Chegou a vez do Polo receber a série especial Rock in Rio, em homenagem aos 40 anos de história do festival. A versão exclusiva terá produção limitada e segue um pouco da receita do que já esteve em outros modelos da marca.
“Com o desempenho de vendas do Polo neste ano, não poderíamos ter escolhido um modelo melhor para celebrar os 40 anos de Rock in Rio”, comenta Roger Corassa, Vice-presidente de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil.
O Polo Rock in Rio é baseado no Polo Track, vendido como modelo de entrada da marca. Ele tem motor 1.0 MPI de 84 cv e 10,3 kgfm de torque. Essa será a terceira edição especial já feita com o Polo no Brasil, começando com o Polo Beats em 2019, passando pelo Polo Track First Edition em 2023 – edição numerada para o lançamento do modelo no mercado nacional.
Para a versão especial do Rock in Rio, o Polo Track traz roupagem exclusiva focada no estilo e na música. No exterior, as três cores disponíveis, Branco Puro, Cinza Platinum e Vermelho Sunset, recebem acabamentos em Preto Ninja no teto, maçanetas, retrovisores, nas calotas exclusivas e faixa que cruza a tampa traseira do modelo.
Ainda traseira, o adesivo com nomenclatura Track dá espaço ao nome do festival, assim como o capô dianteiro, que recebe o logo aplicado do lado do direito. Nas laterais, adesivo com design exclusivo do Rock in Rio percorre a parte inferior das portas dianteiras e traseiras.
No interior, ouvir música é prioridade. No console, a central multimídia VW Play com tela de de 10” polegadas é de série com conexão Apple CarPlay e Android Auto sem fio e sistema de som com seis alto-falantes.
Os bancos dianteiros e traseiros trazem revestimento exclusivo em duas cores com a marca do festival em baixo relevo para os quatro ocupantes. O painel também recebe emblema com acabamento em preto piano, inédito na linha Track.
Edições Especiais Rock in Rio
Os primeiros foram o Fox e o Gol, ainda em 2011. Este último, chamado de “novo Gol” ainda não tinha recebido atualização no desenho. O Fox, por sua vez, ainda tinha o primeiro desenho de rodas após a mudança. Ambos com três opções de cores exclusivas – branco, azul e vermelho, – estavam equipados com rodas escurecidas, acabamentos em vermelho no interior, sistema de som e volante multifuncional.

Já em 2013, na segunda participação da Volkswagen, apenas o Fox ganhou a série especial. Com revestimento de bancos exclusivos, soleiras exclusivas e retrovisores em acabamento fosco para contraste com a pintura, o compacto já tinha grade diferenciada e novas rodas, iguais as que eram usadas na versão topo da época.

A lista de oferta ficou mais completa em 2015, quando Saveiro, Gol e Fox receberam edições exclusivas do Rock in Rio. Pela primeira vez, a picape, baseada na versão Highline Cabine Dupla, foi equipada com os revestimentos exclusivos do evento, faixa alusiva na lateral e lanternas escurecidas. No interior, sistema de som mais potente com volante multifuncional acompanhavam as pedaleiras esportivas e os detalhes em vermelho no painel.
Encontrar uma delas hoje é missão difícil. Poucas foram vendidas e muitas hoje estão descaracterizadas, sem as faixas laterais. Isso acontece também com os Gol e Fox desse mesmo ano. O pacote de equipamentos era completo, com computador de bordo, sensores de estacionamento, faróis e lanterna de neblina e o som original. Mas muitos carros ficaram nas concessionárias e foram vendidos depois, para clientes que não procuravam pela série e pediam para remover os adesivos laterais. Ou seja, mesmo zero km, teve Gol Rock in Rio que já saiu como se fosse um modelo comum.
Tarefa ainda mais difícil é encontrar um dos modelos na cor Azul Night, que surgiu ainda na primeira safra dos Rock In Rio e depois, em anos posteriores, foi adotada na linha. O adesivo cinza combinava com o tom escuro e a decoração do carro. A linha Rock In Rio de 2016 foi a mais completa em termos de gama e também de modelos. Outro destaque desse ano são as rodas de liga-leve, raiadas, que eram diferentes das usadas nas outras versões.
Para as outras edições, a VW selecionava versões mais intermediárias na gama para se tornarem Rock In Rio. Desta vez, a escolha foi pelo produto que mais vende, mas em uma configuração de entrada. Será a primeira vez que um Rock in Rio vem com calotas, por exemplo. E também sem opção dos faróis de neblina. Ainda assim o som bom está garantido.

Informações e imagens: assessoria VW