Novo Peugeot 2008 chega em nova geração

O Peugeot 2008 chega em nova geração e é considerado o principal lançamento da marca na América do Sul. Além do estilo, modernidade e tecnologia, os preços de lançamento são bastante competitivos.

Por fora, o desenho entra na atual identidade da Peugeot, com traços inconfundíveis. As novidades começam pela nova assinatura luminosa, caracterizada por três garras verticais que acomodam as luzes DRL em LED, integradas nas inserções do para-choque. Ao centro, destaque para a grade frontal que apresenta o novo logotipo. O emblema pode receber tratamento em preto brilhante ou bodycolor, dependendo da versão. Faróis completam essa marca com o efeito felino.

A assinatura luminosa também ganhou novas definições na traseira, com lanternas em LED que reinterpretam as emblemáticas três garras. Elas são interligadas por uma faixa em preto brilhante, onde está estampado o lettering Peugeot. Para completar o conjunto, as luzes de ré e os piscas também são em LED.

Na lateral, o destaque fica por conta das rodas de liga-leve diamantadas de 17 polegadas, com desenho estilo “aranha”, que recebe o novo emblema ao centro. As maçanetas externas acompanham a cor do veículo em todas as versões, enquanto as capas dos retrovisores são em preto brilhante, mesmo tratamento aplicado às barras de teto, também disponíveis para toda a gama. Para as versões GT, adicionam-se o teto biton na cor preta, a badge GT e um adesivo esportivo aplicado na coluna C.

Ainda que o visual chame atenção, o 2008 não é um carro grande. Segue dentro dos crossovers compactos, fácil de andar na cidade. O porta-malas dispõe de 419 litros.

Interior e o i-Cockpit 3D

Através da posição do motorista e da disposição de volante e painel, é criado o i-Cockpit, em que o condutor olha os instrumentos por cima do volante. Hoje faz parte do DNA da marca e se tornou um elemento do habitáculo.

Volante menor tem base reta. Painel de instrumentos é elevado e a tela touch está próxima do motorista. As teclas ao centro são atalhos rápidos para funções do carro.

O volante tem regulagem de altura e profundidade, revestimento em couro, controles de volume e voz. Nas versões GT, recebe costura exclusiva na cor verde, além do novo emblema GT em sua base.

O painel de instrumentos digital tem novo design de telas de dez polegadas e alta definição. É totalmente personalizável, permitindo a organização e disposição das informações de acordo com as preferências do condutor.

As versões Active e Allure contam com painel digital 2D. Para as versões GT, o sistema adiciona painel digital 3D e tecnologia holográfica. São duas telas. Uma por trás e outra superior. Uma lente reflete informações da tela superior à frente da tela ao fundo, o que cria a impressão 3D.

A mídia estreia o i-Connect, com tela de 10,3 polegadas de alta definição. Essa multimídia garante uma experiência de uso extremamente intuitiva. O sistema possui seis alto falantes e quatro entradas USB, sendo 3 USB-C e 1 USB-A.

O interior é escurecido com detalhes cromados em alguns pontos, como maçanetas internas, frisos dos difusores de ar e painel. O painel recebe revestimento Carbon em todas as versões.

Há, ainda, elementos exclusivos para as versões GT, como pedais esportivos e soleira em alumínio, tapetes com bordado GT e costura verde em detalhes internos e painéis de porta.

Motor: T200

Todas as versões do 2008 são equipadas Turbo 200, que gera 130 cv de potência máxima a 5.750 rpm abastecido com etanol (125 cv com gasolina), e torque máximo de 20,4 kgfm a 1.750 rpm tanto com etanol quanto com gasolina.

Este propulsor 1.0 faz parte da família de motores turbo flex desenvolvida pela Stellantis, e é conhecido por entregar desempenho e eficiência pelo uso de três cilindros, seguindo a tendência mundial de downsizing e entregando um conjunto mais leve.

Ele traz turbocompressor com wastegate eletrônica, que se ajusta rapidamente às demandas do acelerador de forma ativa, além de injeção direta de combustível, bloco 100% em alumínio, que garante uma estrutura robusta e leve, e o exclusivo sistema MultiAir III, que possibilita um controle mais flexível e eficiente das válvulas de admissão.

O desempenho do Novo 2008 é resultado, também, do trabalho deste propulsor associado ao câmbio CVT de sete velocidades simuladas, com três modos de funcionamento:

Automático – o conjunto se ajusta conforme o modo de condução do motorista, com combinações infinitas com foco em eficiência e o conforto.

Manual – para quem gosta de estar sempre no controle, permite as trocas sequenciais por meio da alavanca de câmbio ou pelas borboletas atrás do volante (paddle shifts).

Sport – garante uma tocada mais esportiva, atuando na direção, no controle de estabilidade, no mapeamento do acelerador e alterando o tempo de resposta e de troca de marchas.

 

Segurança

Entre os itens disponíveis para toda a gama 2008 estão, freios com ABS e distribuição eletrônica de frenagem, programa eletrônico de estabilidade (ESP), acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca, piloto automático e limitador de velocidade, cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros, sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis, Hill Assist e freio de mão com acionamento elétrico. Para completar, os veículos contam com quatro airbags, sendo dois dianteiros e dois laterais, e seis aribags no caso das versões GT, adicionando dois de cortina.  A versão GT oferece o Driver Assist, com assistências ao condutor.

Alerta de Ponto Cego – disponível para as versões Allure e GT;
Alerta de Colisão;
Frenagem de Emergência Automática;
Auxílio de Farol Alto;
Reconhecimento Automático de Sinalização de Velocidade;
Detector de Fadiga;
Piloto Automático Inteligente (ACC) – exclusividade da versão elétrica;
Alerta e Correção de Permanência em Faixa.

Produzido na fábrica de Palomar, na Argentina, o Novo PEUGEOT 2008 está disponível em cinco cores para a carroceria: Preto Perla Nera (metálica), Branco Nacré (perolizada), Azul Quasar (metálica), Cinza Artense (metálica) e Cinza Selenium (metálica) – esta última, exclusiva para a versão GT.

 

Informações e imagens: assessoria Stellantis

Versões, preços e conteúdos

Faróis em LED
DRL em LED em formato de “Garra de Leão”
Rodas de liga leve 17” diamantadas
Nova central PEUGEOT i-Connect 10,3”
i-Cockpit 2D digital

Todos os itens da versão Active +:
Carregador de smartphone por indução
Bancos em couro
Retrovisores externos com rebatimento eletrônico
Chave presencial (abertura e fechamento de portas)
Sensor de estacionamento dianteiro
Câmera 360° (Visiopark 360°)
Alerta de Ponto Cego

Todos os itens da versão Allure +:
Conjunto óptico em LED em formato de “Garra de Leão”
Teto biton
Teto solar panorâmico
i-Cockpit 3D
Identidade GT com badge, adesivo e tapetes exclusivos
Grade bodycolor
Pedais esportivos em alumínio
Paddle Shift para troca de marchas no volante
Bancos exclusivos em couro com costura verde GT Driver Assist + 6 airbags