A Pajero Sport 2025, chegou com desenho atualizado, interior mais luxuoso e manteve as principais características. Um carro robusto, capaz de trafegar em várias condições de terreno.
Disponível em quatro versões diferentes, o veículo pode ser considerado o mais avançado SUV já produzido pela Mitsubishi Motors. E aqui é sim um SUV: um carro com altura elevada, capacidade de tração com o sistema 4×4 e porte. A nova Pajero Sport chega em quatro versões:
HPE: R$ 349.990
HPE-S: R$ 379.990
Legend: R$ 419.990
Legend Black: R$ 425.990
Por fora
A linha 2025 do Pajero Sport traz grade dianteira remodelada com novos grafismos e um novo padrão de malha para a porção central. Esses elementos são realçados pelo acabamento em preto brilhante e prata acetinado, com diferentes aplicações para cada versão.
A Legend, topo de linha, oferece retrovisores, maçanetas e a moldura da tampa traseira na mesma cor da carroceria. Se harmonizam com o acabamento em cromado escurecido presente nas molduras dos para-lamas. Ela também traz rodas de aro 20 diamantadas com acabamento em verniz fumê.
Já as versões HPE e HPE-S são equipadas com rodas redesenhadas de liga-leve de aro 18, que combinam com a grade frontal na cor prata acetinado e com o novo conjunto do skid plate dianteiro e traseiro no mesmo tom. Os retrovisores, maçanetas e a moldura da tampa traseira são cromados de série que, juntos, potencializam a elegância do modelo.
A linha Pajero Sport 2025 conta com quatro opções de cores de carroceria: o branco perolado “White Diamond”, o cinza “Graphite Gray Metallic”, o preto “Jet Black Mica”, e a nova tonalidade prata “Blade Silver Metallic”.
Por dentro
O interior da linha Pajero Sport 2025 foi atualizado para oferecer a todos os ocupantes uma experiência premium a bordo, em um ambiente confortável. Uma das mudanças mais evidentes está na adoção de um novo volante multifuncional redesenhado com três raios. Ele se destaca no interior porque atrai pela esportividade e quebra a expectativa mais monótona ao entrar.
Os sete bancos presentes no Pajero Sport 2025 receberam revestimento em couro premium com duas opções de cores: preta ou bege, à escolha do cliente. O mesmo revestimento também foi adotado em detalhes das portas, no painel e no console central e que, junto com o acabamento em preto brilhante presente em diversas partes do interior, criam um ambiente sofisticado.
No painel de instrumentos a versão Legend recebe novo cluster digital de oito polegadas em TFT de alta definição, com novos grafismos.
Legend Black
A versão Legend Black foi introduzida na linha Pajero Sport 2024 como uma série limitada. No entanto, por conta do grande sucesso e excelente aceitação pelo público, a marca decidiu torná-la uma versão definitiva na linha 2025 do SUV. Além de incorporar todos os itens de série da versão Legend, o veículo apresenta diferenciais que o tornam ainda mais sofisticado. O design combina a nova grade dianteira com os skid-plates dianteiros e traseiros. Todo o acabamento é em preto brilhante. A versão só é vendida na cor preta.
A Pajero Sport Legend Black 2025 recebe também revestimento premium nos bancos, combinado com as cores preto e bordô, que conversam com o forro de teto preto. O ambiente é de requinte. Além de sistema de aquecimento para os dias frios, os bancos também contam com revestimento com a tecnologia que evita a absorção de raios ultravioleta e, assim, mantém sempre a temperatura dos mais baixa.
Motor
Todas as versões da linha Pajero Sport 2025 trazem o motor MIVEC 2.4 turbo diesel, feito em alumínio. Ele gera 190 cv e 43,9 kgfm de torque. São 16 válvulas, duplo comando de válvulas no cabeçote, turbocompressor e injeção direta de combustível. Segundo a marca, combina eficiência energética com aceleração vigorosa. Esse motor também é usado na linha da picape L200, inclusive nas duas versões que passaram pelo canal da Plataforma Eu Dirijo no You Tube: GL e Savana.
O sistema de transmissão automática de oito marchas tem foco na baixa rotação do motor e economia de combustível. Há opção de troca sequencial pelas aletas atrás do volante.
Off-road
O sistema de tração Super Select 4WD-II (SS4-II) oferece ao motorista quatro modos distintos de operação, incluindo a reduzida, ideais para o tráfego em diferentes tipos de terreno. Por meio do seletor no console central, ele pode facilmente escolher o melhor ajuste, dependendo do local e das características do piso: 2H, 4H, 4HLc e 4LLc. No fim do texto, a gente tem um esquema de como funciona cada função. A linha Pajero Sport 2025 conta ainda com o Off-Road Mode, recurso que deixa o SUV ainda mais preparado para encarar os mais variados terrenos. São quatro opções: Gravel, Mud/Snow, Sand e Rock.
Aqui vale uma ressalva: o sistema de tração dos carros da Mitsubishi sempre foi o mais completo. Porém, a apresentação das funções é da maneira tradicional. Carros mais atuais começaram a apresentar “modos” de tração conforme o tipo de terreno ao invés das funções de 4×4, reduzida, etc. E com isso, há a impressão de que outros modelos são mais preparados para isso. No entanto, o que esses carros fazem é usar mesmas (e as vezes até inferiores) funções com uma apresentação diferente. A Mitsubishi fez isso mas manteve a apresentação tradicional (e mais correta) dos seis sistemas de tração.
