Nova Silverado chega com V8 “econômico”

A Silverado desembarca no Brasil na sua geração mais avançada e que foi recentemente atualizada nos Estados Unidos. O modelo foi apresentado durante a Expointer, feira agropecuária que acontece em Esteio no Rio Grande do Sul.

A plataforma Eu Dirijo acompanhou o evento da GM e pode conferir de perto a picape. A primeira impressão é de um carro grande e luxuoso. Na dianteira estão elementos cromados, mas de um material sem tanto brilho. A composição da grade também tem aletas que se fecham para melhorar a aerodinâmica.

Na lateral, linhas retas e molduras cromadas. As rodas aro 20 usam pneus mistos e com maior altura para melhorar a perfórmance off road. Para maior resistência, a carroceria utiliza diferentes materiais, com variações de composição e espessura. Capô, portas e tampa traseira são de alumínio, enquanto a caçamba, por exemplo, tem um piso de aço reforçado capaz de aguentar impacto até 50% maior que o de picapes tradicionais.

A Nova Silverado utiliza processo produtivo inovador que lhe garante maior poder torsional, algo importante para situações extremas, como o fora-de-estrada. Neste sentido, vale destacar que ela já traz de série chassi com preparação Off-Road.

A tampa traseira tem abertura elétrica e o estribo lateral surge cada vez que se abre a porta. O equipamento ainda pode correr para trás para que o motorista possa acessar a caçamba.

O interior dá um banho de luxo com couro em tom azulado e as duas telas: cluster e mídia. A Silverado chega em versão única: High Country, com acabamento mais luxuoso disponível.

Por dentro, a Nova Silverado se destaca pelo amplo espaço para os cinco ocupantes, pela seleção de materiais nobres e pela extensa lista de itens de comodidade, que inclui ar-condicionado com diferentes zonas de temperatura, bancos e volante com regulagem elétrica e climatização, sistema de áudio premium Bose e teto solar.

O pacote de itens de segurança é igualmente completo: airbags frontais, laterais e de cortina; alerta de colisão e atropelamento dianteiro e de tráfego cruzado traseiro ambos com frenagem autônoma de emergência; alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina e assistente de manutenção em faixa. Resposta automática em caso de acidente e botão SOS do OnStar são outros exemplos.

Já o motorista tem a sua disposição recursos avançados de condução como controle de cruzeiro adaptativo, seletor eletrônico de marchas, painel digital configurável de 12,3 polegadas, Head Up Display colorido com projeção de informações do veículo na base do para-brisa, banco com memórias de ajuste e opção de alerta vibratório, retrovisor interno com câmera e visão 360 graus com múltiplos sensores para manobras.

O porte do veículo também chama a atenção. São 5.913 mm de comprimento, 2.063 mm de largura e 1.945 mm de altura. Não à toa a Nova Silverado tem o maior entre-eixos (3.745 mm) e a maior caçamba da categoria, o que se traduz numa picape realmente polivalente para o dia a dia, para o lazer ou trabalho.

 

A primeira com Google Built-in

A Nova Silverado chega ao mercado com o mais alto nível de conectividade. O veículo inaugura um novo patamar para a marca Chevrolet com a estreia do Google Built-in, que agrega atualmente Google Assistant, Google Maps e o Google Play.

Além de garantir maior integração do multimídia com o próprio veículo, o sistema conecta-se automaticamente ao perfil digital do usuário para importar da nuvem desde os apps preferidos, passando pela sua relação de destinos até a agenda pessoal.

Outro diferencial relevante é que este sistema opera de forma independente, não necessitando da conexão de um smartphone para funcionar.

O Google Built-in ainda possibilita comandar itens como o ar-condicionado e o sistema de áudio do carro por comando de voz, além de interagir com a tecnologia baseada em inteligência artificial para consultar sobre a previsão do tempo e buscar informações específicas.

Também é possível se conectar com residências inteligentes. Assim, instantes antes de entrar em casa, o usuário pode pedir para acender as luzes da garagem ou para desativar o sistema de alarme.

Mais uma vantagem: o Google Built-in é potencialmente compatível com uma quantidade bem maior de aplicações, que vão muito além dos tradicionais streamings de música, mapas online e de troca de mensagens.

É possível estabelecer diversos perfis, um para cada motorista, selecionáveis na própria tela do multimídia. Há inclusive um “modo manobrista”, que bloqueia o acesso a configurações do sistema e aos dados pessoais dos usuários.

Performance surpreendente

A Nova Silverado vem com motor V8 de última geração, com 5.3L capaz de otimizar a ativação do número de cilindros conforme a condição de rodagem. Este propulsor é da mesma família do superesportivo Camaro, mas com aperfeiçoamentos para atender as particularidades do usuário de picape grande.

Com foco no menor consumo de gasolina, a tecnologia exclusiva DFM (Dynamic Fuel Management) da Silverado adequa automaticamente a quantidade de cilindros ativos de acordo com a necessidade instantânea.

Enquanto outras picapes contam com até dois padrões de gerenciamento eletrônico de ativação dos cilindros (quatro ou oito), a Nova Silverado tem 17 combinações, o que dá a ela um leque muito maior de opções e permite que a picape rode mais de 60% do tempo sem a necessidade de acionar os oito cilindros simultaneamente.

Outra atualização global feita recentemente no veículo é a combinação do motor 5.3L V8 com a moderna transmissão automática de 10 marchas.

Tudo isso, somado ao menor peso do veículo (2.505 kg) e a recursos aerodinâmicos como a grade ativa do radiador, permitem uma performance compatível com a de picapes grandes até mais potentes, de acordo com projeções da empresa. Em relação ao consumo de gasolina, o modelo da Chevrolet percorre 6 km/l na cidade e 7,2 na estrada pelo padrão do Inmetro.

A tração é inteligente e pode distribuir a força dos 519 Nm entre as quatros rodas conforme o tipo de terreno e condição de carga. O conjunto soma ainda reduzida, diferencial blocante e controle eletrônico de aclive e declive. O condutor também pode facilmente configurar o mapa de calibração do veículo para diferentes situações: Off-Road, Normal e Esporte.

A maior caçamba do segmento

A Nova Silverado oferece a maior e mais funcional caçamba da categoria. São 1.781 litros de capacidade volumétrica e ela é revestida com um material especial que proporciona maior proteção ao veículo e também a cargas mais delicadas. Possui ainda 12 ganchos internos para amarração e tomada de alta voltagem (220V).

A tampa traseira conta com acionamento basculante automatizado tanto para abertura como para fechamento, o para-choque possui degrau integrado nas extremidades e existe uma ampla lista de acessórios para a picape, como divisor de caçamba e capota rígida elétrica. Já uma câmera de alta definição extra permite o acompanhamento da carga durante a viagem pelo multimídia.

A configuração exclusiva da Nova Silverado para o Brasil traz também soluções avançadas para reboque, como retrovisor externo de visibilidade mais abrangente e capacidade de puxar veículos até 4.128 kg, superior a qualquer picape premium a gasolina topo de linha.

Interessante também são os diversos porta-objetos no interior da cabine, entre eles os que ficam atrás do encosto e abaixo do assento traseiro, que somam 34 litros de capacidade.

A picape será oferecida em quatro opções de cores metálicas (Branco Abalone, Cinza Rush, Preto Global e Vermelho Radiant) com garantia do veículo de três anos com suporte de mais de 550 concessionárias, configurando a maior rede de assistência técnica para picapes grandes no país. O modelo também vem com o pacote Super Premium de conectividade.

 

Informações: assessoria GM