Um Toyota para ligar na tomada. A nova versão XSE Plug-in Hybrid chega acima da SX Connect Hybrid com mais sofisticação e a possibilidade de carregamento das baterias sem depender unicamente do motor a combustão.
Essa possibilidade dá autonomia de 55 km no modo totalmente elétrico e potência combinada de 306 cv ao RAV4. Outras novidades da versão XSE Plug-in Hybrid são o cluster com tela TFT de 12,3 polegadas, a nova multimídia com tela de 10,5 polegadas e um head-up display com informações sobre trajeto, velocidade e piloto automático.
Motorização eficiente
O RAV4 tem dez milhões de unidades comercializadas no mundo. Ele já era híbrido. Agora a marca afirma que a versão híbrida plug-in redefine os padrões. Ele une um motor a combustão de 2.5 litros, com 185 cv e 223 Nm, a dois motores elétricos. O dianteiro de 182 cv e 270 Nm, e o traseiro de 54 cv e 121 Nm. Este conjunto entrega uma potência combinada de 306 cv. Aliado à transmissão CVT, leva o RAV4 de 0 a 100 km/h em apenas seis segundos.
Por se tratar de um híbrido plug-in, ele pode rodar em modo totalmente elétrico. Nessa condição, a autonomia é de 55 km. O que representa o percurso urbano diário. Com um carregador em casa, por exemplo, o motorista vai ao trabalho e volta sem gastar combustível.
Quando o motor a combustão é acionado, a Toyota afirma que a média estimada de consumo chega a 35 km/l em ambientes urbanos. Mas para isso, é preciso que a bateria também seja carregada em casa. Em rodovias, o consumo pode alcançar 30 km/l.
O RAV4 possui quatro modos de operação diferentes para seu sistema híbrido plug-in: Normal, ECO, EV (elétrico) e Sport. O crossover vem equipado com um carregador portátil convencional 2,3Kw e um wallbox de 7,4Kw, que permite a recarga das baterias em 2,5 horas.
Multimídia e conveniência
O modelo apresenta novidades em relação à versão SX Connect Hybrid. A linha 2024 chega com tela de alta resolução de 10,5 polegadas, com conexão para smartphones, por meio do espelhamento com Android Auto ou Apple CarPlay. Câmera de ré tem linha guia dinâmica. O computador de bordo tem tela TFT colorida de 12,3 polegadas, que facilita a visualização do condutor. O Head-up display é colorido e apresenta informações de velocidade, reconhecimento de placa, informação central multimídia.
O conforto é garantido com ar-condicionado digital de duas zonas e abertura e fechamento da tampa do porta-malas pela chave do veículo. O RAV4 nesta versão híbrida plug-in ainda oferece espelhos retrovisores externos autorretrateis com ajustes elétricos, indicador de direção e desembaçador.
Assistências
O RAV4 possui assistência de permanência de faixa e alerta de oscilação, projetado para monitorar as marcações da estrada e ajustar automaticamente a direção na pista. Além disso, o sistema traz câmera de reconhecimento frontal, radar e sensor de monitoramento de ponto cego e assistência de farol alto automático.
O Toyota Safety Sense mantém o sistema de pré-colisão frontal, que também detecta pedestres e ciclistas, com frenagem automática de emergência. O controle de cruzeiro adaptativo foi melhorado e pode ser ajustado em todas as velocidades, com reconhecimento de placas de trânsito e redução de velocidade em curvas.
A lista de segurança do veículo inclui ainda sete airbags: dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho, para o motorista. Também estão presentes controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e dois pontos de ancoragem Isofix.
O crossover chega ao mercado em cinco opções de cores: Branco Lunar, Prata Metálico, Cinza, Azul Topázio e Vermelho Emoção. O teto do RAV4 Plug-in Hybrid sempre é na cor preta. Em abril de 2024, o preço é de R$ 400 mil, cerca de R$ 50 mil a mais em relação a versão SX Híbrida.
Informações e imagens: assessoria Toyota