Strada ganha motor 1.0 turbo

O motor 1.0 turbo T200 chegou na linha da Fiat Strada e trouxe uma vantagem que a compacta da Fiat estava precisando: mais fôlego e potência, especialmente para enfrentar a nova rival Montana. O novo motor chega em duas novas versões topo de gama, Ranch e Ultra, que também se destacam pela frente diferente. O para-choque e as grades são mais imponentes e reforçam a imagem da picape.

O propulsor, que estreou no Pulse, faz parte da família de motores turbo flex desenvolvida pela Stellantis. O Turbo 200 Flex conta com maior performance e mais eficiência, graças ao uso de três cilindros, seguindo a tendência mundial de downsizing e entregando um conjunto mais leve.

Strada Edizione 25

Ele traz turbocompressor de baixa inércia da BorgWarner com wastegate eletrônica, que se ajusta rapidamente às demandas do acelerador de forma ativa. Além disso, conta com o MultiAir III, uma tecnologia exclusiva da Stellantis, dotada de um sistema eletro-hidráulico para fazer um controle flexível das válvulas de admissão, mantendo a alta performance sem comprometer o consumo de combustível, e baixo nível de emissões.

Com potência de 130 cv com etanol (125 cv com gasolina) e torque de 200 Nm, o propulsor permite que o modelo vá de 0 a 100km/h em apenas 9,5 segundos, sendo o mais rápido entre os concorrentes. A Fiat Strada equipada com o novo motor turbo flex passa a contar com o botão Sport no volante. Com seu acionamento, todo o ajuste da picape é alterado para uma maior sensibilidade do pedal acelerador. A nova motorização é combinada com o câmbio automático CVT com opção de 7 marchas e três modos de condução (Automático, Manual e Sport).

Strada Endurance “Firefly”

Também há novidades no powertrain da Fiat Strada para a versão Endurance de entrada. Até então, ela era equipada com o motor 1.4 Fire, de quatro cilindros e mais antigo. Agora passa contar com o motor 1.3 Firefly, propulsor que já é conhecido por sua robustez e eficiência. Com nota A de consumo pelo Inmetro, ele é um dos mais eficientes e econômicos do segmento e faz até 14,2 Km/l na estrada. Além disso, são 107 cv de potência e 134 Nm de torque com etanol e 98 cv e 129 Nm quando abastecido com gasolina. O motor é combinado com câmbio manual de cinco marchas.

Edizione 25

A Fiat Strada foi lançada ainda derivada da primeira geração do Palio, em outubro de 1998. A picape teve diversos marcos de ineditismo ao longo de sua vida, como quando passou a ter cabine estendida em 1999, cabine dupla em 2009 ou terceira porta em 2013. Recentemente, em 2020, passou por uma grande mudança, quando ficou ainda mais robusta, ganhou novo visual e adquiriu novas funcionalidades. Já no ano seguinte, ela inovou mais uma vez, sendo a primeira do seu segmento a receber o câmbio automático do tipo CVT. O sucesso tem sido tanto que, recentemente, a Fiat comemorou o marco de 400 mil unidades produzidas do modelo desde que foi reestilizado.

Atingir 25 anos de presença no mercado é uma conquista notável para qualquer veículo, especialmente em um segmento que está cada vez mais competitivo. Por isso, para celebrar em grande estilo, a Fiat apresenta uma edição especial em comemoração ao ano de aniversário de 2,5 décadas dessa icônica picape. Exclusiva, a Edizione 25 possui apenas 1.025 unidades disponíveis.

Com todos os recursos da versão Ultra, a série limitada Edizione 25 traz um visual único. Está disponível na cor Cinza Strato com teto em preto, o que confere um visual marcante e diferenciado. Um adesivo lateral da série é colocado próximo à lanterna traseira, agregando um toque especial ao design. Para complementar o estilo sofisticado, os retrovisores vêm com capa em preto brilhante, enquanto as rodas são destacadas por uma pintura escurecida, conferindo uma aparência esportiva e exclusiva ao veículo.

No interior desta edição especial, os bancos dianteiros são detalhados com o bordado Ultra em vermelho, proporcionando um toque de estilo e exclusividade. Além disso, um badge interno numerado de 0001 a 1.025 é colocado abaixo da multimídia, destacando a edição com um número único. Para deixar o visual ainda mais arrojado, as soleiras são personalizadas com a descrição da série. Além disso, conta com acessórios exclusivos da Mopar para aprimorar ainda mais a série limitada. Os itens incluem pedaleiras esportivas, Fiat Box (uma caixa organizadora prática e funcional) e para-barros, que oferecem proteção e estilo adicional ao veículo.

Strada Ranch
Strada Ultra

As novas versões topo: Ranch e Ultra

A versão Ultra, já conhecida na gama da Toro, chega como novidade para completar a família Strada. Com mais esportividade, ela entra no topo da linha do modelo, junto com a Ranch, que também traz novidades. A Ultra se destaca pela sua exclusividade. A arrojada grade possui friso vermelho, o que traz ainda mais diferenciação ao visual do modelo. Por dentro, os bancos dianteiros levam a escrita com nome da versão bordada em vermelho.

