Na onda do preço mais baixo, Fiat e Jeep lançam versões mais baratas de Fastback e Commander. O valor menor compensa as perdas em equipamentos nos dois modelos.
Fiat Fastback Turbo 200
Por fora, o crossover em estilo coupé da Fiat perde as rodas diamantadas e apliques cromados, que estão presentes na versão Audace. Ela, agora, se torna a opção intermediária do modelo. A versão mais barata perde sistemas de auxílio ao condutor, como frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança involuntária de faixa e farol alto automático. Além disso, a outra perda é o carregador de celular por indução.
Seguem presentes o ar-condicionado automático digital, o câmbio automático do tipo continuamente variável (CVT) e a central multimídia com tela de oito polegadas e a conexão com celulares sem fio. O quadro de instrumentos tem a tela central de 3,5 polegadas e ponteiros para conta-giros e velocímetro. Fica até mais bonito que a tela digital da versão topo Impetus. Os sensores traseiros de estacionamento também estão presentes, assim como alarme e quatro airbags.
Por fora, o modelo fica mais sóbrio sem os cromados. Ele segue com rodas de liga leve aro 17 polegadas e pintura padrão. De acordo com a informação divulgada pela Fiat, o preço da nova versão é de R$119.990. Com o desconto do programa do governo federal, o preço ao consumidor é de R$115.990.
O motor é o mesmo 1.0 turbo com 125 cavalos de potência quando abastecido com gasolina. Ele vai de zero a 100 km/h em 9,4 segundos. A promessa da marca é que o consumo rodoviário chegar 14,5 km por litro.
Jeep Commander Longitude
A versão mais barata do crossover de sete lugares da Jeep já vinha sendo especulada há algum tempo. Assim como o Compass, ela também se chama Longitude e vem equipada com o motor 1.3 turbo de 270. Em relação a Limited, que agora se torna a intermediária, o Commander Longitude perde o aviso de colisão frontal com detecção de pedestres, o aviso de mudança de faixa e o sistema Adventure Inteligence na central multimídia. A tela segue sendo de dez polegadas. O modelo também deixa de ter comutação automática dos faróis, detector de fadiga do motorista, painel frontal com o acabamento em tecido suede e o piloto automático adaptativo. Outra perda é o carregador de celular por indução.
Ainda assim, a versão de entrada preserva chave presencial, câmbio automático de seis marchas, bancos com revestimento em couro e tecido, faróis de neblina, conjunto de iluminação em led, controle de cruzeiro, espelhos retrovisores com rebatimento automático, sensor de chuva e o banco elétrico para o motorista.
O Jeep Commander tem sete lugares e porta-malas que pode variar entre 233L , com todos os acentos em posição, até 1760L, com as duas fileiras traseiras rebatidas. É uma das opções mais interessantes para quem precisa de um veículo de sete lugares. Mesmo sendo um carro maior, preserva o sensor de ponto cego e o sistema de auxílio de estacionamento.
O motor 1.3 turbo gera 185 cavalos e 270 N metro de Torque. O preço da versão Longitude é de R$229.900.