Carroceria nova? Quatro portas? Motor turbo? Quem esperava pela nova Saveiro com tudo isso terá de continuar aguardando porque o que a Volkswagen apresentou foi um facelift no modelo. Mas não estamos aqui dizendo que isso é ruim. A Saveiro continua a mesma essência de sempre: motor consagrado, construção robusta e agora com um tapa no visual pra deixar a picape xodó dos brasileiros mais atraente.

Imagens do conceito VW Tarok chegaram a circular na internet como se fossem o protótipo da nova Saveiro. Na verdade esse foi um esboço para a picape do crossover Taos, que não foi levado adiante. Na nova Saveiro, a maior novidade está na parte dianteira. O capô está mais alto. As grades foram resedenhadas e ganharam linhas horizontais ao estilo VW Nivus. Embaixo, o mesmo padrão e uma grade maior. Os faróis principais deixaram de ser em dupla parábola na versão topo, que agora se chama Extreme e não mais Cross. Mas a linha interna no bloco dá mais estilo, mais próximo dos VW atuais. Faróis de neblina agora são redondos e estão nas exremidades do para-choque.

Pouca coisa muda na lateral. Há um aplique plástico nessa versão Extreme. Na Trendline, é possível encontrar um adesivo com um efeito até o degrau da caçamba. Na versão Robust, a Volkswagen afirma que a novidade são novas calotas pintadas em preto. Mas se a gente olhar bem o desenho, elas não são tão novas assim. Já estiveram na versão Robust em 2019, 2020, pintadas em cinza. Na nova versão Extreme, as rodas são parecidas com as da anterior Cross, mas tem raios mais largos.
Atrás, o para-choque não é pintado e tem vincos no desenho. O adesivo que une as lanternas, no estilo Montana, tenta passar um ar de maior largura do carro. Mas olhando atentamente, a gente percebe que os painéis da lataria são os mesmos. As lanternas tem desenho interno novo mas as mesmas dimensões. São cinco cores disponíveis: Cinza Oliver (exclusivo para Trendline e Extreme) e Cinza Moonstone (exclusivo para Extreme), novidades para 2024, além de Preto Ninja, Prata Sirius e Branco Cristal.
Por dentro, o volante de direção ganhou o emblema novo, minimalista da Volkswagen. No mais, saudosistas da linha Gol vão se encontrar na Saveiro, com o mesmo painel da última safra, com desenho de linhas horizontais e que deu melhor impressão aos modelos Gol e Voyage quando foi lançado. Materiais são em plástico duro, resistentes e prontos para durar mesmo no uso mais severo. É a Saveiro sendo Saveiro.
As versões e o motor 1.6
A gama da Saveiro conta com quatro versões: a de entrada, Robust Cabine Simples e Robust Cabine Dupla, a intermediária Trendline Cabine Simples, e completando a família, a Extreme Cabine Dupla.
Para 2024, todas as versões passam a contar, de série, com itens exclusivos no segmento: sensor de estacionamento traseiro, ESC (controle eletrônico de estabilidade), Hill Hold Control (Assistente de Partida em rampa) e freio a disco nas quatro rodas. Aqui a Saveiro se destaca porque a principal concorrente Fiat Strada não tem os sensores traseiros na versão Endurance nem freio a disco na traseira.
De baixo do capô, toda a linha acompanha o consagrado motor 1.6 EA211, 1.6l de 116 cv e 16,1 kgfm de torque, com o câmbio manual de cinco marchas. A suspensão dianteira recebeu 10 mm de altura livre do solo, permitindo uma resposta mais confortável das imperfeições do solo e um melhor ângulo de ataque em valetas ou em situações off-road.
Saveiro Extreme
No topo da gama, a Saveiro recebe a versão Extreme, herdada da sua irmã maior, a Amarok. Com roupa exclusiva, o exterior conta com as novas cores de acabamento, emblema em preto piano na coluna B alusivo a versão, adesivos no capô e laterais, e faixa em preto fosco que conecta as lanternas na tampa traseira.

As rodas, de 15” polegadas, são exclusivas da Extreme, pintadas em preto piano e acabamento diamantado. O rack de teto se une ao santo antônio, facilitando a amarração de todos os itens de sua aventura, além da capota marítima, protegendo os pertences na caçamba.
No interior, os bancos são revestidos em couro com detalhes em Cinza Oliver, assim como os painéis e apoio de braço nas portas. No encosto, o escrito Extreme reforça o nome da versão. O painel recebe friso com acabamento em aço escovado e novo grafismo no painel de instrumentos.
Da série, a já conta com multimídia Composition Touch com conexão Apple Carplay e Android Auto, quatro alto-falantes, câmera de ré, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, orientações de neblina, indicador de controle da pressão dos pneus e volante multifuncional em couro.
No pacote opcional Tech, o motorista encontra o botão off-road na parte superior do painel, ativando as funções fora de estrada da Saveiro como o HDC (Hill Descent Control), que utiliza o sistema de ABS para controle em rampa na terra, sem a necessidade de acelerar ou frear. O pacote ainda traz retrovisor fotocrômico, piloto automático, sensores de chuva e crepuscular.
Imagens: assessoria Volkswagen