O lançamento da Volkswagen Saveiro com o facelift deixou a picape da Volkswagen mais competitiva no mercado e aumentou a participação dela entre as compactas. Ainda que a geração da Saveiro seja mais antiga em relação à Fiat Strada, sua principal concorrente, há mais vantagens, especialmente se o uso não for tanto para transportar carga ou andar em pisos ruins.
A começar pelo preço, no final de setembro de 2024, a versão de entrada da Saveiro é a Robust cabine simples que, na cor preta, custa R$ 101.990. Na Fiat, a versão de entrada é a Endurance com a chamada cabine plus, que na prática se comporta igual a uma cabine simples. O preço inicial da Strada é de R$ 104.990. No entanto, a Saveiro tem vidros e travas elétricas de série. Na Fiat é preciso acrescentar mais R$ 1750 para incluir esses itens junto com alarme e comando elétrico da abertura da tampa de combustível. Passamos então para quase R$ 107 mil só para igualar as duas. Se o preço for o critério principal da compra, a Saveiro já sai na frente.
Outro principal trunfo da Saveiro em relação à Strada é o motor 1.6 16 válvulas EA211. Ele surgiu para as versões mais sofisticadas de Fox e Gol e hoje permaneceu na Saveiro. Ele pode atingir até 116 cavalos de potência e gerar 16,1 kgfm de torque. Esses números superam o propulsor 1.3 4 cilindros Firefly da Fiat, com potência máxima de 77 cavalos e 13,7 kgfm de torque. Ao volante, a performance da Saveiro mostra respostas bem mais instantâneas típicas dos Volkswagen mais raiz. Ela, aliás é um dos últimos descendentes dos carros brasileiros que consagraram a marca.
Veja mais sobre a Saveiro Robust no nosso review em vídeo:
É claro que os dois propulsores são totalmente diferentes em termos de origem e construção. O 1.6 da Volkswagen é um motor mais antigo e que ainda usa correia dentada no acionamento do comando de válvulas. O motor 1.3 Firefly da Fiat é moderno e se mostra robusto depois de ter sido aplicado em vários modelos. Tem corrente no acionamento de válvulas, o que garante mais tranquilidade na manutenção. Aqui não há um vencedor. Ainda que o motor mais moderno possa ser ligeiramente mais econômico e tem se mostrado tão resistente quanto o antigo Fire, o EA211 da VW é confiável e, por estar há bastante tempo no mercado, é dominado por todos os mecânicos.
A outra vantagem da Saveiro em relação à Fiat Strada é o comportamento dinâmico. Ela não tem a mesma altura do solo e, principalmente a mesma suspensão. O desenho da Saveiro é mais próximo de um carro convencional com molas helicoidais na traseira. Na linha 2024, a Volkswagen desenvolveu o sistema de batente duplo, que faz com que a picape balance menos quando estiver sem carga. Esse tipo de suspensão é muito mais próprio para quem aprecia dirigir e busca mais conforto. Ainda assim, se mostra resistente para um carro de trabalho.
A diferença para Strada é que a picape da Fiat usa o sistema de molas parabólicas, um conjunto extremamente resistente e durável. É capaz de rodar sem problemas durante toda a vida útil da picape. Esse desenho deixa a Strada mais própria para carregar mais peso por mais tempo. No entanto, a picape da Fiat é mais dura do que a da Volkswagen.
Veja o review da Fiat Strada Endurance:
No fim das contas ainda que as duas sejam concorrentes diretas, têm construção bastante diferente e podem oferecer vantagens e desvantagens, a depender do modo de uso de cada dono. Mas no fim das contas, se o critério de desempate for o preço, hoje a Saveiro está em vantagem.
Saveiro Extreme
As mudanças trouxeram uma nova versão topo de gama. Sai a Cross e entra a Extreme, herdada da Amarok. Por fora há novas rodas, emblema em preto piano, adesivos e faixa em preto fosco que conecta as lanternas.
Veja o review em vídeo da Saveiro Extreme:
No interior, os bancos são revestidos em couro com detalhes em cinza. Da série, há mídia Composition Touch, câmera de ré, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, faróis de neblina, indicador de controle da pressão dos pneus e volante multifuncional em couro.
No pacote opcional Tech, o motorista encontra o botão off-road na parte superior do painel, ativando as funções fora de estrada do Saveiro como o HDC (Hill Descent Control), que utiliza o sistema de ABS para controle em rampa na terra, sem a necessidade de acelerar ou frear. O pacote ainda traz retrovisor fotocrômico, piloto automático, sensores de chuva e crepuscular.
Reportagem: Guilherme Rockett