
Acabou. É o fim de uma era. Opala, Omega, Vectra, Sonic, Astra e Cruze foram os representantes da Chevrolet nas pistas da Stock Car ao longo dos 44 anos. Com excessão do Opala, coupé, todos os outros eram sedãs. Agora, isso vai mudar. O Tracker foi confirmado pela marca como o próximo carro “bolha” nas provas. A partir de agora, a GM brasileira vai competir apenas com o que chama de SUV – e nós aqui na “Eu Dirijo”, chamamos de crossover – na Stock Car.

A diretora de marketing da GM América do Sul Chris Rego afirma que esses modelos já representam mais de 40% das vendas de veículos de passeio. “O Chevrolet Tracker é referência nesse sentido, motivando a decisão de levá-lo também às pistas”.
Por enquanto as imagens são digitais. O carro e mais detalhes vão ser apresentados em 2024. O Tracker vai suceder o Cruze, que encerrará o seu ciclo em 2024, após oito anos e cinco títulos somados, sem contar o ano de 2023. O fim de ciclo nas pistas é mais uma “pista” do fim de ciclo também nas ruas. Boatos do fim da produção do médio da GM já surgiram há algum tempo. Hoje, apenas ele, o Corolla e agora o Sentra estão nesse nicho.

Muitas mudanças para a Stock Car 2025
Um novo capítulo do automobilismo brasileiro está a caminho. A Stock Car antecipa características da futura plataforma que servirá de base para os veículos que competirão a partir de 2025.
Será o carro de corrida mais avançado já concebido até então, construído com um aço específico, inovações em conectividade e captação de dados com foco em desempenho e segurança, além de atributos para elevar ainda mais o nível de competitividade. Ficará mais veloz e estável. Um exemplo será a adoção da asa móvel em fibra de carbono, mesmo conceito utilizado pela Fórmula-1.
O atual motor V8 será substituído por um 2.1 turbo com faixa semelhante de potência (500 cavalos), com nova transmissão, chassi e suspensão para ficar mais leve e ágil.
A arquitetura eletrônica do Stock Car também será atualizada e contará com recursos digitais que permitirão ao fã, por exemplo, acompanhar a corrida pela perspectiva do piloto que ele quiser ou buscar um ângulo de visão alternativo para conferir uma determinada disputa por posição.
Informações e imagens: assessoria GM