O Mercedes-Benz CLA 250 é um modelo da marca alemã que não precisa de tanto tamanho para impor respeito. Está alinhado com o desenho mais atual da marca e também possui tecnologias e assistências ao condutor em sintonia com que há de mais avançado no mercado.
O CLA 250 azul desta reportagem está à venda na Premium Gestão Automotiva, loja que fica na avenida Wenceslau Escobar 1164, bairro Cristal, em Porto Alegre. Os contatos da Premium são (51) 99682-9584 e (51) 99682-1791. O carro possui aproximadamente 15 mil km rodados e está em estado impecável de conservação, como quando saiu da concessionária em 2022.
Por fora, a dianteira chama atenção com a grade seguindo o atual estilo retrô, adotado pela Mercedes-Benz. O conjunto de iluminação é completamente em LED. Na lateral, rodas aro 18 diamantadas e uma silhueta baixa. O caimento na traseira é suave. O grande destaque fica por conta das portas, que não tem molduras nos vidros. A abertura, típica de carros coupé, deixa a experiência com esse modelo diferenciada.
O porta-malas tem 460 L de capacidade, totalmente forrado em carpete e com dobradiças que não ficam expostas. Elas entram dentro do revestimento do carro e não tem perigo de esbarrar em uma bagagem. Não há estepe nesse Mercedes. Ele oferece o kit de reparo para os pneus.
Veja o review em vídeo no Canal da Eu Dirijo no YouTube:
Interior
Por dentro o interior se destaca com dois tons. Na parte superior é escurecido. Da linha de cintura das portas para baixo, há um couro bege de ótima qualidade, que está tanto no revestimento de portas quanto nos bancos. Os ajustes são manuais nesse modelo, por conta da crise dos semicondutores que acontecia em 2022.
O painel de instrumentos tem tela configurável em que é possível personalizar o estilo dos marcadores. De forma horizontal, ele se integra com a tela da mídia. Nela estão as opções do som e também personalizações do carro, como as opções para mudar o comportamento dinâmico e as assistências ao condutor.
O pacote é completo com alerta de ponto cego nos espelhos retrovisores, controle de cruzeiro e frenagem automática de emergência. Junto a isso, se somam freio de mão elétrico, retrovisor fotocrômico, airbags frontais, laterais e de cortina.
No banco traseiro, o assento fica em posição mais baixa para poder garantir o espaço para a cabeça, já que o caimento do teto reduz levemente o espaço atrás. Ainda assim há conforto para quatro passageiros em um banco de couro com ótima qualidade.
Motor
Este Mercedes tem suspensão independente e freio a disco nas quatro rodas. Tudo isso em um carro com 4,68 m de comprimento. O motor é 2.0 quatro cilindros turbo. São quatro válvulas por cilindro, injeção direta de combustível e acionamento por corrente. A variação acontece tanto na etapa de admissão quanto no escape. Esse propulsor gera 224 cavalos de potência e 35,7 kgfm de torque.
Ele funciona casado com um câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem banhada em óleo. Conjunto que há bastante tempo é utilizado pelos carros da Mercedes.
Sentado ao volante, a posição de condução é baixa e instiga a experiência. O destaque inicial são os pontos de contato, onde o motorista segura e toca. Volante, painéis, tudo é de ótima qualidade e digna de Mercedes. Em seguida, o condutor se depara com o belo painel digital também de ótima qualidade.
Ao volante
Um toque no acelerador já produz uma entrega forte de potência e o Mercedes chega logo aos 60 km/h. Faz isso com vigor mas também com a suavidade e com o conforto de um carro de luxo. Por não ser um Mercedes grande, se vira bem nas manobras e no uso diário na cidade. Consegue passar tranquilamente por ruas estreitas e a suspensão independente filtra as imperfeições do solo. Mesmo com pneus de perfil mais baixo, não transmite soco ou qualquer situação de desconforto.
Os modos de condução, que podem variar de econômico até o esportivo, mudam a dinâmica do carro e permitem que a condução seja mais aprimorada, conforme a tocada. Em um uso urbano ou rodoviária tranquilo, o modo eco é suficiente para garantir um consumo equilibrado. Já em uma tocada um pouco mais intensa o modo esportivo vai tornar o CLA mais gostoso de dirigir por quem aprecia uma condução mais aprimorada.
A experiência com o Mercedes é sempre muito interessante e especialmente quando o carro está impecável. É o caso deste, em que o tom azul escuro combina muito com as linhas da carroceria e torna o modelo diferenciado em um mundo de cinzas e pretos. O Mercedes CLA 250 ano 2022 está à venda com a equipe da Premium Gestão Automotiva, avenida Wenceslau Escobar, 1164 , Cristal, Porto Alegre/RS.
Reportagem: Guilherme Rockett
Fotos: Marco Escada/1ponto8