Jeep Renegade ganha versão de entrada

Versão “sem nome” fica quase R$ 10 mil mais barata que a Sport

 

O Jeep Renegade ganhou uma versão mais simples e R$ 9 mil mais barata para se tornar a nova porta de entrada da gama. O novo modelo se chama apenas “Renegade 1.3“, custa R$ 125 mil e fica posicionado abaixo da versão Sport na gama. Mas para saber as diferenças e o que a versão sem nome perde em relação ao outro é preciso ir a fundo na lista de equipamentos de série. Pois foi isso que a reportagem da plataforma Eu Dirijo fez.

No site da Jeep, o Renegade Sport trás no topo da lista de ítens de série para-sol e porta-luvas iluminados, o rack de teto preto e tapetes dianteiros e traseiros. Nenhum deles está na lista do 1.3. O que também não está na lista é o “Jeep Healthy Cabin“, um sistema de filtro de ar N95+Bio na cabine, que remove mais partículas com impurezas do ar e mantém a performance da climatização, seja ar quente, ventilação ou ar condicionado. A tecnologia foi desenvolvida pelo time de engenharia da Stellantis, o Jeep Healthy Cabin é uma tecnologia global com o foco de desinfecção da cabine, já que atua com um filtro de ar construído em N95, o já conhecido material utilizado em máscaras de proteção e que ficou mais popular durante a pandemia.

Outra coisa que consta na lista do Renegade Sport e não está na lista do 1.3 são os três anos de garantia. No texto divulgado pela Stellantis para a imprensa não consta o tempo de garantia da versão mais barata e a gente ainda não sabe se há diferença.

Fora isso, todo o resto do conteúdo da versão Sport segue. Por fora, a diferença é a barra no teto. As rodas aro 17 seguem as mesmas nas duas versões. Por dentro, o 1.3 mantém os sistemas de assistências ao condutor, o volante com comandos e a mídia de sete polegadas com Androi Auto e Apple Car Play sem fio. O painel de instrumentos tem ponteiros no conta-giros e velocímetro e quadro de 3,5 polegadas ao centro. O que, na prática, é mais bonito e mais fácil de ler em relação ao digital das versões mais caras.

O motor segue o mesmo 1.3 turbo de toda a gama, com tração 4×2 e modo de condução “Sport”, que permite que o motorista aproveite ainda mais toda a performance do motor T270. Ele habilita uma calibração diferenciada, com trocas de marchas mais rápidas que passam a ser realizadas em rotações mais altas.

Tem seis airbags, controle de estabilidade e tração, Traction Control +, faróis Full LED, frenagem autônoma de emergência, alerta e assistente de manutenção de faixa e detector de fadiga. O pacote de segurança soma controle de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa. Na conveniência, estão três conectores USB (sendo um do tipo C), rodas de liga-leve de 17”, start-stop, câmbio automático de seis marchas, freio de estacionamento eletrônico, ar-condicionado, piloto automático e limitador de velocidade ajustável.

Também é possível incluir alguns opcionais como o Pack Exclusive, que para essa versão virá com algumas novidades, além de todos os opcionais da linha de acessórios originais da Jeep. Essa nova versão se junta às quatro versões já comercializadas no país – Sport, Longitude, Série S e TrailHawk – cada uma com uma ampla lista de equipamentos de segurança e conforto.

E o farol de neblina?

Quando foi lançado, em 2015, o Renegade vinha com faróis dianteiros e lanterna traseira de neblina de série em todas as versões. Mais tarde, a versão PCD perdeu os neblinas dianteiros. STD e Sport foram pelo mesmo caminho.

Após a renovação do modelo, o Renegade ganhou led de série em todas as versões e os farois de neblina vinham a partir da versão Longitude. Mas durou pouco. No segundo ou terceiro mês de produção, ele simplesmente sumiu do Longitude e fez os mais detalhistas perceberem uma cara mais simples da versão.

E agora? Com uma outra ainda mais barata, será que não dá pra eles voltarem no Longitude?

 

Valores sugeridos da gama completa de versões do Jeep Renegade:

– Jeep Renegade 1.3 Turbo Flex AT6 – R$ 125.990
– Jeep Renegade Sport T270 Turbo Flex AT6 – R$ 134.990
– Jeep Renegade Longitude T270 Turbo Flex AT6 – R$ 150.990
– Jeep Renegade S T270 Turbo Flex AT9 4×4 – R$ 174.990
– Jeep Renegade Trailhawk T270 Turbo Flex AT9 4×4 – R$ 174.990