A Strada em sua nova linha 2024 ainda traz mudanças no design. O modelo traz externamente nas versões Ultra e Ranch dianteira com nova grade frontal, novo para-choque integrado, novos faróis de neblina em LED e novo skidplate, que conferem um visual muito mais robusto e agressivo. Em ambas as versões a grade traz também o distintivo da Fiat. Além disso, a Fiat Strada nas versões Ultra e Ranch ganha uma dose extra de conforto com novos bancos de couro e novos painéis de porta com detalhes em couro. Para completar, traz nova rodas na Ultra, Ranch e Freedom. Por dentro, ganha novo volante com Fiat Script em todas as versões e botão Sport integrado (esse último apenas nas versões com motor turbo flex), além de novos painéis de porta com detalhes em couro.

Vale dizer que a Fiat Strada é equipada com recursos como controle eletrônico de estabilidade, que corrige automaticamente as saídas dianteiras e traseiras, e o sistema Hill Holder, que mantém o freio acionado automaticamente por aproximadamente dois segundos ao arrancar em ladeiras e em ré em manobras. Ainda há TC+ (Traction Control PLus), que faz o controle eletrônico do eixo de tração em situações leves de off-road, freando a roda que tiver menos tração e proporcionando maior aderência e desempenho em terrenos desafiadores. A picape também conta com sistema multimídia UCONNECT 7, que oferece conectividade avançada com Wireless Android Auto e Apple CarPlay. Para completar, conta traz ar-condicionado digital automático e um prático carregador sem fio.

O que falta é o controle de cruzeiro. E nem é o adaptativo. A Strada seria mais confortável se o motorista pudesse tirar o pé do acelerador e manter a velocidade, como já acontece em Pulse e Argo CVT. Mas a picape não recebeu esse equipamento. Ela também não tem alerta de evasão de faixa, assistente de frenagem autônoma nem faróis e limpadores automáticos. Esses recursos continuam restritos à Fiat Toro.

Strada Freedom

Freedom e Volcano

A versão Volcano chegou como topo de gama quando a nova Strada foi lançada. Perdeu esse posto com a chegada do câmbio CVT e, junto com ele, a versão Ranch. Agora, ela será a única opção de motor 1.3 aspirado e câmbio CVT, exatamente para quem busca um motor mais tradicional, junto com a caixa automática. Ela terá opção também do câmbio manual, como desde que foi lançada.

A Freedom, por sua vez, teve mais uma perda estética: já tinha perdido os faróis de neblina. Agora se foram as rodas de liga-leve. De acordo com o configurador do site da Fiat, de série ela vem com calotas, as mesmas que eram opcionais na Endurance. Para ter as rodas de liga, é necessário adicionar o Pack Design Tech e aí sim, a picape ganha o desenho novo da liga-leve versão Freedom.

Capacidade de carga

Outros destaques da picape líder do mercado brasileiro são sua a capacidade de carga, ideal tanto para quem utiliza o veículo para trabalho quanto para lazer. As opções de cabine plus carregam até 720 kg e 1.354 litros. Já as de cabine dupla oferecem 650 kg e 844 litros. A capacidade de reboque é de 400 kg. Uma das suas melhores funcionalidades também está na modularidade, já que contém quatro ganchos inferiores e seis superiores de fixação na caçamba, o que garante ainda mais segurança no transporte de cargas. Vale ainda mencionar a sua altura mínima do solo entre 185 mm e 214 mm (variando de acordo com a versão) e seus ângulos de entrada e saída, com 23 graus e 29 graus, respectivamente.

A Fiat Strada em sua linha 2024 segue contando com diversos acessórios Mopar para equipar a picape. Como destaque, estão itens que garantem mais versatilidade e funcionalidade à caçamba, como a Fiat Box, o extensor com três funções (rampa, extensor e organizador) e o organizador.

Preços
Confira abaixo os preços sugeridos da gama completa da Fiat Strada MY24:
Fiat Strada Endurance CP 1.3 Flex MT – R$ 100.990,00
Fiat Strada Freedom CP 1.3 Flex MT – R$ 106.990,00
Fiat Strada Freedom CD 1.3 Flex MT – R$ 112.990,00
Fiat Strada Volcano CD 1.3 Flex MT – R$ 114.990,00
Fiat Strada Volcano CD 1.3 Flex CVT – R$ 120.990,00
Fiat Strada Ranch CD 1.0 Turbo 200 Flex CVT – R$ 132.990,00
Fiat Strada Ultra CD 1.0 Turbo 200 Flex CVT – R$ 132.990,00
Fiat Strada Edizione 25 CD 1.0 Turbo 200 Flex CVT – R$ 135.990,00

Imagens e informações: assessoria Stellantis