Renault Kardian tem chances. Muitas chances!

O Renault Kardian tem todos os atributos para ser o melhor crossover compacto do mercado hoje. Ele tem bons equipamentos, motor 1.0 turbo que anda muito e gasta pouco e ainda tem ótimo comportamento dinâmico, para agradar quem gosta de dirigir. E marca a estreia de uma nova plataforma da Renault no Brasil.

O desenho do Kardian mostra uma dianteira rebuscada. O novo logo em 2D da Renault está ao centro da grade. A grade, por sua vez, tem orifícios que repetem o desenho do logo. A versão topo de gama Première Edition tem aplique inferior em plástico cinza, câmera e sensores dianteiros.

O bloco de faróis é em led, em duas porções. Na superior, fica um filete para luz diurna e seta. Mais abaixo está o farol principal com luz baixa e luz alta. Só a versão topo de gama tem farol de neblina, na extremidade do para-choque.

A lateral mostra as rodas de liga-leve aro 17 diamantadas com face escurecida e desenho filetado. Elas são de série desde a versão intermediária Techno. Molduras inferiores acompanham o desenho assim como as barras no teto. O sistema criado pela Renault permite soltar as pontas e transformar em barras transversais para facilitar o transporte de carga sem necessidade de um outro acessório. O teto em tom preto é item da versão topo de gama. Nas outras, acompanha a cor da carroceria. 

Lanternas em formato de “C” se integram ao desenho da tampa traseira. A versão Première ainda tem o aplique em cinza na parte inferior. Sensores de estacionamento e câmera estão presentes. O porta-malas tem 410 litros líquidos de capacidade. Um dos maiores – se não o maior – da categoria.

 

Interior

Painéis tem materiais bem encaixados e detalhes suaves ao toque na versão topo. Mesmo material em couro está nas portas e em um console para apoio entre os bancos.

O painel de instrumentos é uma tela digital que muda de cor conforme o modo de condução em uso. Azulado para normal e econômico, vermelho para esportivo. É possível alterar modos de condução para apenas informações mais minimalistas, incluir o computador de bordo ou assistências.

O conta-giros, porém, é uma barra gráfica pequena sem indicação numérica. Só no modo esportivo de condução que ele ganha pouco mais de destaque. A mídia é tradicional na Renault, com a mesma tela do Duster. A resolução não é tão alta quanto concorrentes mas o sistema é funcional e descomplicado. A versão topo tem carregador de celular por indução e saída de ar condicionado dedicada para esfriar o telefone.

Bancos dianteiros têm ótimo apoio lateral, digno dos carros esportivos da Renault. A regulagem permite sentar alto ou em posição baixa conforme o gosto do cliente. Atrás, a inclinação do encosto é perfeita e permite mais conforto para os ocupantes, que não viajam em posição tão ereta.

Destaque no interior é o ar digital com botões circulares ao centro do painel e o console central elevado entre os bancos. Nele estão o freio de estacionamento elétrico e o câmbio no formato joystick. E ele tem motivo para ser assim. Falaremos mais em seguida.

 

 

Motor e câmbio

O 1.0 turbo tem três cilindros e pertence à família TCe. A receita é a mesma da Stellantis. No caso do motor 1.3, presente em Duster e Oroch, ele tem quatro cilindros. O 1.0 perde um cilindro. Assim, componentes podem ser compartilhados entre os dois propulsores e se ganha em escada de produção.

O conjunto é um dos mais atuais e modernos do mercado. Tem tratamento nas paredes internas para reduzir atrito entre as peças, bloco em formato delta para reduzir massa e chegar mais cedo na temperatura ideal e ainda válvula westgate eletrônica para encher o turbo apenas com o necessário, de acordo com a tocada do motorista.

Assim, temos um motor com 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque. Cerca de 20 kgfm desse torque já podem surgir abaixo das duas mil rotações, o que confere aceleração bem mais rápida.

O câmbio não é automático e sim automatizado. Quem lembrar do Powershift já vai torcer o nariz. Porém, a Renault afirma que este câmbio já foi usado em uma série de carros na Europa e é confiável por ser um sistema imerso em óleo. A embreagem é dupla, uma para marchas pares, outra para as ímpares. Assim, enquanto uma marcha está engatada, outra já está de prontidão para entrar. Na prática, o conjunto faz trocas rápidas e imperceptíveis.

 

 

Experiência ao volante

Crossovers compactos se mostraram muito interessantes para quem aprecia dirigir. Chegando por último, a Renault conseguiu superar os concorrentes no ajuste do carro. Ao contrário de outros modelos da marca com suspensão mais macia, aqui no Kardian ela é firme e justa. O carro está sempre pronto para virar esquinas acelerando ou fazer curvas com um pouco mais de exagero. Basta apontar o volante que o carro obedece.

O motor entrega agilidade, ainda que ao estilo Renault: com acelerações mais progressivas sem fazer você grudar no banco. Ainda assim, bem mais interessante que o 1.6 16V, ainda presente no Duster e Oroch. E faz isso com um mínimo de consumo de combustível. Nas nossas médias urbanas, chegamos a 12,5 km/L de gasolina e superamos os 16 km/L de média na estrada.

Além disso, é ao volante que a gente consegue experimentar um tanto das tecnologias que essa versão topo de gama oferece. Primeiro com o sistema de quatro câmeras, que permite visão à frente, para trás e mais os dois lados do carro. Útil em manobras. Outro bom equipamento é o alerta de ponto cego nos retrovisores. O Kardian também tem controle de cruzeiro adaptativo, em que o motorista programa a velocidade e a distância em relação ao carro da frente. Depois é só tirar o e deixar por conta do sistema. Ele funciona também em baixas velocidades e pode ser usado na cidade. As assistências se completam com a frenagem de emergência.

 

 

Reportagem: Guilherme Rockett

Fotos: Marco Escada/1ponto8

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Conclusão

Com preços de R$ 112.790,00 na versão Evolution e chegando aos R$ 132.790,00 na Première edition, o Kardian hoje reúne o melhor conjunto para quem aprecia dirigir e procura por um carro um degrau acima de um hatch. Categoria que há está em extinção.

Galeria de fotos

Marco Escada/1ponto8