Retomando, cada modo tem uma configuração específica e todos são capazes de otimizar a tração para cada tipo de piso, alterando automaticamente a potência do motor e ajustando transmissão, sistema de freios e os controles de estabilidade e de tração. As informações são exibidas no painel de instrumentos e mostram como cada roda está atuando individualmente. Esses ajustes deixam ainda mais fácil transpor obstáculos e se aventurar em todas as condições, tornando viagens e expedições mais prazerosas e seguras.
Além disso, o SUV conta com bloqueio do diferencial do eixo traseiro, o RD Lock. Em situações extremas, quando as rodas ficam suspensas em valetas transversais ou terrenos erodidos, o modelo é capaz de superar facilmente o obstáculo com um simples toque de botão.
A Pajero Sport 2025 é equipada com assistente de partida em rampa, que evita que o veículo recue ou avance em locais inclinados. E para situações ainda mais desafiadoras, o sistema Adaptive Hill Descent Control (HDC) dá conta do recado. O moderno controle de descida mantém a velocidade do veículo constante em descidas íngremes, dispensando o acionamento do pedal de freio.
Confortável
O console central alto com acabamento em Black Piano e detalhes cromados envolve toda a parte dianteira, reunindo os principais recursos ao alcance das mãos (seletor de tração, botões para escolha do piso e o freio de estacionamento eletrônico). O ar-condicionado Dual Zone tem regulagem digital e independente para motorista e passageiro do banco da frente. Saídas de ar foram estrategicamente posicionadas também na segunda e terceira fileiras de bancos.
A área interna é um dos destaques, não só para os ocupantes, mas graças ao amplo espaço para bagagens. O porta-malas tem capacidade para 971 litros. Com os bancos da segunda fileira rebaixados, sobe para impressionantes 1.731 litros, e com o assoalho totalmente plano, o que facilita a acomodação das bagagens.
Os bancos em couro foram projetados para proporcionar conforto em todos os tipos de situação, seja viajando por grandes rodovias ou enfrentando trilhas fora-de-estrada. O motorista conta com ajuste elétrico e os assentos traseiros podem ser rebatidos, deixando o piso totalmente plano e ampliando o espaço.
Além disso, há uma entrada USB na parte dianteira, e os passageiros que viajam no banco de trás contam com outras duas entradas para carregar o celular. O console central traz ainda uma tomada de 120 V (AC) para ligar aparelhos. A entrada do motorista e dos passageiros pode ser feita por aproximação. Com as chaves no bolso ou bolsa, basta se aproximar do veículo e apertar um botão localizado na maçaneta da porta do motorista para as portas destravarem. Com a chave presencial, a ignição é feita também ao toque de um botão.
Segurança
Freios são ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e atuam em conjunto com os controles de estabilidade (ASC) e de tração (ATC). O controle de cruzeiro adaptativo (ACC) é um piloto automático inteligente. Basta programar a velocidade que, por meio de sistemas semiautônomos, o veículo freia e acelera sem a intervenção do motorista, fazendo automaticamente a leitura da velocidade do outro veículo que vai à frente.
Ainda há Sistema de Monitoramento de Pontos Cegos (BSW) detecta veículos no ponto cego do motorista e emite alerta sonoro e visual no espelho retrovisor externo. O modelo conta também com o sistema Brake Override System (BOS), que monitora constantemente os sinais do freio e acelerador. Caso o freio seja acionado junto com o acelerador e configure uma situação de emergência, o sistema reduz as rotações do motor gradativamente até a parada total e controlada do veículo.
E também há sistema de frenagem autônoma, que atua automaticamente para evitar ou minimizar os efeitos de uma possível colisão. Por fim, mais dois equipamentos estão presentes. O Sistema de Prevenção de Aceleração Involuntária (UMS) que, por meio de sensores dianteiros e traseiros, atua caso estes detectem um obstáculo próximo. Em caso de aceleração brusca, se o motorista errar os pedais ou a posição do câmbio, reduz a potência do motor para evitar colisões. O sistema Trailer Stability Assist (TSA) estabiliza o conjunto trailer/veículo quando o fenômeno de serpenteamento for detectado.
A segurança de todos os cupantes do Pajero Sport 2025 ainda é reforçada pelos sete airbags: são duas bolsas dianteiras, duas bolsas laterais dianteiras, duas de cortina (inclusive para a terceira fileira de bancos) e uma para os joelhos do motorista.
Para quem aprecia um SUV raiz, a Pajero Sport ainda é um dos poucos veículos oferecidos no Brasil com essas capacidades. E entre Chevrolet Trailblazer e Toyota Hilux, é da Pajero o sistema mais completo de tração e capacidade off road.
Informações e imagens: assessoria Mitsubishi
4×2, tração nas rodas traseiras apenas. Usado para estradas e vias públicas, privilegia a economia de combustível com desempenho suave.
4×4, tração nas rodas dianteiras e traseiras com variação controlada pelo diferencial central. Ideal para estradas e pisos irregulares, inclusive asfalto, serras e chuva. O sistema distribui automaticamente a tração entre os eixos dianteiro e traseiro.
4×4 com diferencial central bloqueado e tração 50% para cada eixo. Ideal para terreno acidentado com superfícies de baixa aderência.
4×4 reduzido, com mais força e baixa velocidade. Ideal para subidas ou descidas íngremes, rochas, areia e lama.