Uma Saveiro completinha e rara!

O lançamento da chamada Nova Saveiro aconteceu em 2010 e trouxe a opção de cabine estendida, inédita até então. Hoje, no mercado de usados, a Saveiro cabine estendida é uma opção para quem busca um carro mais versátil, confiável e de manutenção barata.

É de 2012/2013 a Saveiro Trend à venda com a Premium Gestão Automotiva, loja da zona sul de Porto Alegre. Com pouco mais de 140 mil km rodados, se mostra muito original e preservada. Uma configuração já bastante rara nos dias de hoje, especialmente pelo pacote de equipamentos que possui.

Veja o review em vídeo no nosso canal:

Nesse ano, a Saveiro tinha essencialmente duas versões. A 1.6 e a Trooper. É que a Trend na verdade era um pacote de opcionais que incluía pintura em para-choques, espelhos, maçanetas e frisos. Ela ainda ganhava faróis de dupla parábola e calotas. Na prática, acabava sendo como se fosse uma versão intermediária, já que a básica foi vendida mais para frotas.

Além disso, eram pagos à parte o ar condicionado, vidros, travas e espelhos elétricos, chave canivete e alarme. Tudo isso está presente nesta Saveiro que avaliamos e mais: o farol de neblina que também era opcional na Trend e está aqui, junto com o botão original no painel. Então temos realmente uma Saveiro bastante rara. Mais rara até que a própria versão Trooper, topo de gama.

Compacta e bonitinha

Por fora, o visual agrada. A Saveiro é uma picape compacta e o desenho se harmoniza. Começa pela frente, com a cara do chamado “Gol G5”. Na lateral, portas são exclusivas da Saveiro e depois usadas no Gol de duas portas. Um desenho bem mais bonito em relação a Saveiro anterior, que usava portas dianteiras do Gol quatro portas e precisava daquele enxerto de vidro atrás para ajustar o desenho da cabine.

Há ainda molduras nas caixas de roda e barras no teto, que formam um aerofólio traseiro sobre a cabine. As rodas nesta unidade são de liga-leve aro 15 com desenho usado na Parati Track & Field. Um acessório original comprado em concessionária. Mais um indício de que o primeiro dono não comprou o carro para trabalho e, por conta disso, essa picape se preservou.

A caçamba transporta mil quilos, tem capota marítima e o protetor plástico. A tampa pode ser fechada com chave, tornando o espaço um verdadeiro porta-malas. A própria chave, aliás, tem comandos para travamento de portas. Ao acioná-lo, vidros se fecham e o alarme liga.

Por dentro, o painel é o usado na primeira safra da linha Gol, Voyage e Saveiro. O cluster tem instrumentos de fácil leitura com a posição tradicional da Volkswagen, com velocímetro e conta-giros nas laterais e marcadores menores ao centro.

Motor

Embaixo do capô, está o consagrado motor 1.6 EA111. Ele não gerou a mesma legião de fãs do AP, mas hoje é um propulsor confiável e de manutenção barata. São quatro cilindros, comando de válvulas único no cabeçote e acionamento por correia dentada. Também é econômico em relação à entrega de potência que possui. São 101 cv e 15,6 kgfm de torque com gasolina, de acordo com a ficha técnica.

Ao volante, logo a gente percebe que está em um Volkswagen mais raiz por conta da disponibilidade de força logo na primeira acelerada. A Saveiro tem suspensão diferente do Gol. Ela é mais alta e mais firme e isso mostra robustez. Hoje, no alto dos 140 mil quilômetros que essa picape possui, segue muito firme sem ruídos de desgaste.

A direção hidráulica é macia e as dimensões mais compactas ajudam no uso diário. E depois de uma volta curta fica bem clara a vocação dessa Saveiro. É exatamente aquele segundo carro que você pode ter em casa para quebrar o galho na hora de transportar algo ou quando o principal já está em uso. Porque ela tem o essencial em equipamentos hoje, é fácil de manter e gasta pouco combustível.

Se gostou do carro, faça contato com a equipe da Premium Gestão Automotiva, avenida Wenceslau Escobar, 1164 Cristal, Porto Alegre-RS. Telefones (51) 99682-9584 e (51) 99682-1791. O link do anúncio segue abaixo.

https://premiumgestaoautomotiva.com.br/carros/Volkswagen/Nova/Saveiro-Ce/Volkswagen-Nova-Saveiro-Ce-2013-Porto-Alegre-Rio-Grande-Do-Sul-6470957.html

 

Reportagem: Guilherme Rockett

Fotos: Marco Escada/1ponto8