Fiat Pulse chega aos 150 mil carros. Vale?

O Fiat Pulse somou 150 mil unidade fabricadas. O modelo chegou em outubro de 2021 para ampliar a linha da marca. Além de ser comercializado no Brasil, o veículo é exportado para 12 países da América Latina. Mas no fim das contas o Pulse inaugura uma categoria ou substitui outros produtos da Fiat?

O design é contemporâneo e o modelo veio com tecnologia de ponta graças aos assistentes à condução. Em 2024, até maio, a marca está na terceira posição do ranking de SUVs com 10,3% de participação no segmento. Aos olhos da Fiat e da classificação de mercado, o Pulse é um SUV. Mas para nós, aqui na plataforma Eu Dirijo, ele é um crossover.

Três motores diferentes podem equipar o Pulse: 1.3 Firefly aspirado, 1.0 Turbo 200 e 1.3 Turbo 270. São três tipos de câmbio: manual, automático CVT e automático seis marchas. A gama de versões cresceu em relação a quando o carro foi lançado. Parte pelas duas versões Drive a R$ 104.990,00 o manual e R$ 112.990,00 no CVT. Ambas são equipadas com motor 1.3, assim como a S-Design, acima, por R$ 117.990,00. Depois, a gama passa para as versões turbo T200, com o Audace por R$ 120.990,00 e o topo Impetus em R$ 135.490,00. Param por aí os Pulse de “marca” Fiat. Mas acima deles está o Pulse Abarth, 1.3 Turbo por R$ 151.990,00.

 

No lançamento, o destaque do Pulse era a oferta do pacote ADAS, Advanced Driver Assistance Systems, os assistentes ao condutor. Frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança involuntária de faixa e comutação automática de farol alto vinham de série a partir da versão Audace. Depois, passaram a ser opcionais nessa versão e agora são disponíveis apenas no Pulse Impetus.

Pelo menos, a boa central multimídia de 8,4 polegadas segue disponível nas versões de entrada e cresce para 10,1 polegadas nas opções topo de linha. Ambas oferecem conectividade Android Auto e Apple CarPlay sem fio e o Fiat Connect////Me, a plataforma de serviços conectados da marca.

 

Dirigindo

Mais do que o visual e o recheio de equipamentos, o Pulse se destaca pela dirigibilidade muito bem acertada pela Fiat. Para isso, a Fiat desenvolveu uma calibração de suspensão e ainda instalou uma barra na dianteira. Com isso, é possível abusar do Pulse em curvas e sentir que o carro obedece a todos os comandos do motorista.

Essa suspensão leva até as rodas a aceleração rápida do motor Turbo T200. Foi o Pulse o primeiro carro equipado com esse propulsor que agora está até em outras marcas da Stellantis. Basta apertar o botão Sport vermelho no volante para o motorista ganhar um comportamento ainda mais instigante.

As versões com motor 1.3 Firefly se mostram interessantes porque preservam a boa dirigibilidade do Pulse. Ainda que com menos potência, elas oferecem um propulsor de mecânica fácil e consolidada. E também mais econômico que o 1.0 Turbo.

É substituto ou nova categoria?

Para responder essa pergunta, podemos seguir por dois caminhos. Até a chegada do Pulse, a Fiat ainda não tinha um crossover legítimo na gama, exatamente pensado como tal. A linha Adventure eram versões de outras carrocerias. O Argo Trekking é um hatch aventureiro. Então, ok, pode ser uma nova categoria na Fiat.

No entanto, se a gente colocar a relação de mercado que havia entre o Palio e o Punto, de tempos atrás, podemos perceber que o Argo e o Pulse seguem nessa mesma linha. A diferença é que antes havia apelo nos modelos hatch médios. Eles eram vistos como um degrau acima dos carros de entrada.

Hoje a preferência do consumidor é pelo crossover. Mas em termos de posicionamento de mercado, o Pulse é hoje o produto que atende o cliente do Punto.

Usado

Já há oferta de Pulse no mercado de usados e a escolha pela versão mais adequada depende de alguns critérios. A versão mais garantida é a Drive, seja automática ou manual. Isso por conta do motor 1.3 Firefly, bastante usado na gama Fiat e já consolidado em termos de resistência e manutenção.

Se a opção for pelo desempenho, as versões turbo são as mais indicadas. O motor T200 não teve relatos de falhas crônicas. No entanto, exige troca de óleo no tempo correto e, como todos os carros atuais, não deve tolerar muitos descuidos na manutenção. Procure pela versão topo Impetus. Porém, se não encontrar, dê preferência para o Audace fabricado entre 2021 e 2022. A linha 2023 já perdeu os assistentes ao condutor. Além dos equipamentos, a cor azul Amalfi deixou de ser oferecida em toda a gama.

Pulse Impetus Azul Amalfi

Você também poderá encontrar o Pulse Abarth usado. Porém, se a escolha for por ele, seja o segundo dono. Porque quanto mais tempo passar, mais chance ele terá de cair em mãos erradas.

Da redação, com informações assessoria Fiat