Rodas novas e detalhes em vermelho tentam dar um ar de novidade para o Citroën C4 Cactus, que chega na linha 2024. O modelo também recebeu três novas entradas USB e mudanças no porta-objetos entre os bancos dianteiros. No entanto, um dos grandes destaques do Crossover é o motor turbo THP, que ainda está presente na versão topo de gama.
Por fora, as novas rodas de 16 e 17 polegadas melhoraram o visual e estão mais conectadas com o desenho original do carro, quando o Cactus foi lançado ainda fora do país. Outra mudança fica nos elementos na cor laranja ao redor dos faróis de neblina e nos Airbumps laterais. O aplique em plástico é uma releitura do que havia na lateral do primeiro Cactus, que não chegou aqui no Brasil.
Olhando por dentro, estão novos tecidos e a tela Citroën Connect de dez polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. A Citroën promete uma interface intuitiva, com características dos sistemas que já vem sendo usados nos modelos da Stellantis. Era uma evolução necessária para o modelo, que ainda tinha uma tela com interface antiga e poucas funções.
As novas entradas de conexão USB estão abaixo da tela central, à frente do novo porta objetos entre os bancos dianteiros e outra voltada para o banco de trás. O porta-objetos ficou maior e recebeu uma cobertura regulável, que pode correr para frente para dar mais conforto aos braços dos ocupantes dianteiros.
A Citroën oferece um carregador de celular sem fio à frente do cambio automático como acessório. Entre os equipamentos de série, todas as versões tem ar-condicionado digital com controle automático de temperatura e sistema de abertura de portas e partida do motor por botão. A chave, então, passa a ser presencial.
Performance do motor THP
O motor 1.6 16 válvulas está na maior parte da linha, desde a versão Live até a Feel Pack. O topo da Gama é a versão Shine Pac, com o motor 1.6 turbo de 173 cavalos. Com isso, ele acelera de zero a 100 km/h em 7,7 segundos e chega a 212 km/h.
A versão topo de gama ganha freio a disco nas quatro rodas, seis airbags e o sistema Grip Control. Um comando giratório permite o motorista selecionar programas para diferentes tipos de piso, seja um asfalto seco, estradas enlameadas ou com pedras soltas.
O motor turbo consegue chegar a 13,4 km/l de consumo de gasolina. Com o tanque de 55 litros, a autonomia pode chegar a 730 km.
Abaixo, a lista dos preços e dos equipamentos de série de cada versão:
Novo SUV Citroën C4 Cactus 2024 Live 1.6 Automático: R$ 106.990
Novo SUV Citroën C4 Cactus 2024 Feel 1.6 Automático: R$ 110.990
Novo SUV Citroën C4 Cactus 2024 Feel Pack 1.6 Automático: R$ 115.990
Novo SUV Citroën C4 Cactus 2024 Shine Pack 1.6 THP: R$ 129.990
Itens de série de cada versão:
Live 1.6 Automático
– Luzes de condução diurna (DRL) de leds
– Controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa
– Câmbio automático de seis marchas com opção de trocas sequenciais
– Ar-condicionado digital com controle automático de temperatura
– Alarme perimétrico
– Vidros, travas e retrovisores elétricos
– Abertura das portas e partida do motor por chave presencial
– Controlador e limitador de velocidade
– Citroën Connect Touchscreen de 10” com Android Auto e Apple Carplay sem fio
– Três conectores USB Tipo A
– Barras de teto
Opcionais:
– Pintura metálica
Feel 1.6 Automático
Todos os itens da versão Live mais:
– Faróis de neblina
– Rodas de liga-leve de 16 polegadas diamantada
– Câmera de ré
Opcionais:
– Pintura metálica
Feel Pack 1.6 Automático
Todos os itens da versão Feel mais:
– Airbags laterais
– Carregador de celular por indução (sem fio)
– Bancos e volante revestidos com TEP
– Barras de teto tipo “Flottant”
– Rodas de liga-leve de 17” diamantada
– Sensor de pressão dos pneus
– Faróis com acendimento automático
– Limpador do para-brisas com acionamento automático
Opcionais:
– Pintura metálica ou perolizada
– Teto bitom
Shine Pack 1.6 THP
Todos os itens da versão Feel Pack mais:
– Airbags de cortina
– Grip Control
– Motor THP com até 173 cavalos
– Alerta de saída de faixa
– Indicador de descanso
– Alerta de colisão
– Frenagem automática de emergência
– Roda de liga-leve de 17” diamantada “Cross”
Opcionais:
– Pintura metálica ou perolizada
– Teto bitom
Imagens: assessoria Stellantis