O que você vai encontrar na Expoclassic

A 21ª edição da Expoclassic começou nessa sexta-feira, dia 16 de agosto e segue pelo fim de semana de 17 e 18 de agosto em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Organizada pelo Veteran Car Club, são 1,2 mil veículos expostos no pavilhão da Fenac. A reportagem da Eu Dirijo já esteve por lá e adianta um pouco do que você vai encontrar. 

O caminhão de bombeiros norte-americano Hurricane 95, fabricado em 1986 é o destaque da feira e tem espaço especial. Único no Brasil, impressiona por seus 14,5 metros de comprimento e pela escada, que pode alcançar 29 metros de altura, o equivalente a um prédio de 11 andares. Equipado com motor V8 turbodiesel de 475 cv e câmbio automático de 5 marchas, foi importado dos Estados Unidos em 2022 por um associado do Veteran Car Club Novo Hamburgo.

Dois carros tem alas específicas pela comemoração dos aniversários de lançamento. Um deles é o Ford Mustang, que em 2024 celebra 60 anos de produção. Na Expoclassic, eles estão reunidos em um dos corredores, próximos da entrada principal. Há modelos de quase todas as gerações. Dois deles da década de 1990, em que chegaram ao Brasil por importação independente. 

Outro modelo em celebração é nacional: o Volkswagen Passat, que começou a ser fabricado há 50 anos. Entre os modelos, destaque para o GTS Pointer já da última safra com teto solar, um acessório de época. 

Entre os carros americanos, destaque para modelos “rabo de peixe”, como Cadillac’s e Ford Fairline. Mas a curiosidade mesmo fica por conta das picapes Chevrolet El Camino, uma atrás da outra. 

Voltando aos nacionais, modelos dos anos 1960 estão presentes e até espalhados pelo espaço. Encontramos um Galaxie de primeira produção, Aero Willys, Gordini, Simca Chambord e uma rara Simca Jangada, versão station wagon do sedã. Lado a lado também estavam dois DKW’s.

Na década de 1970, destaque para dois Dodge. Um Charger R/T amarelo e o Le Baron 1979, na cor Marrom Sumatra, uma preferência da época.

Além deles, destaque para um Opala SS4 do primeiro ano em que a versão esportiva foi lançada com motor de quatro cilindros por conta da crise do petróleo.  O sedã da Chevrolet também estava representado em versões de quatro portas e câmbio de três marchas na coluna. Além deles, dois Ford Corcel azul de anos e frentes diferentes estavam lado a lado. Próximo, um Ford Maverick, na configuração LDO, mais luxuosa. 

Por falar em Opala, destaque para os Diplomatas de 1991 e 1992, de última série. 

E junto deles, a station Caravan estava representada com uma versão do início da década de 1980 e mais duas Diplomatas da virada de 80 para 90. 

A Expoclassic permite carros com 30 anos ou mais de fabricação. A mesma idade para a placa preta. Assim, quanto mais o tempo passa, mais modelos podem estar no pavilhão. Por isso a gente consegue ver hoje um Opala ao lado de um Omega, seu substituto na linha da GM. 

E os Omega já começaram a ganhar espaço na Expoclassic. Especialmente acompanhados da station Suprema, tanto na versão topo CD quanto na GLS intermediária. 

Avançando pelos anos 1980 e 1990, a gente começa a ver modelos que ainda estão circulando nas ruas mas que já são carros clássicos. Destaque para Gurgel BR800, Volkswagen Voyage, o Ford Verona na versão topo GLX e o Chevrolet Kadett, que apareceu em versões SL e GSi.

Dessa época, um dos carros mais raros é o Escort XR3 conversível na cor Azul Caribe, oferecida na linha em 1990. 

Entre os conversíveis, o Chevrolet Kadett e as duas gerações do Ford Escort marcaram presença. Destaque para o branco pérola do mais novo e o amarelo de 1987 que até hoje chama atenção nas ruas. 

Passanto para as versões esportivas, surgem Uno Turbo, 1.5R e o Gol GTi.

Na gama da Volkswagen, o Santana está muito bem representado na Expoclassic com um exemplar da série Evidence de 1989, ainda em primeira geração, e o luxuoso EX, o Santana Executivo na cor azul, a mais emblemática de todas. 

Miura, o esportivo gaúcho

Símbolo de uma época, status e ainda uma referência quando se fala em desenho. É possível dizer que o Miura é um dos carros nacionais mais bonitos. Tem dois representantes de peso na Expoclassic: um Top Sport, o último modelo a ser criado pela fábrica de Itelmar Gobbi e Aldo Besson. O outro, um 787 ano 1987, um verdadeiro resgate feito pelo Felipe Hill do canal Opinião Sincera. O carro está hoje em estado impecável, com todos os detalhes externos originais e ainda com o charme do teto solar basculado. 

Serviço: 


O que: Expoclassic 2024
Quando: sexta (16/8), sábado (17/8) e domingo (18/8)
Onde: pavilhões da Fenac (Rua Araxá, 505, bairro Ideal, Novo Hamburgo – RS)
Ingressos: R$ 25,00 (crianças de 7 a 10 anos, estudantes e idosos acima de 60 anos pagam R$ 15,00)
Estacionamento: R$ 40,00 para carro e van; R$ 20,00 para moto; R$ 100,00 para ônibus e motorhome
Horários: sexta das 14 às 21 horas; sábado das 9 às 21 horas e domingo das 9 às 18 horas
Reservas dos estandes e demais espaços: ainda podem ser feitas pelo WhatsApp (51) 9 9322-6985 e e-mail comercial@ceika.com.br
Contatos: e-mail veterancarclubnh@gmail.com
Informações adicionais: site www.expoclassic.com.br