equipou as versões XEi, Altis Premium, Altis Hybrid e Altis Hybrid Premium do Corolla com pneus 215/50/R17, mais estreito que o largura 225 anterior e alguns milímetros mais alto também. Ainda que mais bonitos, nem todos os donos gostaram dos pneus finos que a Toyota passou a usar.
As versões topo de linha Altis Hybrid Premium e Altis Premium flex receberam acessórios originais que agregam sofisticação e proteção, como friso lateral inferior com detalhes cromados, aplique cromado no farol de neblina dianteiro, soleira iluminada e kit de segurança das rodas de liga leve.
Segurança: todos com assistências
Desde a linha 2023, todas as versões do modelo passaram a trazer de série a tecnologia do sistema de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS), pacote com recursos como o Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS), Sistema de Assistência de Permanência de Faixa (LTA), com função de Alerta de Mudança de Faixa (LDA), faróis altos automáticos (AHB) e Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC). Na linha 2024, a partir da versão XEi, o modelo traz aprimoramentos no Sistema de Pré-Colisão Frontal, com mais precisão na identificação de pedestres e ciclistas.

O sedã é equipado de série com sete airbags, câmera de ré com projeção na central multimídia, cinto de segurança de três pontas e freios ABS com EBD. Na linha 2024, as configurações GR-Sport, Altis Premium e Altis Premium HEV passam a contar ainda com sensores de alerta de ponto cego e alerta de tráfego cruzado traseiro.
Motor e potência
As versões do Corolla equipadas com o motor 2.0 Dynamic Force Dual VVT-iE 16V DOHC entregam até 175 cv a 6.600 rpm e torque de 21,3 kgfm a 4.400 rpm. A marca promete menor consumo, auxiliado pelas novas medidas de pneus porque diminui a resistência à rolagem do carro. Os números chegam a 8,4% no consumo rodoviário quando movido a etanol. Já nas configurações híbridas flex, que combinam um motor 1.8 16V ciclo Atkinson, de 101 cv de potência, com dois motores elétricos de 72 cv e 16,6 kgfm de torque, o ajuste nas medidas dos pneus resultou em eficiência 12% superior na estrada com etanol.
Todas as versões estão disponíveis nas cores Branco Lunar, Preto Eclipse, Vermelho Granada, Cinza Celestial, Cinza Granito, Prata Supernova e Branco Polar. A configuração GR-SPORT segue oferecida nas três cores Preto Eclipse, Vermelho Granada e Branco Lunar. Não há mais opção do tom de azul.
Informações e imagens: assessoria Toyota